A apendicite é uma infeção do apêndice, um órgão que se destaca do intestino grosso perto da zona em que este se une ao intestino delgado. Sabe-se que tem a capacidade de produção de anticorpos, embora não lhe seja atribuída uma função específica nem seja considerado essencial (a sua remoção não parece causar qualquer problema ao organismo).

Apêndice inflamado.

Regra geral, o primeiro sinal de alarme é uma dor intensa na zona direita abdominal inferior.

Causas da Apendicite

A apendicite surge quando há um bloqueio do apêndice por matéria fecal, um corpo estranho, cancro ou infeção, já que o apêndice tende a edemaciar em resposta à inflamação. Pode ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade, mas é mais comum entre os 10 e os 30 anos.

Sintomas da Apendicite

Regra geral, o primeiro sinal de alarme é uma dor intensa na zona direita abdominal inferior, que pode ter início junto ao umbigo e zona superior do abdómen passando depois para a parte inferior. Mas existem outros sintomas e sinais:

  • Náuseas e vómitos, após o aparecimento da dor abdominal.
  • Perda de apetite.
  • Palpação abdominal característica.
  • Febre.
  • Dor ao urinar ou no reto.
  • Obstipação ou diarreia com flatulência.

Em caso de suspeita de apendicite procure ajuda médica imediata. Evite comer, beber ou tomar qualquer medicamento para a dor, digestão ou trânsito intestinal, uma vez que pode ter consequências graves nestas situações.

Diagnóstico e tratamento da Apendicite

O diagnóstico da apendicite é feito através da observação médica, que inclui exame físico (com palpação da zona dolorosa), análise dos sintomas e análises ao sangue e urina para despistar a existência de outras patologias com menor grau de urgência, como a infeção urinária, e ainda exames imagiológicos como o raio-X e ecografia abdominal.

O tratamento consiste na apendicectomia – intervenção cirúrgica para remoção do apêndice – seja através de uma pequena incisão (corte) no abdómen ou por via laparoscópica. O procedimento é simples e a recuperação rápida. Esta opção de tratamento prende-se com a necessidade de dar uma resposta urgente à infeção, pois o apêndice inflamado pode perfurar em menos de 24 horas e gerar complicações, como:

Peritonite – infeção do peritoneu, a membrana que reveste a cavidade abdominal e cobre os órgãos do abdómen. Pode originar uma infeção generalizada potencialmente mortal.

Abcesso abdominal – que se forma quando a infeção se localiza numa área intra-abdominal.

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados