Salada de alface com peito de galinha e laranja
- Conheça esta receita repleta de nutrientes fácil de preparar – uma ótima adição à sua alimentação!
- Explore o valor nutricional e a versatilidade do peito de galinha e da laranja, a fruta do verão.
Esta salada é rica em vitamina C, e as sementes de sésamo e as nozes dão-lhe um sabor único. Experimente esta receita perfeita para os dias quentes de verão, fácil e rápida de preparar!
Salada de alface com peito de galinha e laranja
Ingredientes
1 pepino
1 alface média
2 peitos de gapnha
3 laranjas
1 ramo de salsa
Um punhado de sementes de sésamo
Um punhado de nozes
Azeite, vinagre balsâmico e sumo de pmão para temperar
Preparação | 30 minutos
> Coza os peitos de galinha. Deixe arrefecer, retire a pele e corte às fatias.
> Numa taça grande junte a alface lavada e cortada aos bocados, os gomos de laranja, os peitos de galinha e o pepino às rodelas.
> Polvilhe com a salsa, as nozes e as sementes de sésamo.
> Tempere com um fio de azeite, o vinagre balsâmico e o sumo de limão.
> Sirva a salada à temperatura ambiente e disfrute de todos os sabores e texturas presentes.
Peito de galinha – uma opção saudável
A carne de aves mais utilizada na culinária é o frango, que são galinhas ou galos mais novos. Quando se pede por uma galinha no talho, o talhante provavelmente irá responder que a galinha é um animal mais velho com outro sabor e textura do frango. No entanto, os dois tipos de carne são excelentes fontes de proteína.
A inclusão de carne de aves numa alimentação rica em legumes e fruta resulta em benefícios para a saúde cardíaca e óssea. Para além disso, as vitaminas presentes (B6 e B12) contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunitário. A vitamina B6 participa nos processos metabólicos biológicos de proteínas, hidratos de carbono e lipídios e na produção de substâncias essenciais para o organismo (como neurotransmissores e hemoglobina). A vitamina B12 participa na divisão celular.
Esta receita descreve uma refeição leve e fresca, uma boa opção para os dias quentes de verão. No entanto, este alimento também pode ser uma boa escolha para os dias mais frios. Na verdade, depende da maneira como é confecionado. Importa manter sempre uma alimentação equilibrada e diversa.
Sabia que?
- O frango é uma das fontes de proteínas prediletas da população portuguesa.
- A domesticação do animal ocorreu há cerca de 4000 anos na Ásia do sul.
- O animal pode ser usado na nossa alimentação em diversas fases do seu crescimento.
- É muito versátil como alimento – pode ser assado, grelhado ou estufado.
- 100 g de frango cozido sem pele = 148 quilocalorias.
A Laranja
A doçura e frescura natural da laranja fazem dela a fruta destaque do verão. Perfeita para os dias mais quentes, pode ser consumida de várias formas: numa salada, constituindo uma refeição leve, como é aqui o caso, ou num sumo natural como refresco num dia quente. No entanto, neste instante ocorre a perda de nutrientes e vitaminas, por isso, recomenda-se o consumo da laranja por inteira de acordo com o site sobre nutrição do Ministério da Saúde.
A laranja é o fruto da laranjeira, uma árvore da família das Rutáceas – tal como o limão, a tangerina e a toranja. Pensa-se que teve origem no continente asiático e há relatos que foram os portugueses que introduziram a laranja na europa no século XVI. Segundo o site da Compal, as laranjeiras são cultivadas em quase todo o mundo hoje em dia. No entanto, a qualidade e sabor do fruto são melhores em zonas com climas similares ao clima da zona da sua origem.
No geral, a laranja é um ótimo fruto. O seu baixo valor calórico, de sal, colesterol e conteúdo lipídico juntamente com as vitaminas e minerais presentes dão-lhe um valor especial na nossa alimentação. Nos meses quentes de verão, é especial por causa da sua frescura, nos meses mais frios, por causa dos seus nutrientes.
O alto teor de vitamina C nas laranjas (que corresponde a mais de metade da dose diária recomendada) ajuda no bom funcionamento do sistema imunitário. Na verdade, o consumo de laranjas é recomendado para prevenir gripes e constipações. A vitamina C também participa na síntese de colagénio, L-carnitina e neurotransmissores. A laranja é umas das frutas com maior teor de potássio. Este nutriente é vital na saúde óssea e cardíaca. Ao nível da célula, tem a função de manter o volume de fluido intracelular e os gradientes transmembranares eletroquímicos.
Esta salada junta uma série de nutrientes num só prato. É uma ótima opção de refeição num dia quente de verão por ser fresca e leve. Adicione esta receita à sua lista de receitas – é perfeita para uma alimentação variada e equilibrada. Experimente!
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: