Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Conheça os 6 benefícios do chocolate negro

Conheça os 6 benefícios do chocolate negro

Apesar de ser habitualmente associado à acne, obesidade, pressão arterial elevada e diabetes, existem vários benefícios para a saúde deste alimento delicioso – desde que contenha uma elevada percentagem de cacau.

De acordo com o estudo Cacau e Chocolate na Saúde Humana e Doença, o cacau, ingrediente-chave do chocolate, contém poderosos antioxidantes como os compostos fenólicos (ou polifenóis) biologicamente ativos e muito importantes para a saúde do ser humano.

Com mais de 4000 mil anos na história da antropologia alimentar, o cacau contribui para melhorar o bem-estar, uma vez que aumenta a produção de serotonina e de endorfinas, neurotransmissores associados à sensação de bem-estar.

Benefícios do chocolate preto

1. Tem inúmeras propriedades farmacológicas

Sobressaindo a teobromina, um saudável estimulante do sistema nervoso central (SNS), causa uma ação diurética, vasodilatadora, que tonifica o coração. Possui ainda duas xantinas, a cafeína e a teoxantina, substâncias estimulantes do SNS. Estas xantinas contêm cerca de 40 a 60% de lipídeos, chamados de manteiga de cacau. Mas sendo este um alimento muito completo, contém também flavonoides, minerais e algumas vitaminas. É assim um alimento muito completo e poderoso no combate à ansiedade, bulimia, obesidade, dor de cabeça, insónia e taquicardia.

2. Deixa-nos de bom humor

Os alcaloides existentes no cacau têm um efeito estimulante no cérebro porque ativam os neurotransmissores que possuem efeitos antidepressivos.

3. Tem um efeito antioxidante

Este alimento possui uma molécula que inibe a oxidação das outras moléculas. Quando há oxidação, produzimos radicais livres. São eles que, por sua vez, dão início ao processo de reação em cadeia, originando danos nas células.

4. Aumenta os nossos níveis de saciedade

Quando sentir fome, coma apenas um quadrado de chocolate negro com, pelo menos, 70% de cacau. Está a criar estímulos de treino no seu cérebro para que se sinta satisfeito com o que lhe fornece.

5. Combate as doenças do intestino

Quando comemos chocolate negro estamos a ingerir uma percentagem elevada de fibra natural concentrada. Esta fibra é uma aliada no combate às doenças do intestino.

6. É revitalizante e combate à desidratação cutânea

Por isso é tão utilizado em tratamentos de beleza. Reforça o brilho e a força dos fios capilares e mantém a retenção hídrica da pele por mais tempo.

O chocolate preto com 70% (ou mais) de cacau, e consumido de forma moderada, poderá ser integrado na nossa alimentação pela elevada percentagem de cacau e baixo teor de hidratos de carbono e gordura.  O site Nutrition Data, que analisa as qualidades nutritivas dos alimentos, refere que 100 gramas de uma tablete de chocolate com 70 a 85% de cacau inclui:

  • 11 gramas de fibras
  • 67% da dose diária recomendada (DDR) de ferro
  • 58% da DDR de magnésio
  • 89% da DDR de cobre
  • 98% da DDR de manganésio
  • Também contém muito potássio, fosforo, zinco e selénio.

Sugestão de Máscara caseira de rosto e corpo com cacau

Aproveite os benefícios do chocolate preto para a pele e experimente fazer esta receita em casa. A sua pele vai ficar mais nutrida e luminosa.

Ingredientes

  • 70 gramas de uma tablete de cacau negro (derretida), ou 10 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 6 colheres de sopa de natas de soja ou leite de coco;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 2 colheres de sopa de caolin (argila branca);
  • 3 gotas de vitamina E em óleo;
  • 3 gotas de vitamina A em óleo.

Preparação

Misture todos os ingredientes, envolva-os bem e, se necessário, adicione um pouco de água mineral. Aplique a mistura no corpo, começando das pernas até ao pescoço e, no rosto, com movimentos circulares no sentido dos pontos do relógio. Prepare um ambiente agradável à sua volta com velas aromáticas e música ambiente. Após o tempo de repouso da máscara 20 minutos, tome um banho quente e relaxante.

Fonte: Paula Mouta, autora do livro Chocolate com Poesia – Uma História de Paixões

Não se esqueça

De amado a odiado, o chocolate não precisa de ser o vilão da história. Um quadrado por dia de uma tablete de chocolate com, pelo menos, 70% de cacau, só traz benefícios acrescidos à sua saúde.