AdvanceCare | 10 benefícios do relaxamento

10 benefícios do relaxamento

Talvez não saiba que relaxar é uma forma de reduzir o stress e impedir que este se torne crónico, ou que ajuda a prevenir doenças, aumenta o bem-estar emocional e melhora a qualidade de vida... Mas é verdade.

Aproveitar um fim de semana prolongado, as férias e o próprio dia a dia para prevenir e proteger-se dos efeitos do stress e usufruir de momentos de relaxamento – que podem, por exemplo, incluir uma massagem ou um tratamento relaxante num spa, um fim de semana romântico ou um passeio à beira-mar – é a chave para viver melhor. Damos-lhe 10 razões.

 

Relaxar…

1. Melhora a saúde do coração

Segundo a American Heart Association, vários estudos demonstram que o stress, à semelhança da má alimentação e do sedentarismo, é um fator de risco para a [glossary]hipertensão[/glossary] e [glossary]doenças cardiovasculares[/glossary]. Para prevenir e combater os efeitos do stress, é importante ter momentos de relaxamento, que ajudam a baixar os valores de tensão arterial e de [glossary]colesterol[/glossary] e regularizam o ritmo dos batimentos cardíacos, preservando a saúde do coração.

 

2. Melhora a disposição

O relaxamento, tal como o exercício físico e outras atividades que proporcionem prazer, evitam e contrariam os efeitos do stress, pois promovem a libertação de endorfinas – neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar.

 

3. Fortalece o sistema imunitário

Quando o stress se instala a nível permanente, debilita o sistema imunitário, tornando-nos mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe a doenças cardíacas ou [glossary]diabetes[/glossary].

 

4. Melhora a memória

Um estudo realizado em ratos de laboratório e publicado no jornal científico Neuron demonstrou que o stress crónico danificava áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória. Em simultâneo, está já comprovado cientificamente que o stress aumenta a produção de proteínas do cérebro associadas à doença de [glossary]Alzheimer[/glossary], podendo acelerar o desenvolvimento desta.

 

5. Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Uma pesquisa da Cambridge University verificou que os participantes que conseguiram lidar melhor com eventos stressantes ao longo da vida tinham um risco 24% menor de [glossary]AVC[/glossary]. Por sua vez, os investigadores conseguiram que esses mesmos participantes tivessem um estilo de vida que incluísse uma alimentação saudável , a prática de exercício físico, não fumassem e tivessem momentos frequentes de relaxamento.

 

6. Reduz o risco de depressão

A presença prolongada de cortisol (hormona do stress) no nosso organismo pode reduzir os níveis de serotonina e dopamina – níveis baixos destes neurotransmissores estão associados à depressão. Uma revisão científica a vários estudos que se debruçaram sobre o comportamento do cortisol em diversas situações permitiu apurar que as massagens de relaxamento provocam o aumento dos níveis de serotonina e de dopamina.

 

7. Ajuda a manter o peso adequado

Procurar estar relaxado ajuda-o a manter a linha, sabia? É que em momentos de stress é mais difícil resistir a doces e outros alimentos ricos em calorias, pois o cortisol aumenta o apetite e pode levar a que surjam “desejos” por alimentos açucarados e fast food.

 

8. Previne a acne

O stress parece ter repercussões na quantidade de óleo/sebo produzida pela pele, os quais obstruem os poros e promovem ou agravam a acne.

 

9. Reduz a tensão muscular e alivia a dor crónica

O stress aumenta a tensão muscular. Por sua vez, segundo a American Chronic Pain Association (ACPA), a tensão muscular aumenta a dor crónica.

O relaxamento é eficaz para reduzir a tensão muscular ao diminuir os níveis de cortisol, descontraindo os músculos e aumentando a sensação de bem-estar.

 

10. Aumenta a libido

Tanto a libido feminina como a masculina são afetadas pelo stress, de acordo com estudos do The Kinsey Institute. Isto porque o stress promove o estado de espírito oposto aquele que favorece a intimidade. Pelo contrário, o relaxamento aumenta a libido ao deixar-nos calmos, assim como emocionalmente presentes.

 

Relaxar é essencial na manutenção da saúde e na prevenção de patologias como a hipertensão e as doenças cardiovasculares. A nível psicológico, o relaxamento tem também um papel essencial, ajudando a prevenir a [glossary]depressão[/glossary] e a melhorar o humor e a memória. Cuidar de si implica reservar algum tempo para… relaxar.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.

 

Saúde no Trabalho Saúde e Segurança no Trabalho Não consegue gerir o stress? Relaxe

Saúde no Trabalho Saúde e Segurança no Trabalho Vá de férias e regresse mais produtivo