Dry brushing. Será que a escovagem a seco funciona?

Quotidiano
Última atualização: 04/04/2023
  • O dry brushing combina os processos de esfoliação e massagem, com uma escova de cerdas naturais, com vista a eliminar toxinas do organismo, promover o relaxamento e reduzir a celulite.
  • pouca evidência científica sobre os benefícios do dry brushing, uma prática que tem origem da medicina Ayurvédica.
  • Estimular o sistema linfático, esfoliar a pele e aumentar a circulação sanguínea são objetivos do dry brushing, mas esta prática exige alguns cuidados para não danificar a pele.
Dry brushing: será que a escovagem a seco funciona?

Saiba no que consiste o dry brushing, ou escovagem a seco, e conheça as principais vantagens desta nova tendência para os cuidados da pele.

O que é o dry brushing?

A escovagem a seco (dry brushing) é uma prática que advém da medicina Ayurvédica — um sistema de medicina alternativa tradicional desenvolvido na Índia há 5000 anos — e que constitui hoje uma tendência nos cuidados de beleza da pele.

Na prática, a escovagem a seco (dry brushing) combina dois processos: esfoliação e massagem. Uma escova de cerdas naturais (nunca sintéticas, para não correr o risco de agredir a pele) é tudo o que precisa para experimentar este método, que constitui uma espécie de esfoliação seca.

Através de movimentos circulares e com alguma pressão, para além de esfoliar a pele e eliminar as células mortas à superfície, a circulação sanguínea é estimulada e faz-se uma drenagem linfática que potencialmente ajuda o corpo a eliminar toxinas e melhora a aparência da celulite.

Pouca evidência científica

Há pouca evidência científica a suportar os benefícios do dry brushing, apesar de, para a esmagadora maioria das pessoas, este método não representar riscos significativos para a saúde.

Segundo Tina Alster, professora de dermatologia, em declarações ao The New York Times, nada comprova que o dry brushing tenha benefícios de desintoxicação. “Soa a tendência. Toda a gente quer eliminar toxinas da pele. Deem mais crédito ao organismo do que isso". É o fígado, e não a pele, o principal depurador do organismo, disse Alster, avisando que a pele não elimina "exposições ambientais regulares e toxinas". 

Para Alster, esfregar a pele — seja com uma escova, a mão ou algo mais — aumenta a circulação sanguínea, dando à pele um aspeto mais “corado” e levemente inchado, mas a pele cedo regressa ao seu estado normal. Não existem, assim, provas de que este método ajude o corpo a eliminar toxinas.  

Sistema linfático e remoção de toxinas

O sistema linfático ajuda o organismo a combater infeções. Os fluidos circulam através deste sistema e são filtrados pelos gânglios linfáticos. Quando estamos doentes ou expostos a muitas toxinas, este sistema pode ficar bloqueado, o que explica, por exemplo, o inchaço destes gânglios quando nos constipamos.

Uma das vantagens apresentadas pelos defensores da escovagem a seco é a sua contribuição para que o corpo elimine as toxinas através do suor. Neste processo, as cerdas da escova estimulam e abrem os poros, facilitando a transpiração, o que, por sua vez, ajudará a reduzir a quantidade de toxinas que circulam no sistema linfático.

Por uma pele mais lisa e suave

O certo é que a escovagem a seco elimina as células mortas, alisando a pele e permitindo que a sua hidratação seja mais eficaz. Assim, ao estimular a circulação sanguínea e alisar a pele, pode melhorar a aparência da celulite. Como? A celulite é uma inflamação do tecido celular, sendo causada pela acumulação de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com estas que fiquem cheias e endurecidas. Mais de 90% das mulheres sofrem de celulite. Umas mais do que outras, dependendo da sua profundidade. E isso revela-se através de desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, conhecidos como pele “casca de laranja”. Margo Marrone, fundadora de uma marca londrina de cuidados de beleza, explicou ao site Goop que dedicar entre três a cinco minutos a escovar a seco estimula o alisamento da superfície da pele, reduzindo a aparência da celulite.

Mas cuidado com a frequência e pressão do gesto, para não danificar a barreira natural de proteção da pele. Quem tem tendência a eczemas ou tem a pele muito sensível e reativa deve evitar escovar a pele a seco.

Cuidados para a esfoliação em casa

Segundo a Academia Americana de Dermatologia (AAD), antes de optar pela escovagem a seco ou outro método de esfoliação em casa, há alguns cuidados básicos que deve garantir, de forma a não danificar a pele.

Em primeiro lugar, deve ter em conta o seu tipo de pele, nomeadamente se é uma pele sensível (em que a aplicação de um produto pode provocar ardor), normal (não sensível), seca (mais áspera), oleosa (de aspeto brilhante e gorduroso) ou mista (que combina a secura nalgumas zonas e a oleosidade noutras).

Outro dos cuidados na esfoliação passa por começar a escovagem com movimentos mais suaves e, à medida que se vai habituando, aumentar a pressão.

Além disso, deve evitar esfoliar zonas sensíveis da pele, como eczemas, ferimentos, cortes ou áreas infetadas. Da mesma maneira, nunca esfolie uma pele afetada por doenças como a psoríase.

Se tem dúvidas sobre os cuidados à pele, consulte um especialista através da nossa Rede Médica.

Como escovar a pele a seco?

A ordem é simples: escovar a seco, tomar um duche e hidratar a pele.

1. Compre uma escova com cerdas naturais (não sintéticas) com uma pega longa de forma a conseguir chegar a todas as zonas do corpo.
2. De pé e nua na banheira, comece por escovar a pele a partir dos pés, subindo devagar e com movimentos leves na direção do coração.
3. Tenha especial cuidado quando a escova passa por áreas mais sensíveis, como o peito.
4. Pode insistir nas zonas mais secas e com a pele mais grossa, como os calcanhares, joelhos e cotovelos.
5. Assim que escovar todo o corpo, braços incluídos, tome um duche. Comece com uma temperatura morna e termine com um duche de água fria para estimular ainda mais a circulação.
6. Ao sair do duche, limpe a pele, sem a esfregar com a toalha. Termine ao aplicar um creme corporal hidratante em todo o corpo.
7. Lave sempre a escova depois de a usar e deixe-a a secar ao sol num ambiente seco.

O principal benefício da escovagem a seco (ou dry brushing) é eliminar as células mortas à superfície da pele. Desta forma, quando aplicar o seu hidratante habitual, este vai ser mais eficaz. 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados