Intolerância à lactose: E agora?

Sabemos que ser intolerante à lactose é um desafio quando chega o momento de decidir que alimentos consumir, ou comprar quando vai ao supermercado. A lactose pode ser um inimigo silencioso, mas nós queremos ajudar! A intolerância à lactose não deverá constituir uma barreira à sua qualidade de vida.

 

Opções saudáveis para intolerantes à lactose

O leite e os seus derivados sem lactose disponíveis no mercado são, segundo a nutricionista Paula do Carmo Martins, alternativas saudáveis. Mas também poderá optar pelas bebidas de soja, arroz ou amêndoa, enriquecidas em cálcio, ou pelos iogurtes de soja. O creme vegetal de soja para barrar, tofu ou seitan também integram a lista de alimentos tolerados. Para garantir os níveis de cálcio adequados, os brócolos e os vários tipos de couve (galega, portuguesa e chinesa) são uma excelente opção.

«As pessoas podem recuperar completamente ao fim de algumas semanas, contudo, noutros casos, só ao fim de vários meses. Quando a recuperação não é total, a pessoa poderá ingerir alimentos contendo lactose mas, apenas, em pequenas porções e de forma moderada», elucida a especialista.

 

Os alimentos que deve reduzir ou evitar

Além dos alimentos mais óbvios como o leite e os seus derivados, existem muitos outros que contêm lactose e que deverão ser evitados ou cuja ingestão deverá ser reduzida. Gelados, pudins, bolos, biscoitos, chocolates, bolachas, tostas, leite condensado, café instantâneo e cacau são alguns exemplos, assim como pratos pré-preparados, adoçantes artificiais, entre outros.

A restrição de nutrientes é regra frequente  “Um dos principais erros de quem quer perder peso é, precisamente, o de retirar da alimentação os farináceos e optar por ingerir mais carne apenas com legumes ou saladas. Nada mais errado! Desta forma, ingere maior quantidade de gordura presente na carne e como a ingestão de alimentos saciantes é reduzida ou mesmo ausente, a fome vai surgir mais cedo”, alerta a nutricionista.

 

Ida às compras

Não queremos que a sua ida às compras se torne numa missão impossível, por isso, da próxima vez que for ao supermercado junte a nossa lista à sua.

8 conselhos para quando for às compras
1. Elabore previamente uma lista de compras
2. Evite ir ao supermercado com fome, o que leva a que se façam compras por impulso e, geralmente, alimentos hipercalóricos.
3. Faça uma leitura cuidada dos rótulos, principalmente da lista dos ingredientes da composição nutricional.
4. Na lista dos ingredientes, deverá estar atento aos termos «soro de leite», «coalho», «derivados do leite», «leite em pó» e «leite em pó magro», que também signižcam que o alimento contém lactose.
5. Evite alimentos em que os primeiros ingredientes sejam gordura, açúcar ou sal.
6. Evite a aquisição de refeições pré-cozinhadas. São ricas em gordura e sal e podem conter lactose.
7. Prežfira legumes e frutos frescos. É importante variar.
8. Escolha os congelados sem gelo solto na embalagem.
Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.
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