Agentes químicos- saiba o que são e como prevenir os riscos de exposição

Quer provenham da natureza quer sejam produzidas pelo homem, deparamo-nos com milhares de substâncias químicas no nosso dia-a-dia; exemplos disto são os detergentes, perfumes, medicamentos, vestuário, tintas e vernizes.


exposicao-a-agentes-quimicos


Quer provenham da natureza quer sejam produzidas pelo homem, deparamo-nos com milhares de substâncias químicas no nosso dia-a-dia; exemplos disto são os detergentes, perfumes, medicamentos, vestuário, tintas e vernizes. Nós próprios somos constituídos por elementos / compostos químicos. Mas para podermos usufruir dos seus benefícios, é imperioso que conheçamos os seus efeitos nocivos. Já dizia Paracelso: “Toda a substância é tóxica, não há nenhuma que não seja tóxica; é a dose que faz a diferença entre uma substância tóxica e um medicamento.” 

Classificação dos agentes químicos de acordo com a sua perigosidade

Os produtos químicos são considerados perigosos quando apresentam riscos para o homem ou para o ambiente, devido às suas características físico-químicas, toxicológicas e/ou ecotoxicológicas. Nesta perspetiva, podemos classificar os agentes químicos em três grupos, de acordo com o respetivo:

  • Perigo físico (explosivos, inflamáveis, comburentes, corrosivos);
  • Perigo para a saúde (tóxicos, muito tóxicos, corrosivos, sensibilizantes, irritantes, mutagénicos, cancerígenos, tóxicos para a reprodução);
  • Perigo para o ambiente (tóxicos para o meio aquático, perigosos para a camada de ozono). 

Rotulagem

Os produtos químicos considerados perigosos devem ser acompanhados de uma ficha de dados de segurança disponibilizada pelo fornecedor, e o respetivo recipiente deve estar adequadamente rotulado. O rótulo é, para o utilizador, a primeira fonte de informação acerca do produto, pelo que deve estar escrito em língua portuguesa. É importante lê-lo e compreendê-lo.

A classificação e rotulagem de produtos químicos têm vindo a ser alvo de alterações, desde janeiro de 2010.

A nova terminologia substitui a antiga, nomeadamente:

  • Misturas em vez de Preparações;
  • Pictogramas em vez de Símbolos;
  • Advertências de Perigo em vez de Frases de Risco;
  • Recomendações de Prudência em vez de Frases de Segurança;
  • Palavras Sinal em vez de Indicações de Perigo. 

Risco químico

Os produtos perigosos são utilizados em toda a parte. É possível que estejam armazenados no nosso local de trabalho ou nas suas imediações. É possível que tenhamos que manipulá-los.

Existe risco químico quando no local de trabalho se verifica a presença de agentes químicos suscetíveis de provocar efeitos adversos nos trabalhadores expostos (acidentes de trabalho e doenças profissionais).

O contacto com agentes químicos perigosos pode produzir lesões de forma imediata ou quase imediata, ou provocar danos que aparecem lentamente.

A penetração dos contaminantes químicos no organismo humano faz-se por:

  • Via respiratória;
  • Via percutânea;
  • Via digestiva.

A absorção é facilitada pelo grau de repartição das partículas.

Gestão do risco no local de trabalho

O empregador deve identificar os agentes químicos perigosos existentes nos locais de trabalho e avaliar os seus riscos.

O primeiro princípio da prevenção é a eliminação do perigo, ou seja, substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou menos perigoso.

As medidas de prevenção e de proteção contra os riscos dos agentes químicos devem assentar no seguinte:

  • Prevenção técnica (medidas de proteção coletiva – por exemplo, processos de trabalho adequados, manutenção, ventilação localizada / extração; medidas organizativas do trabalho – por exemplo, redução ao mínimo do número de trabalhadores expostos, e da duração e grau de exposição; medidas de proteção individual – de acordo com a informação constante do rótulo e da ficha de dados de segurança);
  • Prevenção médica (vigilância da saúde);
  • Formação e informação dos trabalhadores (sobre os riscos dos agentes químicos aos quais se encontram expostos, e as medidas necessárias para eliminar ou reduzir tais riscos, sob a forma de instruções escritas, cartazes, folhetos, sessões em sala).

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados