Formação em Segurança Contra Incêndios em Edifícios – Medidas de Autoproteção

Segurança e Saúde no Trabalho para Representante do Empregador, Empregador ou Trabalhador Designado

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Duração: 8h

Como gerir Medidas de Autoproteção de acordo com os requisitos legais em vigor – Regime Jurídico de Segurança contra Incêndio em Edifícios, RJ SCIE, (DL 220/2008), com alteração dada pelo DL 224/2015 e Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, RT-SCIE, (Portaria 1532/2008).

 

O objetivo desta formação é permitir a aquisição de competências que permitam reconhecer os requisitos e as exigências legais relativas às Medidas de Autoproteção, e as suas responsabilidades na sua implementação

 

No final da formação deve ser capaz de

  • Identificar os fundamentos legais e normativos que visam a segurança contra incêndio nos edifícios;
  • Categorizar os edifícios quanto à sua utilização e categoria de risco de incêndio;
  • Reconhecer os equipamentos e sistemas de segurança disponíveis nos edifícios e distinguir a sua função;
  • Identificar os fatores de risco dos edifícios e apreender que a resposta à emergência é fundamental na organização;
  • Compreender todos os componentes que constituem um documento de Medidas de Autoproteção de um edifício ou fração;
  • Assegurar a aplicação de regras de exploração e de comportamentos humanos e técnicos que previnam a ocorrência de incêndios;
  • Planear a gestão das Medidas de Autoproteção;
  • Implementar as Medidas de Autoproteção num edifício ou fração.

 

Conteúdos programáticos 

Módulos Carga horária

 Segurança contra incêndios em edifícios

2h
 Prevenção e combate a incêndios  1h 30min
 Resposta à emergência  30min
 Medidas de autoproteção  4h
 CARGA HORÁRIA TOTAL  8h

 

Metodologia pedagógica

Serão utilizados os métodos Expositivo/Participativo e ativo. Será privilegiada a procura de partilha de experiências, o debate e a aplicação de exercícios práticos. A metodologia poderá ser ajustada ao longo do desenvolvimento das sessões.

Metodologia de avaliação

  • Avaliação Diagnostica: Oralmente com recursos a questões 
  • Avaliação da Aprendizagem: Oralmente com recurso a questões, aplicação de exercícios ou teste.
  • Avaliação Reação: aplicação dos questionários direcionados aos formandos, formador e coordenador pedagógico

 

Forma de organização da formação: presencial 

Modalidade de formação: Contínua

Material didático necessário: Projetor de vídeo/data show; quadro branco e computador; 

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