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AdvanceCare | Proteínas: aliados de uma vida saudável

Proteínas: aliados de uma vida saudável

Uma alimentação saudável deverá ter, para além de outros nutrientes essenciais, o consumo de proteínas. Existem vários alimentos que são ricos em proteína e poderá assim fazer refeições variadas e saudáveis.

Proteínas, calorias, fibras…palavras que, apesar de nos parecerem estranhas, fazem parte do nosso dia a dia, através da nossa alimentação. Mas muitas vezes basta o consumo de algo tão simples como nozes, por exemplo, para contribuir para um bom nível proteico. Apesar de não ser fácil manter uma alimentação equilibrada, é importante pensar que as vantagens são muitas. Um simples gesto que pode fazer toda a diferença.

Qual a dose adequada de consumo diário de proteínas?

As indicações proteicas variam consoante a idade dos indivíduos: as crianças necessitam de aproximadamente 10 gramas por dia, os adolescentes entre 46 a 52 gramas diárias e os adultos entre 46 a 56 gramas. Uma exceção são as mulheres grávidas ou lactentes, uma vez que a dose diária recomendada é de 71 gramas.
Quando os consumos são mantidos de forma constante num nível mínimo, isso pode dar origem a algumas consequências físicas. As proteínas são importantes para o funcionamento de diversas funções fisiológicas e para o sistema músculo-esquelético funcionar na sua plenitude.

Uma dieta que inclua carne no prato principal facilmente contém o valor diário recomendado de consumo proteico. Mas, até uma alimentação vegetariana pode ter efeitos idênticos, bastando para isso escolher os vegetais adequados. Com os vegetais mais conhecidos como a couve-lombarda, couve-roxa, espinafres, grelos, brócolos ou curgete, podem-se confecionar excelentes refeições, sopas nutritivas e até saladas elaboradas. Para substituto da carne e igualmente rica em vitaminas e proteínas, o vegetariano pode contar com a soja, um alimento que apela à criatividade na elaboração de pratos muito apetecíveis e originais.

Quais os alimentos que contêm proteína?

  • Carne: A carne é uma das fontes privilegiadas de proteínas. Contudo, alguns tipos de carne apresentam valores elevados de gordura saturada, sendo sempre aconselhado o consumo de carnes com baixos valores de gorduras saturadas.
  • Peixe: O peixe é uma fonte de proteínas por excelência. Além de todos os benefícios que lhe estão associados, os seus óleos também ajudam a prevenir doenças cardíacas.
  • Ovos: Os ovos são ricos em proteínas, como também podem contribuir para o aumento do colesterol, devem ser consumidos com moderação.
  • Leguminosas e frutos secos: As leguminosas e os frutos secos, como feijões e nozes, são uma fonte saudável de proteínas e também potenciam a ingestão de fibras. A ingestão diária de fibras por vezes é descurada, a par com o baixo consumo proteico.

Para consumir proteínas não é necessário só comer carne, poderá variar comendo outros alimentos como, ovos e leguminosas, entre outros. Poderá assim aproveitar para fazer refeições variadas sem nunca deixar de consumir proteínas.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
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