Sopa de lentilhas vermelhas

Nutrição e Fitness
Última atualização: 20/12/2022

Uma sopa mais pesada para enfrentar os dias de inverno. Ideal para aquecer o organismo e para quem sofre de sinusite.

Sopa de lentilhas vermelhas

Ingredientes

Um bocado grande de gengibre

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho picados

3 cebolas cortadas

5 cenouras em tiras

1 chávena de lentilhas vermelhas

4 chávenas de caldo de galinha

1⁄4 chávena de coentros picados

Sumo de 1⁄2 limão

Sal e pimenta q.b.

Natas para decorar

Preparação | 50 minutos

Descasque o gengibre e corte algumas tiras para decorar. Reserve. Pique o restante gengibre.

Aqueça o azeite na panela e junte o gengibre picado, o alho e as cebolas. Mexa com uma colher de pau durante um minuto até sentir o cheiro a gengibre.

Junte as cenouras, as lentilhas, o caldo de galinha e tempere com sal e pimenta. Deixe ferver por 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas.

Junte o sumo de limão e os coentros, prove e retifique o tempero se necessário.

Sirva decorado com o gengibre fresco, os coentros e as natas.

Origem das Lentilhas

Lentilhas são botanicamente conhecidas como Lens culinaris esculenta. Pensa-se que as lentilhas são originárias do Médio Oriente, e que têm sido uma das fontes de sustento dos nossos antepassados desde os tempos pré-históricos. A palavra lentilha é proveniente do latim “lentícula”, diminutivo de lente.

Lentilhas vermelhas - ingrediente perfeito para sopas cremosas espessas

As lentilhas, família das leguminosas, são um produto básico de despensa em várias cozinhas de todo o mundo. São alimentos altamente nutritivos, com uma variedade de textura, sabor e cores. De acordo com a Healthline Journal, as lentilhas são uma excelente fonte de nutrientes. Estas, são constituídas por mais de 25% de proteínas, o que as torna uma excelente alternativa à carne. São ricas em fibras, que promovem movimentos intestinais regulares e o crescimento de bactérias intestinais saudáveis. Contribuem, assim, para o aumento da matéria fecal, aceleração dos resíduos através do colon e na manutenção do pH do intestino. Estas são também uma grande fonte de vitaminas B, ferro, magnésio, potássio, e zinco. Além disso, as lentilhas apresentam uma diversa gama de compostos químicos, os fitoquímicos, que protegem contra doenças crónicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes mellitus tipo 2.

De entre as várias lentilhas coloridas, as lentilhas vermelhas têm um sabor doce e distinto. É a lentilha que é mais fácil e rápida de confecionar entre as restantes variedades e, que após cozinhada, cria uma consistência suave de puré. Deste modo, é um ingrediente perfeito para a confeção de sopas cremosas espessas, mas também para guisados tradicionais indianos e caril.

Benefícios de saúde

As lentilhas vermelhas têm ótimos benefícios de saúde, que incluem ajudar na perda de peso e melhorar a saúde da pele. Além destas benefícios, elas também promovem:

Gravidez mais saudável

Sabemos que a gravidez nem sempre é um processo fácil para todas as mulheres, especialmente se não tiverem os nutrientes adequados para assegurar uma gravidez segura e saudável.

As lentilhas vermelhas são ricas em ácido fólico, também conhecidos como vitamina B9. Esta é uma vitamina que previne quaisquer defeitos congénitos como a espinha bífida, garantindo também um desenvolvimento saudável do cérebro. Assim, as mulheres grávidas que suplementam esta vitamina apresentam menores probabilidades de vir a ter partos prematuros.

Aumento do nível de energia

As lentilhas vermelhas são uma excelente fonte de ferro. A deficiência em ferro é uma das causas dos baixos níveis de energia, já que o mesmo faz parte da constituição da hemoglobina, ajudando os glóbulos vermelhos a oxigenar de forma adequada. Assim, uma boa fonte de ferro nas células evita a letargia resultante de uma fraca oxigenação.

Controlo do peso

As fibras e proteínas são nutrientes essenciais para a perda de peso. Aumentam a saciedade por um período mais longo, impedindo uma alimentação excessiva, distanciando-se assim de uma alimentação saudável. Adicionalmente, as fibras contribuem na diminuição da velocidade de digestão dos hidratos de carbono, mantendo, desta forma, o açúcar no sangue, a um nível normal.

O inverno está associado, muitas vezes, a congestão nasal e a quantidades excessivas de muco que podem levar a sintomas de sinusite, tosse, febre, entre outros sintomas. Deste modo, uma sopa cremosa de lentilhas quente e nutritiva, será de maior proveito para a melhora de todos esses sintomas.

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Artigos relacionados