Como aliviar a tensão muscular e o stress

O vasto universo das massagens e terapias de relaxamento coloca ao nosso dispor vários métodos e técnicas que visam o alívio de tensões e do stress. Sob a designação de massagens engloba-se a utilização de várias terapias manuais com movimentos lentos e suaves que percorrem todo o corpo com o objetivo de libertar tensões nas articulações, promover o relaxamento geral e eliminar o stress acumulado.
As massagens de relaxamento são uma derivação da massagem sueca, que utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial, combinando movimentos passivos e ativos que relaxam e ao mesmo tempo ativam a circulação. São realizadas em ambientes tranquilos, por vezes com recurso a música relaxante, velas aromatizadas e óleos essenciais.
Uma massagem de relaxamento permite equilibrar o estado corporal, mental e emocional, bem como aliviar pequenas dores ou desconfortos originados pela acumulação de tensões musculares. Após uma massagem de relaxamento será invadido por uma sensação de bem-estar e descontração. Conheça algumas massagens de relaxamento:

Massagem com pedras quentes

Também conhecida por massagem geotermal, é uma massagem relaxante baseada nos benefícios da colocação das pedras aquecidas sobre determinadas zonas do corpo – Chakras (centros energéticos do corpo humano). As pedras quentes são utilizadas para massajar os músculos e depois são colocadas nos Chakras, dando uma sensação de grande conforto e relaxamento.

Massagem de aromaterapia

Aromaterapia é a arte da utilização de óleos essenciais feitos de extratos de plantas com o fim de melhorar o bem-estar do corpo e mente. A massagem de aromaterapia ajuda os músculos a entrar em relaxamento profundo, aliviando o corpo das tensões acumuladas e fadiga.

Massagem com velas

Massagem realizada com um tipo de vela cosmética especialmente formulada para o efeito. O terapeuta vai deixando cair o líquido derretido na pele, o que proporciona uma agradável sensação de calor, efetuando diversas manobras e movimentos que irão contribuir para o alívio do stress, insónia e cansaço.
Além das massagens de relaxamento existem outros tipos de massagens, que com recurso a determinadas técnicas poderão ser úteis a aliviar o stress e a tensão muscular. Nomeadamente:

Duche Escocês

Massagem relaxante e revigorante de todos os músculos do corpo, realizada com um jato de água aquecida. No final do tratamento, deve-se terminar com um jato de água fria, para que produza vasoconstrição, excelente para os vasos sanguíneos e para os órgãos internos. Indicado para relaxar, estimular a circulação sanguínea e linfática e para o alívio de situações de lombalgia, patologias articulares e contracturas musculares.

Duche Vichy

Técnica relaxante que consiste num duche natural de chuva termal que cobre o corpo inteiro. Combina técnicas de massagem com a pressão exercida pelos jatos de água. A massagem desenvolve-se nas zonas cervical, dorsal e lombar, produzindo uma excelente descontração muscular e uma ação tónica mais profunda e estimulante para um relaxamento profundo. O alívio da dor e melhoria da circulação sanguínea são outros dos benefícios.

Hidromassagem

Massagem realizada com água aquecida a 34ºC – 38ºC, numa banheira de jatos que massajam de forma alternada todos os músculos do corpo. Além de relaxar o corpo e a mente, reduz a dor e ajuda a estimular a circulação sanguínea e linfática.

Shiatsu

Esta terapia baseia-se nos pontos e meridianos da acupuntura chinesa e no poder curativo das mãos. Reconhecido pelo ministério da saúde japonês, o shiatsu é hoje usado em todo o mundo pela sua capacidade de melhorar a saúde e aliviar determinadas dores provocadas pelo stress ou tensão muscular. Esta terapia ajuda o corpo a curar-se a si próprio, produzindo um reequilíbrio físico e energético.

Watsu

Watsu, ou Water Shiatsu, é uma técnica de hidroterapia relaxante que utiliza a leveza do corpo na água para libertar a coluna vertebral, mobilizando articulações e recorrendo a alongamentos musculares suaves, enquanto se flutua em água aquecida com movimentos rítmicos executados em harmonia com a respiração. Nesta forma passiva de massagem/terapia aquática a pessoa é apoiada e manipulada na água pelo terapeuta que aplica toques em determinadas partes do corpo, promovendo um profundo estado de relaxamento.

Depois de uma massagem de relaxamento sentirá uma sensação de bem-estar e descontração, seja uma massagem com pedras quentes, uma massagem com velas ou outra. Durante esta experiência libertará todas as tensões musculares e stress acumulados durante o seu dia de trabalho.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.

 

Precisa de ajuda? Nós
ligamos
grátis!