A apendicite é uma infeção do apêndice, um órgão que se destaca do intestino grosso perto da zona em que este se une ao intestino delgado. Sabe-se que tem a capacidade de produção de anticorpos, embora não lhe seja atribuída uma função específica nem seja considerado essencial (a sua remoção não parece causar qualquer problema ao organismo).

 

Causas da Apendicite

A apendicite surge quando há um bloqueio do apêndice por matéria fecal, um corpo estranho, cancro ou infeção, já que o apêndice tende a edemaciar em resposta à inflamação . Pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum entre os 10 e os 30 anos.

 

Sintomas da Apendicite

Regra geral, o primeiro sinal de alarme é uma dor intensa na zona direita abdominal inferior, que pode ter início junto ao umbigo e zona superior do abdómen passando depois para a parte inferior. Mas existem outros sintomas e sinais:

  • Náuseas e vómitos, após o aparecimento da dor abdominal.
  • Perda de apetite.
  • Palpação abdominal característica.
  • Febre.
  • Dor ao urinar ou no reto.
  • Obstipação ou diarreia com flatulência.

Em caso de suspeita de apendicite procure ajuda médica imediata. Evite comer, beber ou tomar qualquer medicamento para a dor, digestão ou trânsito intestinal, uma vez que pode ter consequências graves nestas situações.

apendicite

Apêndice inflamado

Diagnóstico e tratamento da Apendicite

O diagnóstico da apendicite é feito através da observação médica, que inclui exame físico (com palpação da zona dolorosa), análise dos sintomas e análises ao sangue e urina para despistar a existência de outras patologias com menor grau de urgência, como a infeção urinária, e ainda exames imagiológicos como o raio-X e ecografia abdominal.

O tratamento consiste na apendicectomia – intervenção cirúrgica para remoção do apêndice – seja através de uma pequena incisão (corte) no abdómen ou por via laparoscópica. O procedimento é simples e a recuperação rápida. Esta opção de tratamento prende-se com a necessidade de dar uma resposta urgente à infeção, pois o apêndice inflamado pode perfurar em menos de 24 horas e gerar complicações, como:

Peritonite – infeção do peritoneu, a membrana que reveste a cavidade abdominal e cobre os órgãos do abdómen. Pode originar uma infeção generalizada potencialmente mortal.
Abcesso abdominal – que se forma quando a infeção se localiza numa área intra-abdominal.

 

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.
Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.

 

Utilização no glossário

Precisa de ajuda? Nós
ligamos
grátis!