Rinoplastia: a cirurgia de correção do nariz

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 04/08/2022
  • A rinoplastia é uma técnica cirúrgica de baixo risco que permite obter um nariz de contornos e formas mais harmoniosos, tornando o rosto mais proporcional e melhorando a sua aparência.
  • Esta cirurgia é também indicada para corrigir o desvio do septo e, desta forma, melhorar as vias aéreas obstruídas.
  • Os resultados são duradouros e o regresso à rotina pode acontecer passados 15 dias, embora o processo de cicatrização possa demorar meses

O nariz é um dos elementos mais importantes para um rosto bonito e harmoniozo. Contudo, muitas vezes, este pode não ser proporcional ao resto da face e mesmo influenciar a capacidade respiratória. Conheça a rinoplastia, uma cirurgia de baixo risco que corrige a forma do nariz.

Por malformações congénitas ou traumatismos ocorridos ao longo da vida, a forma do nariz pode provocar obstrução nasal que, além de condicionar a capacidade respiratória, afeta a autoestima de quem deseja ter um nariz mais proporcional e em harmonia com o resto do rosto.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico de baixo risco que consegue alterar a aparência, estrutura ou aspetos funcionais do nariz. Após uma média de 3 horas de intervenção e alguns meses de recuperação, poderá ser alcançado o resultado esperado.

O que é a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia minuciosa de correção das formas, estrutura e aspetos funcionais do nariz. Trata-se de uma das cirurgias plásticas mais recorrentes, em especial entre os homens. Segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery, esta ocupa o quarto lugar no Top 5 das cirurgias plásticas mais realizadas pelo sexo masculino, a par da redução de peito (ginecomastia), blefaroplastia, lipoaspiração e otoplastia.

O que a rinoplastia pode tratar

De acordo com a American Society of Plastic Surgeons, a rinoplastia é uma cirurgia que pode tratar diversas situações, entre as quais:

  • O tamanho do nariz em relação ao equilíbrio facial.
  • A largura do nariz e posição das narinas.
  • O perfil do nariz com saliências ou depressões visíveis.
  • A ponta nasal alargada ou bulbosa, caída, virada para cima ou em forma de gancho.
  • Narinas grandes, largas ou viradas para cima.
  • Assimetria nasal.

Rinoplastia para corrigir desvio do septo

Já a cirurgia do nariz destinada a corrigir o desvio do septo, tem como objetivo melhorar uma via aérea obstruída, requerendo uma avaliação cuidadosa da estrutura nasal no que se refere ao fluxo de ar e à respiração.

Desta forma, a correção do desvio do septo, uma das causas mais comuns de deficiência respiratória, é conseguida ajustando a estrutura nasal para produzir um melhor alinhamento.

A quem se destina a rinoplastia

Esta é uma cirurgia que se destina a todos que não se sentem confortáveis com o tamanho ou forma do seu nariz. Além disse, a rinoplastia é uma das soluções mais viáveis para quem sente dificuldade em respirar depois de esforço ou exercício físico mais exigente, para quem tem obstrução nasal e ressona ao dormir, ou sofre de frequentes dores de cabeça.

O que esperar da rinoplastia?

A cirurgia só é realizada após avaliação minuciosa do formato, proporção do rosto e necessidades ou desejos do paciente. O cirurgião não irá avançar para a correção em busca de ideal de beleza, mas sim delinear uma forma que valorize a aparência do rosto.

Com a rinoplastia é possível melhorar a estrutura nasal, eliminando os problemas respiratórios, reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, corrigir a sua forma muito achatada ou bicuda, eliminar o dorso acentuado, alterar as pontas demasiado baixas ou levantadas, estreitar a base das narinas, quando demasiado grandes ou largas, ou alterar o ângulo entre o nariz e o lábio.

O aconselhamento por parte do seu médico cirurgião é fundamental para alcançar um resultado adequado ao seu caso, tendo em conta as expectativas e os resultados possíveis. Aproveite a primeira consulta de cirurgia plástica com o seu médico para expor abertamente todas as dúvidas.

Resultados duradouros

Segundo a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, os resultados da rinoplastia são permanentes. De qualquer forma, os pacientes devem ter em conta que embora o inchaço inicial diminua em algumas semanas, pode levar até um ano para que o novo contorno nasal seja totalmente refinado. Durante esse período, é normal que o paciente note mudanças graduais na aparência do nariz, até ao resultado permanente.

Um estilo de vida saudável e proteção solar ao longo da vida ajudarão a manter os resultados da nova aparência.


Passo a passo

A cirurgia é realizada após anestesia local ou geral, através de pequenas incisões por dentro das narinas, em locais previamente definidos pelo especialista. Posteriormente, o cirurgião manipula a estrutura do nariz e a cavidade nasal, nomeadamente os tecidos subcutâneos, o osso e a cartilagem do paciente, dependendo da área intervencionada, objetivo pretendido e da sua anatomia.

Pós-operatório

Embora a rinoplastia seja pouco dolorosa, o paciente poderá ter dificuldade em respirar durante o primeiro ou segundo dia após a operação. À volta dos olhos haverá edema e equimose, em especial quando a intervenção implicou a fratura dos ossos do nariz. Geralmente, é necessário colocar uma tala de proteção durante uma semana.

Regresso à rotina

Ao final de cerca de 15 dias, a equimose deverá ter desaparecido e a pessoa poderá prosseguir a sua vida normal. Por ser uma cirurgia de pormenor, o processo de cicatrização levará mais alguns meses a estar concluído, em função da capacidade de regeneração celular de cada pessoa. No entanto, é obrigatório, como acontece em todas as cirurgias cutâneas, colocar protetor solar diariamente e evitar a exposição solar. Em todo o caso, deverá também, seguir cuidadosamente as recomendações do seu médico, para diminuir as probabilidades de complicações e ter uma recuperação rápida.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados