Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Combate às rugas

Combate às rugas

Embora perfeitamente normais devido ao processo de envelhecimento natural da pele, as rugas podem ser inestéticas. Prevenir é a forma mais eficaz de as minimizar, mas também é possível atuar após o seu aparecimento através de tratamentos dermatológicos.

Na origem das rugas está um conjunto de processos naturais que ocorrem com o envelhecimento:

  • As células dividem-se mais lentamente e a camada mais profunda da pele (derme) torna-se menos espessa.
  • As células de gordura abaixo da derme começam a encolher.
  • A capacidade de reparação cutânea diminui.
  • A pele torna-se mais vulnerável a danos.

Como resultado, dá-se uma perda de hidratação, elasticidade e firmeza e formam-se sulcos. A força da gravidade e as contrações musculares permanentes devido às expressões faciais habituais também contribuem para esta perda.

A melhor forma de lutar contra estes efeitos, salienta a American Academy of Dermatology, é antecipá-los, mas também existem estratégias que permitem minimizar as rugas depois de estarem instaladas. Mostramos-lhe o que pode fazer:

1. Proteja-se do sol diariamente

A exposição solar é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo, ao danificar as fibras de colagéneo e a elastina, proteínas que asseguram a firmeza do tecido subcutâneo. Aplique um produto com fator de proteção solar 30.

2. Use óculos de sol

É uma das formas mais eficazes de evitar expressões faciais repetitivas, já que a contração dos mesmos músculos ao longo dos anos conduz a rugas de expressão, nomeadamente entre as sobrancelhas e nos cantos dos olhos (‘pés-de-galinha’).

3. Se é fumador, abandone o vício

Fumar induz a produção de radicais livres, que acelera o desenvolvimento de rugas e o processo de envelhecimento, nomeadamente devido à oxidação.

4. Adote uma dieta saudável e equilibrada

Os resultados de alguns estudos científicos sugerem comer bastante fruta, vegetais, cereais integrais e gorduras saudáveis (como o azeite) podem, devido à sua riqueza em antioxidantes, ajudar a prevenir o stress oxidativo e os danos que prematuros da pele a que ele conduz. Pelo contrário, uma dieta rica em açúcar, hidratos de carbono refinados (pão branco, bolos, produtos processados) e bebidas alcoólicas acelera o envelhecimento. 

5. Pratique exercício físico

A prática de exercício físico contribui para uma pele com aparência mais jovem, ao melhorar a circulação (e, como consequência, a oxigenação) e ao fortalecer o sistema imunitário.

 6. Limpe a pele de forma suave

Enquanto uma lavagem gentil ajuda a remover substâncias prejudiciais como o suor, a poluição e a maquilhagem, uma lavagem agressiva e o gesto de esfregar podem causar irritação, acelerando o envelhecimento. Recorra a um produto suave e hidratante e evite os alcalinos, especialmente se forem desinfetantes, e seque a pele com pancadinhas leves.

 7. Aplique um hidratante de rosto diariamente

A hidratação ajuda a selar as partículas de água no interior da pele, dando-lhe uma aparência mais jovem. Este gesto deve ocorrer imediatamente após a limpeza.

8. Adira à esfoliação

Ao remover a camada mais superficial da pele, a esfoliação permite eliminar as rugas menos profundas. Além dos produtos aplicados em casa, existem produtos mais específicos aplicados em gabinete, bem como tratamentos intensivos de peeling e tratamentos com laser ou luz pulsada.

9. Recorra a produtos anti-rugas

Produtos tópicos (cremes, loções) com antioxidantes como o selénio, a coenzima Q10 e o ácido alfa-lipólico podem ajudar a combater as rugas. O mesmo para produtos com formas naturais de vitamina A (retinol, retinaldehyde).

10. Recorra a tratamentos mais específicos

Podem ser úteis técnicas não invasivas, que lhe permitirão ter uma pele mais jovem e cuidada, de forma rápida e eficaz. Conheça alguns destes procedimentos:

  • Microdermoabrasão – Nesta técnica são utilizados pequenos cristais para polir a pele e retirar as células mortas, posteriormente recorre-se a uma técnica de vácuo para os remover. Com este tratamento, a pele fica lisa e brilhante.
  • Peeling  – Através de uma técnica de limpeza facial intensa, este tratamento elimina as células mortas e estimula a renovação de células e a criação de colagénio. Este tratamento resulta numa pela lisa e rejuvenescida.

 

Como refere a American Academy of Dermatology, a prevenção é a melhor medida para minimizar o aparecimento de rugas, ter uma alimentação saudável aliada a cuidados diários com a pele são os primeiros passos para ter uma pele nutrida e jovem. Mas nem sempre é possível evitar as marcas da idade. Hoje existem vários tratamentos estéticos que permitem eliminar e minimizar de forma eficaz as rugas.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.