Dispepsia Funcional

Imagem de ácido gástrico no estômago.

A dispepsia funcional (má digestão) é constituída por um conjunto de sintomas que surgem na porção central do abdómen.

A dispepsia é um dos problemas clínicos mais frequentes na população dos países ocidentais, afetando entre 20 a 40% da população.

A dispepsia funcional designa as situações em que a má digestão aparece de uma forma não relacionada com outras doenças.

 

 

 

Causas de Dispepsia Funcional

A dispepsia pode estar relacionada com diversas patologias digestivas, em particular com doenças que afetam o estômago e o duodeno, como sendo:

  • Úlcera péptica (uma ferida no revestimento destes órgãos).
  • Toma de medicamentos como anti-inflamatórios e aspirina.
  • Infeção gástrica por Helicobactr Pilori.
  • Doenças do Pâncreas ou Cálculos biliares.

 

Sintomas de Dispepsia Funcional

  • Sensação de dor ou ardor na região do estômago.
  • Ocorrência de dificuldade da digestão (seja por saciedade precoce, seja por enfartamento após as refeições, que se manifesta de forma desproporcional à quantidade de alimentos ingeridos e impedindo a continuação da refeição).

 

Diagnóstico e Tratamento de Dispepsia Funcional

O diagnóstico inicial é feito com base na avaliação de sintomas clínicos. Numa primeira fase pode não ser necessário recorrer a exames complementares de diagnóstico.

A prática de uma alimentação mais leve e de fácil digestão, assim como a toma de medicamentos antiácidos pode ser suficiente para aliviar os sintomas.

Pessoas com idade acima dos 40 anos, que refiram falta de apetite e emagrecimento ou indivíduos com história de cancro gástrico na família, podem necessitar de realizar uma Endoscopia Digestiva Alta mais precoce.

 

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.

 

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.
Precisa de ajuda? Nós
ligamos
grátis!