Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Evite o consumo de antibióticos em excesso

Evite o consumo de antibióticos em excesso

Hoje em dias estamos expostos a inúmeros microrganismos que podem ser desenvolvidos pelo organismo e causar infeções graves. A toma de um antibiótico específico no combate a determinadas doenças pode salvar vidas. No entanto, devemos ter cuidado.

O desenvolvimento da investigação na área da saúde evoluiu de forma considerável na última década e também por isso surgiram inúmeros novos antibióticos no mercado. No entanto, os especialistas alertam para o facto de o uso indiscriminado de antibióticos, principalmente sem orientação e acompanhamento médico, poder ser significativamente prejudicial à saúde. Outra das consequências do consumo excessivo de antibióticos incide na probabilidade do organismo poder desenvolver microrganismos resistentes a determinados antibióticos, o que pode, num futuro a curto/médio prazo, interferir com o tratamento de uma determinada doença.

A autoprescrição

A autoprescrição é uma prática desaconselhável de uma forma geral que pode trazer alguns perigos e problemas graves. Quem já não tomou um medicamento para a dor de cabeça ou para uma dor de dentes sugerido por um amigo ou fornecido por um familiar? A verdade é que este tipo de prática pode correr bem, mas também pode ter consequências graves. No caso dos antibióticos, ainda existem alguns tipos que são de venda livre, mas lembre-se sempre que o consumo de antibióticos sem prescrição médica, pode causar intoxicação, camuflar uma doença ou ainda agravar uma doença crónica.

4 dicas para tomar um antibiótico

  1. Tenha em atenção os efeitos colaterais de cada antibiótico. Informe-se com o seu médico.
  2. Não beba álcool durante o período em que estiver a tomar o antibiótico. O álcool pode anular ou reduzir o seu efeito.
  3. Tente que a toma seja feita às refeições ou com algum alimento no estômago. Há antibióticos que podem afetar o sistema digestivo.
  4. Se por esquecimento deixar passar uma toma, não espere pela próxima. Tome quando se lembrar e adeque os restantes horários.

Em suma, sempre que se sentir doente, consulte o seu médico. Não tome qualquer antibiótico por indicação de familiar ou amigo. É fundamental que seja visto por um profissional e que seja bem medicado.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.