Blefaroplastia: cirurgia para um olhar renovado

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 10/08/2022
blefaroplastia

A blefaroplastia é a terceira cirurgia plástica mais realizada em todo o mundo. Descubra as potencialidades desta técnica que poderá rejuvenescer também o seu olhar.

Em 2020, a International Society of Aesthetic Plastic Surgery estima que tenham sido realizadas mais de dez milhões procedimentos cirúrgicos em todo o mundo. E, de acordo com a mesma fonte, a blefaroplastia continua a ser a terceira cirurgia estética mais procurada, logo a seguir à lipoaspiração e mamoplastia de aumento.

Procurada tanto por homens como por mulheres, a blefaroplastia, segundo a American Society of Plastic Surgeons, é uma técnica de cirurgia plástica com um poder rejuvenescedor global no rosto, ao eliminar os efeitos da idade e da gravidade na zona dos olhos, através da reconstrução palpebral.

São vários os problemas que podem ser resolvidos pela blefaroplastia, fique a conhecer todas as aplicações desta técnica.

O que é a blefaroplastia

A blefaroplastia é uma técnica de cirurgia que permite corrigir as irregularidades nas pálpebras superiores e inferiores, como é o caso do excesso de pele ou de gordura, este último mais comum na pálpebra inferior (designado vulgarmente por papos nos olhos).

Contudo, a blefaroplastia pode resolver também problemas de ordem funcional, que tendem a surgir ou acentuar-se com o avançar da idade, em que a flacidez dos tecidos e o excesso de pele interferem com a visão (pálpebra superior) ou expõem demasiado o olho junto à pálpebra inferior.

A quem se destina

O primeiro passo consiste na avaliação do problema por parte do médico cirurgião para perceber se a blefaroplastia é, de facto, a melhor opção. Por vezes o aspeto descaído da pálpebra pode dever-se ao relaxamento muscular na zona da fronte ou da sobrancelha, pelo que importa detetar as razões anatómicas na origem do problema.

Regra geral, este tipo de cirurgia está indicado para pessoas saudáveis, sem problemas de visão graves, não fumadoras e sem problemas de saúde que possam condicionar a recuperação. Dado influenciar o aspeto global do rosto, é aconselhável informar-se bem antes da cirurgia quanto aos resultados esperados. Aproveite para esclarecer todas as dúvidas na primeira consulta com o médico cirurgião.

Que perguntas devo fazer ao meu cirurgião plástico?

Use esta lista de verificação como um guia durante sua consulta:

  • Tem treino específico no campo da cirurgia plástica?
  • Quantos anos de profissão tem?
  • Tem fotos de antes e depois sobre este procedimento?
  • Onde e como será realizado a cirurgia?
  • Sou um bom candidato para este procedimento?
  • O que se espera de mim para obter os melhores resultados?
  • Quanto tempo de recuperação posso esperar e que tipo de ajuda precisarei durante minha recuperação?
  • Quais são os riscos e complicações associadas ao meu procedimento?
  • Como são tratadas as complicações caso surjam?
  • Qual a evolução esperada no pós-operatório?
  • Quais são minhas opções se eu estiver insatisfeito com o resultado estético da minha cirurgia?

Resultados da blefaroplastia

Os benefícios no rosto são evidentes após este tipo de cirurgia, uma vez que corrige os principais sinais de envelhecimento que surgem em torno dos olhos – rugas, papos, excesso cutâneo. Contudo, importa destacar que não permite eliminar as rugas do tipo “pés de galinha” ou rugas nas restantes zonas do rosto, nem os problemas associados ao descaimento da sobrancelha. A manutenção dos resultados a longo prazo requer alguns cuidados para minimizar os danos que possam surgir devido à gravidade e envelhecimento da pele. Um dos gestos incontornáveis está na aplicação de um creme protetor solar elevado.

Blefaroplastia: passo a passo

Com uma duração média de 2 horas, este tipo de cirurgia poderá ser realizado com anestesia local ou geral e, na maioria das vezes, é feito em regime de ambulatório, não requerendo internamento. Após a anestesia são efetuadas as incisões, na pálpebra superior, inferior ou ambas, dependendo do problema a tratar. Para ocultar as cicatrizes, inevitáveis em qualquer procedimento deste tipo, o médico realiza a sutura em zonas que a irão camuflar naturalmente, como a prega da pálpebra superior ou a linha das pestanas na pálpebra inferior.

Pós-operatório

A aplicação de compressas ou medicamentos a nível tópico, para além da via oral, bem como cuidados extra com esta zona do rosto poderão fazer parte da nova rotina recomendada pelo médico no pós-operatório. Tal como noutros tipos de cirurgias, depois de uma blefaroplastia é expectável que a zona operada apresente inchaço e equimose, o que desaparecerá após alguns dias ou semanas. Para além disso, pode verificar-se desconforto nessa zona, maior sensibilidade à luz, sensação de aperto e, mais raramente, secura ocular ou prurido. Por norma, os sintomas são temporários e atenuam-se gradualmente. No entanto, este tipo de cirurgia pode levar ao aparecimento de outros problemas temporários ou de forma mais prolongada como por exemplo: visão turva ou dupla, secura ocular, infeção, hematoma ou edema persistente. É ainda importante referir que deverá seguir as indicações do seu médico para minimizar a probabilidade de complicações e ter uma recuperação mais rápida.

Regresso à rotina

Solicitar muito a visão – para ler, ver televisão ou usar o computador – são hábitos a evitar nos primeiros dias após a cirurgia, bem como a condução de veículos e o consumo de bebidas alcoólicas. Para facilitar o processo de cicatrização é também importante proteger ao máximo a zona ocular, evitando quaisquer contactos que exerçam pressão ou abrasão. A sua rotina poderá regressar à normalidade cerca de 10 dias depois da intervenção, embora a prática desportiva, sobretudo de atividades mais intensas, não seja recomendada antes da terceira semana. Proteger esta zona dos raios solares, através do uso de óculos escuros e de protetores solares específicos, é essencial para favorecer a recuperação e otimizar os resultados da cicatrização. Caso use lentes de contacto, informe-se com o cirurgião da altura certa para retomar a sua aplicação.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados