Banhos que curam

Numa sociedade onde todos temos pressa, em que a vida passa a correr de um lado para o outro, em que a qualidade de vida é muitas vezes esquecida, surgem-nos, do passado, as termas.

Ligadas à água, elemento essencial relaxante, azul, calmo, terapêutico, as termas são o local por excelência para tratar maleitas variadas que vão desde o cansaço, dores e stress, a problemas mais importantes como queixas osteoarticulares, asma e sinusite. Por vezes, sente-se necessidade de parar, fazer uma pausa, uma introspeção e verificar se a vida que levam é de facto a vida que as deixa felizes e realizadas. Claro que esta atitude de mudança nem sempre é fácil de concretizar. Por comodismo, ou até mesmo por medo, é-nos difícil assumir que a nossa vivência diária pode ser alterada e otimizada. Um bom ponto de partida pode ser uma ida às termas. Porque não? Há muito que uma ida às termas deixou de ser considerada uma atividade quase exclusiva da terceira idade ou de alguém que tenha uma doença. Hoje o termalismo assume-se como um novo conceito de wellness onde existe não só para tratar doenças, mas também para revigorar o corpo e a mente. O stress, pode agora ser também aliviado num dos muitos programas das diversas estâncias termais distribuídas pelo nosso País.

Este tipo de tratamento visa retirar todas as vantagens dos elementos físicos e químicos das águas minerais. Através de diversas técnicas pode encontrar alívio para a mente e para o corpo, já que as indicações terapêuticas do termalismo são diversas. Reumatismo e afeções do aparelho locomotor, doenças vasculares periféricas, asma brônquica, bronquite crónica e enfisema pulmonar, problemas de estômago e intestinos, diabetes, obesidade e hipertensão arterial são alguns exemplos.

A resposta a este tratamento varia de pessoa para pessoa e também de acordo com o tipo e duração do mesmo. Mas é garantido que frequentar uma estância termal será sempre uma mais-valia para o seu bem-estar, pois tem a oportunidade de proporcionar a si próprio o benefício de um período de repouso, envolvido por uma paisagem relaxante, e experimentando sensações novas e estímulos diferentes. Pode “mimar-se” com diversas técnicas/tratamentos que vão proporcionar ao seu corpo uma verdadeira sensação de bem-estar. Sente-se tentado? Inspire-se, experimente e vai ver que vai gostar.

 Indicações terapêuticas do termalismo

  • Reumatismo e afeções do aparelho locomotor.
  • Infeção urinária.
  • Litíase renal.
  • Asma brônquica, bronquite crónica e enfisema pulmonar.
  • Fígado e vias biliares.
  • Dermatoses.
  • Doenças vasculares periféricas.
  • Afeções ginecológicas.
  • Alergias cutâneas.
  • Doenças do estômago e dos intestinos.
  • Diabetes, obesidade.
  • Hipertensão arterial.

Para fugir do stress do seu dia a dia e para encontrar sossego, as termas são o ideal para si. Num ambiente de descontração, relaxamento e com profissionais especializados, não existe sítio melhor para tratar de si. Aproveite!

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.
Precisa de ajuda? Nós
ligamos
grátis!