Chocolate quente com manteiga de amendoim

Nutrição e Fitness
Última atualização: 19/12/2022
  • Explore esta receita de chocolate quente com manteiga de amendoim - uma maneira perfeita de aquecer a alma num dia frio.
  • Para além dos benefícios do chocolate, a manteiga de amendoim diminui o risco de acidente vascular cerebral, cancro do estômago e não só!

No Outono, as folhas caem, o tempo frio chega, os dias ficam mais pequenos…o que quer dizer uma coisa: está na altura de aninhar no sofá com uma bebida confortante nas mãos. Descubra aqui uma receita de chocolate quente com manteiga de amendoim rica em felicidade!

Chocolate quente com manteiga de amendoim

Ingredientes

4 chávenas de leite magro/leite vegetal

2 colheres de sobremesa de nutella

1 a 2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim

2 colheres de sobremesa de cacau em pó

Canela a gosto

Marshmallows

Toppings opcionais: avelãs esmagadas ou pepitas de cacau

Preparação | 5-10 minutos

> Aqueça o leite numa panela média em lume alto até começar a ferver. Baixe o lume e adicione a nutella, a manteiga de amendoim, o cacau em pó e mexa até dissolver por completo. Adicione a canela a gosto.

> Sirva com marshmallows e os seus toppings preferidos.

> Disfrute de uma bebida quente com dois sabores que se completam e aquecem o seu corpo num dia frio!

Chocolate: um amigo para todas as ocasiões

Há cerca de 4000 anos, foram descobertas as primeiras plantas de cacau no local onde hoje é o México. Os Olmecas, das primeiras civilizações que habitou essa área regional, transformaram o cacau em chocolate. Durante longos anos, as diversas populações impuseram diferentes valores a este alimento. Atualmente, o chocolate é um alimento que comemos para amansar o desejo guloso que às vezes aperta.

Somos pró-saúde, por isso relembramos-lhe ainda que o cacau tem poderosos antioxidantes com efeitos benéficos para o coração e para a memória. No entanto, mantemos sempre que qualquer desejo deve ser saciado em moderação, tentando sempre manter uma alimentação equilibrada. Por exemplo, como um pequeno snack depois do jantar ou como cacau em pó para adicionar ao leite. O chocolate quente feito com leite é uma boa maneira de aquecer nos dias em que faz mais frio.

Segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard, o chocolate (em especial, o chocolate negro – com maior percentagem de cacau) é uma fonte de vários minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, como ferro, cobre, magnésio, zinco, fósforo e polifenóis, em particular as catequinas e epicatequinas. Os polifenóis são substâncias naturais maioritariamente presentes em plantas. Nesta receita, trazem vantagens a quem os consume quando presentes no chocolate, já que conseguem relaxar os vasos sanguíneos e, assim, baixar a pressão arterial. Para além disso, o chocolate quando consumido diariamente em pequenas doses leva a uma diminuição de mortalidade e doença cardíaca, provavelmente devido aos polifenóis presentes. Metilxantinas (por exemplo: a cafeína, a teobromina e a teofilina) também estão presentes.

O mundo da manteiga de amendoim

Na última década, tem se notado um aumento na quantidade de produtos como manteigas de amendoim, avelã e caju. São uma boa opção para completar refeições como o pequeno-almoço, para barrar em torradas, ou um almoço, como componente de molhos. Nesta receita, a manteiga de amendoim funciona como acompanhante do chocolate quente. Um chocolate quente com um toque da manteiga de amendoim é a bebida perfeita para aninhar no sofá a relaxar num dia frio.

Segundo o Conselho Nacional De Amendoim do Estados Unidos da América, há evidências que o primeiro povo que transformou amendoins em manteiga de amendoim foram os Incas da América do Sul. John Harvey Kellogg (médico da família dos inventores da Kelloggs – cereais) fez uma versão de manteiga de amendoim em 1895. No entanto, este produto ganhou mais notoriedade quando foi apresentado ao povo em geral em 1904 na exposição Universal de Saint Louis. Foi frequentemente consumido durante as duas Guerras Mundiais e pensa-se que foi nesses instantes que famosa sanduíche de manteiga de amendoim e compota se popularizou.

Quando consumida em moderação dentro de uma alimentação equilibrada, a manteiga de amendoim traz boas quantidades de alguns nutrientes essenciais ao nosso dia-a-dia, o que só pode trazer benefícios: efeito protetor do coração e ajuda a controlar o açúcar no sangue e o peso corporal. Adicionalmente, há estudos que associam o consumo de amendoins ou manteiga de amendoim a uma diminuição do risco de acidente vascular cerebral e cancro do estômago. A manteiga de amendoim precisa de ser consumida com cuidado, pois tem quantidades consideráveis de sal e calorias. Além disso, é um alergénio comum. Pessoas que saibam que fazem reação alérgica a este alimento devem evitá-lo de todas as formas.

A chave para poderemos apreciar estas bebidas é só prepará-las de vez em quando e praticando sempre uma alimentação equilibrada. Em dias que faça frio, experimente a nossa receita e não se prive das coisas boas da vida!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados