Cirurgia plástica aumenta a autoestima
- A cirurgia plástica é cada vez mais procurada e são várias as razões. Além de poder melhorar a aparência, esta pode aumentar a autoestima e a felicidade.
- Em alguns casos, o impacto da cirurgia plástica na autoestima pode mesmo ter o potencial de transformar uma vida.
- Estar saudável e emocionalmente estável são fatores que devem ser tidos em conta para uma decisão bem informada.
Além dos resultados estéticos alcançados por uma cirurgia plástica, vários estudos já demonstraram que os procedimentos cirúrgicos podem ter um impacto direto na autoestima e grau de felicidade dos pacientes.
Cirurgia plástica aumenta a autoestima e a felicidade
A cirurgia plástica tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. E são várias as razões pelas quais as pessoas ponderam submeter-se a uma intervenção cirúrgica. Uma coisa parece agora certa: a cirurgia plástica aumenta a autoestima e aumenta o grau de felicidade.
Esta afirmação tem vindo a ser sustentada por vários estudos. Um deles, divulgado no jornal Clinical Psychological Science, veio revelar que após a cirurgia plástica que realizaram, os participantes demonstraram ter mais autoestima e prazer pela vida.
Se dúvidas houvessem, mais recentemente, em 2022, uma revisão sistemática e metanálise, que inclui 23 artigos (13 sobre autoestima e 10 sobre imagem corporal) e mais de 2300 pessoas, concluiu que os scores da autoestima e imagem corporal aumentaram significativamente após a realização da cirurgia plástica.
Os autores concluem mesmo que “os achados deste estudo indicam que a cirurgia estética melhora a autoestima e a imagem corporal”, considerando que este facto “pode interessar aos decisores políticos e profissionais de saúde”.
Transformar uma vida
Embora ainda exista quem acredite que os procedimentos cirúrgicos estão relacionados apenas com uma questão puramente estética, a verdade é que o impacto da cirurgia plástica na autoestima pode mesmo ter o potencial de transformar uma vida.
É sabido que a insatisfação com alguma parte do nosso corpo pode trazer problemas emocionais, ansiedade, insegurança, vida social limitada e até mesmo depressão.
Uma barriguinha saliente, um excesso de gorduras localizadas ou umas rugas de expressão marcadas, por exemplo, fazem com que muitas mulheres – e homens, claro - se sintam inseguros.
Outros aspetos, como umas orelhas mais salientes ou um nariz com uma forma desproporcional, podem ter igualmente um efeito devastador na autoestima. Felizmente, as cirurgias plásticas evoluíram o suficiente para termos excelentes resultados na correção de imperfeições no rosto, que, de facto, são fonte de muita insegurança na vida pessoal, social e profissional, permitindo que voltemos a gostar no nosso corpo e da nossa imagem, e desta forma, aproveitar muito mais as oportunidades e os bons momentos da vida.
Cirurgia plástica é cada vez mais procurada
O aumento da satisfação psicológica é talvez (mais) uma razão pela qual o número de pessoas que optam por uma cirurgia plástica tenha aumentado nos últimos anos. Segundo o mais recente relatório da American Society for Aesthetic Plastic Surgery, após um ano em que muitos consultórios fecharam temporariamente e reduziram o horário, em 2021 registou-se um aumento dos procedimentos cirúrgicos nos Estados Unidos. Os números revelam que:
- Os procedimentos cirúrgicos aumentaram 54% e os procedimentos não cirúrgicos aumentaram 44%.
- As intervenções corporais aumentaram mais do que qualquer outra seção (+ 63% vs. 2020), liderados pelos procedimentos de lipoaspiração (+66%) e abdominoplastias (+ 49%).
- O cirurgião plástico realizou em média 320 procedimentos cirúrgicos em 2021, em comparação com 220 em 2020.
- Em média, o custo de um procedimento cirúrgico aumentou 6% em 2021, e o custo de um procedimento não cirúrgico aumentou 1%.
- As mulheres foram responsáveis por aproximadamente 94% de todas as intervenções cirúrgicas.
- Em 2021 registaram-se 365.000 mamoplastias de aumento. Além disso, 148.000 mulheres removeram e substituíram os seus implantes (+32% em 2020) e 71.000 removeram os seus implantes removidos, sem substituir (+47%).
- Os procedimentos cirúrgicos representaram 69% de toda a receita, apesar de serem apenas 21% do total das intervenções.
- Devido ao contínuo “Efeito Zoom”, os procedimentos faciais aumentaram 55% em 2021.
Top 6 dos principais procedimentos cirúrgicos
As cirurgias habitualmente mais populares incluem mamoplastia de aumento, lipoaspiração, abdominoplastia, blefaroplastia e rinoplastia. E nestes procedimentos, claramente, as mulheres estão em vantagem, pois a grande maioria das cirurgias plásticas realizadas são no sexo feminino.
Fique com o Top 6 dos principais procedimentos cirúrgicos realizados em 2021.
- Lipoaspiração.
- Mamoplastia de aumento.
- Abdominoplastia
- Mastopexia (elevação da mama)
- Blefaroplastia (pálpebra)
- Remoção/substituição de implante mamário.
Uma decisão bem informada
Nunca é demais lembrar que antes de fazer algum tipo de intervenção cirúrgica deve ter o cuidado de estar informado, saudável e emocionalmente estável, pois a decisão de fazer uma cirurgia plástica para melhorar ou elevar a autoestima passa por um momento de reflexão e meditação que pode mesmo necessitar de apoio psicológico. Afinal, a pessoa deve avaliar os prós e contras tanto do procedimento cirúrgico quanto dos resultados.
Por outro lado, embora a cirurgia plástica seja um recurso à nossa disposição para realizar mudanças que nos ajudem a melhorar nossa imagem, não devemos considerá-la como substituto do esforço de fortalecimento da autoestima. É fundamental entender que, embora as mudanças estéticas alcançadas através da cirurgia plástica contribuam consideravelmente para melhorar a autoestima, o humor e a saúde mental em geral devem ser tratados por profissionais psicólogos para chegar à raiz e assim alcançar a cura e completo bem-estar.
Por fim, a decisão de fazer uma cirurgia plástica é extremamente pessoal, na qual o paciente terá sempre de decidir se os seus objetivos são atingíveis e se os riscos e possíveis complicações são aceitáveis. De qualquer forma, o cirurgião plástico e/ou equipa explicará detalhadamente os riscos associados à cirurgia.
De acordo com a American Society of Plastic Surgeons, o paciente poderá obter melhores resultados se comunicar abertamente com o médico, se este concordar que o paciente tem indicações para fazer aquela cirurgia específica e se ambos trabalharem no sentido de atingirem objetivos realistas.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: