"Porque procurei a ajuda de um personal trainer"

Quotidiano
Última atualização: 29/03/2023
Porque procurei a ajuda de um personal trainer

Quer fazer mais exercício físico mas não sente motivação? Não sabe por onde começar? O exercício acompanhado poderá ser uma solução. Conheça a experiência de uma mãe que conseguiu com a ajuda de um personal trainer voltar a praticar desporto com a vitalidade e motivação da juventude.

Sempre adorei desporto e sempre o pratiquei durante toda a vida. Antes de ter filhos fazia ginásio, mas também muito desporto ao ar livre (escalada, wakeboard, etc).

No entanto, após o nascimento dos meus dois filhos, a gestão de tempo teve de mudar e, de repente, o fim de semana já não estava 100% livre para passar um dia a fazer escalada ou não podia simplesmente ir correr durante uma manhã. Depois das crianças também engordei bastante e decidi que precisava de algo, mais além de uma dieta. Inscrevi-me novamente num ginásio, mas, simplesmente, só isso não era suficientemente estimulante ou desafiante. Senti que fazia ginástica, que me mexia, mas tendia a tornar-se aborrecido.

Os benefícios de ter um personal trainer são muitos


Existe um plano de exercícios criado à nossa medida, consoante os nossos objetivos (por exemplo, adoro acabar um treino a sentir que fui ao meu limite) e os nossos gostos, mas sempre acompanhado tecnicamente, o que faz com que o risco de lesões seja muito menor.

Aprendemos imenso sobre o nosso corpo mas também sobre a técnica. Além disso, ter um personal trainer implica que não se pode faltar aos treinos. Está outra pessoa à tua espera. Não vale ser preguiçoso.

A opção por um personal trainer deu-se porque queria não só tornar a experiência de ginásio mais desafiante e exigente, mas também porque queria preparar-me para uma corrida de obstáculos em Londres. Queria sentir-me novamente em forma depois de ter tido duas crianças. Queria sentir-me mais ágil e ganhar de novo vontade de fazer desporto, que sempre adorei.

Consegui fazer a corrida sem qualquer problema! Além disso, ganhei massa muscular e comecei novamente a correr fora do ginásio. Motivou-me a não ficar parada. A solo acabamos por nunca ir tanto ao limite, quer por medo quer, por vezes, por preguiça ou desconhecimento. Com um personal trainer acabamos por descobrir que somos capazes de muito mais e torna-se mais interessante.

Por tudo isto, um dos conselhos base que dou a alguém que queria contratar um personal trainer é que procure alguém que esteja igualmente motivado e interessado nos objetivos.

Outro conselho é que a pessoa esteja certa em relação aos objetivos que tem e de como estes poderão ser atingidos. Por exemplo, quem quer perder peso tem de ter noção que não o conseguirá só fazendo exercício físico. É um esforço conjunto de nutrição e desporto.

Um último conselho: é preciso assumir o personal trainer como um profissional e seguir os conselhos e indicações deste!

Testemunho de: Rita Alves, 38 anos, Lisboa

15 benefícios que um personal trainer pode oferecer

Segundo a Australian Institute of Fitness, existem muitas razões pelos quais um personal trainer é essencial para alcançar os seus objetivos de fitness, sejam eles baseados na perda de peso, desportivos ou para fins atléticos. Aqui, são reunidas algumas das razões pelos quais deve ter um personal trainer:

  1. Têm o poder de educar. O conhecimento é poder e quando se trata dos seus objetivos de fitness, ter uma compreensão adequada do que é necessário para atingir esses objetivos é incrivelmente poderoso.
  2. Ajudam a aperfeiçoar a sua forma. Um personal trainer assegurará que os clientes estão a realizar exercícios corretos e eficientemente, a fim de maximizar os resultados.
  3. Satisfazem as suas necessidades pessoais. Todos são diferentes, e isso significa que as capacidades e exigências de cada um são diferentes quando se trata de exercício.
  4. Ajudam-no a estabelecer objetivos realistas a longo prazo. Tudo leva o seu tempo, se os seus objetivos não são realistas, é fácil desencorajar-se quando não os atinge imediatamente. Um treinador pessoal não só o ajudará a estabelecer objetivos realistas que será capaz de atingir, mas também o manterá no caminho certo para atingir esses objetivos.
  5. Podem apoiar os seus planos para se adequarem ao objetivo ou atividade de curto prazo.
  6. Mantêm-no responsável pela sua nova rotina de aptidão física.
  7. Mostram como minimizar a perda de tempo e maximizar os resultados.
  8. Podem reforçar um plano de personal trainer com orientação nutricional. No caso da escolha de um profissional que se tenha submetido a uma educação nutricional específica.
  9. Fazem do seu bem-estar mental uma prioridade. Há muito que se sabe que o exercício físico pode ajudar com desafios de saúde mental, como a depressão, e que é uma parte do tratamento recomendado por muitos profissionais de saúde médica.
  10. Renovam a sua confiança como parte da sua rede de apoio. Preocupam-se se se sente em baixo, pois isto pode afetar os seus níveis de motivação ao longo de todo o seu treino.
  11. Mantêm-no no bom caminho para começar e manter hábitos saudáveis. Um personal trainer irá estabelecendo os seus objetivos diários ou semanais para o ajudar a quebrar esses maus hábitos e formar novos hábitos que apoiem os seus objetivos.
  12. Oferecem consistência e personalização com um plano de formação especializado. Um personal trainer será capaz de adaptar o seu plano de treino à sua medida e ao que gosta, bem como encorajá-lo a fazer os exercícios que são melhores para atingir os seus objetivos.
  13. Adaptam-se à sua agenda. Compreendem que diferentes pessoas têm diferentes disponibilidades, e por isso adaptar-lhe-ão os horários de marcação de acordo com as suas necessidades.
  14. Oferecem flexibilidade sobre onde quer treinar.
  15. Desafiam-no de uma forma que um amigo ou família não pode.

 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados