Aprenda a respirar bem

Espaços verdes ao pé de si

Tenha plantas em casa e no seu local de trabalho. As plantas fornecem oxigénio e ajudam a eliminar dióxido de carbono. Com plantas por perto, o ar que respira será melhor e a energia do seu ambiente muito mais saudável.

Conhece os jardins da sua cidade?

Em todas as cidades há espaços verdes que raramente visitamos e alguns ficam mesmo muito perto de nossa casa ou escritório. Porque não criar o hábito de “ir lá respirar”, nem que seja à hora de almoço?

A saúde também está no ar

Repare bem como está respirar neste momento: se o seu abdómen está imóvel é sinal que a sua respiração é pouco profunda o que significa pouca renovação do ar. Consequentemente, não está a fornecer ao seu organismo o oxigénio necessário para manter o vigor natural.

Sem cansaço

Tem dificuldade em adormecer, acorda cansado e falta-lhe motivação para fazer exercício? A culpa pode ser da respiração, por isso, sugerimos-lhe exercícios muito simples para resolver esse problema:

  • Sente-se numa posição em que esteja com as costas direitas mas confortável e esvazie completamente os pulmões.
  • Agora inspire bem devagar, enchendo os pulmões completamente. Use primeiro o diafragma e só depois os músculos peitorais. Expire ainda mais lentamente, de preferência gastando com este movimento o dobro do tempo que usou para inspirar. Repita três vezes.
  • Se sentir tonturas ao fazer o exercício pare, mas não se assuste: é o seu organismo a reagir a “tanto” oxigénio – talvez ele não esteja mesmo habituado a todo o ar a que tem direito. Espere um pouco e recomece.

Dicas para uma respiração saudável

Insista em respirar bem. Lembre-se que é algo que fazemos quase 20 000 vezes por dia, sem perceber. Faça todos os dias os exercícios que sugerimos:

  1. Pela manhã, ao sentar-se na cama, procure alongar os músculos peitorais, elevando os braços esticados acima da cabeça e entrelaçando as mãos no alto. Respire fundo três ou quatro vezes, sem pressa.
  2. Se o seu trabalho o obriga a estar quase sempre sentado, procure fazer pequenas pausas de duas em duas horas para alongar a coluna e descontrair os ombros.
  3. Espreguice-se! Uma ou duas vezes de manhã e outras tantas à tarde, estique os músculos do corpo libertando-os de tensões. Os orientais dizem que espreguiçar-se aumenta a produtividade em cerca de 30%. Experimente!
  4. Pelo menos uma vez por semana procure caminhar num espaço verde, onde o ar é mais limpo e não há montras para nos distrair. Não se preocupe com o tempo que demora e concentre-se na respiração: encha bem os pulmões e esvazie-os completamente antes de inspirar outra vez.
  5.  

    Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
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