AdvanceCare | Pele: cuidados no masculino

Pele: cuidados no masculino

A pele dos homens tem características próprias mas, tal como a das mulheres, merece ser mimada. Conheça os cuidados essenciais para a manter saudável e jovem durante mais tempo.

O cuidado da pele deve ser um ritual diário não só para as mulheres mas também para os homens. A testosterona – conhecida como a hormona masculina – determina que as glândulas sebáceas dos homens sejam mais ativas que as das mulheres, o que resulta numa pele mais oleosa. Como resultado, está mais sujeita a problemas como [glossary]acne[/glossary], foliculites (inflamação dos folículos pilosos) e poros dilatados.

A pele masculina é também mais espessa, o que faz com que retenha mais água, sendo menos seca e, por isso, mais resistente às rugas, que surgem mais tarde que as das mulheres – embora, quando surjam, sejam mais profundas, sobretudo no contorno dos olhos, testa, sulco entre nariz e boca e nuca. Está, no entanto, mais sujeita a um tipo específico de stress: o que é provocado pela ação do barbear, que destrói o filme hidrolipídico da pele, favorecendo a secura e vermelhidões.

 

Limpeza do rosto

Dado o seu elevado teor de gordura e acumulação de células mortas – sobretudo entre os 30 e os 40 anos, quando a atividade das glândulas sebáceas é mais intensa –, a pele masculina deve ser limpa diariamente com um produto adequado às características específicas do rosto. Se optar por um sabonete, escolha um com ingredientes emolientes, como glicerina, óleo de vitamina E, de azeitona ou de jojoba. Depois de fazer a barba, aplique uma loção ou tónico aftershave sem álcool, para cerrar os poros.

 

Barbear

Um inquérito da Academia Americana de Dermatologia (AAD) concluiu que 78 % dos homens que se barbeiam já tiveram irritação cutânea. Para minimizar este tipo de queixas, os especialistas recomendam que, antes de se barbear, humedeça bem a barba – faça-o no duche ou aplique uma toalha quente e húmida na face uns minutos antes; de seguida, aplique o creme ou gel de barbear (prefira produtos hipoalergénicos sem fragrância); use uma lâmina bem afiada, para não ter de a passar várias vezes na mesma zona, use-a na direção do crescimento do pelo e mantenha o rosto relaxado enquanto se barbeia; para finalizar, enxague a pele com muita água e, ao limpar, dê pequenas pancadinhas com a toalha, em vez de esfregar.

 

Hidratação

É fundamental que a pele se mantenha saudável e apta a executar todas as suas funções de barreira protetora de forma plena. Sendo o barbear um fator de agressão, a aplicação do hidratante deve ter lugar diariamente, de forma a potenciar a recuperação da pele. Tenha em conta que, a partir dos 50 anos, a pele se torna mais seca e sensível, pelo que, nesta fase, este gesto é ainda mais importante – ajudando a prevenir problemas cutâneos comuns em idades mais avançadas, como os eczemas graves. Siga a recomendação da AAD e opte por um creme com proteção solar (no mínimo, FPS 30), a principal forma de reduzir o envelhecimento cutâneo. Recorra a uma formulação adequada ao seu tipo de pele: um gel ou creme fluido se tem pele oleosa; um creme se tem pele normal. Também deve hidratar o corpo após o duche: a presença de pelos torna preferível uma textura fluida (leite ou emulsão).

 

Controlar a acne

Se a sua pele tem tendência acneica, irritação e pelos encravados, deverá optar por um hidratante com ácido glicólico ou salicílico e, para a limpeza quotidiana, por um esfoliante com ácido salicílico, glicólico ou peróxido de benzoíla. Assim, a limpeza será mais profunda e o pelo ficará mais exposto, facilitando o barbear e a absorção do hidratante. Procure, ainda, reduzir a frequência com que se barbeia e evite cortar os pelos muito rente à pele, para evitar cortes. Se sentir necessidade de uma solução mais definitiva, fale com o seu médico especialista sobre a hipótese de usar laser nas zonas mais problemáticas. Ele é também a pessoa indicada para lhe indicar os tratamentos mais adequados para este problema de pele.

Dica:

Para prevenir rugas profundas em redor dos olhos, comece desde cedo a aplicar um creme, gel ou bálsamo específico para essa zona.

Para responder às exigências da pele dos homens é preciso ter em conta alguns cuidados. Limpeza e hidratação são passos essenciais. Siga estes cuidados para a manter uma pele saudável e jovem durante mais tempo.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.