Tempo frio, refeições quentes
- Durante as estações frias, é natural a ingestão de alimentos mais calóricos, já que o gasto de energia é maior. No entanto, é preciso cautela, devido à possibilidade de aumento acentuado de peso.
- São indicadas alternativas menos calóricas que as usualmente consumidas nestas épocas.
- Algumas sugestões de pratos são indicadas no final do artigo.
O fim do verão é sinónimo de tempo frio para os próximos meses. Nesta altura do ano, as refeições quentes e mais consistentes lideram. Com a ajuda do nutricionista Alexandre Fernandes, damos-lhe a conhecer os alimentos que fornecem mais energia neste inverno.
Em função da temperatura do inverno, o nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. “Para compensar este gasto é comum aumentarmos a ingestão de alimentos, principalmente os mais calóricos como o chocolate e outros doces, as gorduras e até mesmo o consumo de bebidas alcoólicas”, explica Alexandre Fernandes.
A ingestão indiscriminada destes alimentos pode levar ao aumento de peso e não é isso que se pretende. Segundo a revista Vitality do Reino Unido, o aumento do apetite é natural nos dias mais frios; mas não se deixe cair em
tentação e coma com moderação. Nada de exageros! Em primeiro lugar, “deve manter o corpo hidratado. É comum as
pessoas reduzirem o consumo de líquidos nesta estação do ano, o que não é recomendável. Havendo uma maior
necessidade de produção de calor, o corpo também necessita de água, no mínimo 1,5 a 2 litros,
dependendo de pessoa para pessoa”, acrescenta o nutricionista.
As sopas devem fazer parte das suas refeições
diárias. “Deve optar pelas mais nutritivas e menos calóricas, como as de legumes.” Em simultâneo, as frutas e saladas são essenciais no inverno, embora à primeira vista pareçam estar tipicamente
associadas ao verão.
O chocolate quente é muito apreciado nesta época “mas pode ser substituído por um chá com adoçante, que aquece o nosso organismo da mesma forma. Mas, quem teima em beber um copo de chocolate quente, deve prepará-lo com leite desnatado e com chocolate em pó ou cacau diet”, esclarece Alexandre Fernandes.
Se é adepto de deliciosos fondues, dê preferência aos de carnes magras ou de queijo (preparados com leite desnatado e queijo magro), mas sem molhos. “Para acompanhar, opte por vegetais como alface, agrião, chicória, acelga, tomate, cenoura e legumes cozidos como, por exemplo, couve-flor, brócolos, couve-de-bruxelas e esparregado.” Convide também as frutas frescas para este verdadeiro banquete como a maçã, a pera, o kiwi e outras frutas da época, em vez de optar pelas apelativas batatas fritas, pelo pão ou pelo arroz.
"Embora o corpo tente preservar as reservas de gordura, porque atua como um isolante térmico, as reservas de glicogénio (armazenamento de hidratos de carbono) esgotam-se mais rapidamente e a necessidade de comer mais é constante", esclarece Alexandre Fernandes.
Se tiver dúvidas no que respeita ao seu plano alimentar diário, não hesite em consultar um nutricionista.
Mudar aos poucos
Se a ideia de mudar o regime alimentar é para si um pesadelo, saiba que é normal e lembre-se que qualquer mudança,
sobretudo quando é radical, pode e deve ser feita gradualmente. À medida que for ganhando novos e melhores hábitos
verá que vale a pena. O importante é…começar!
Se à sua volta há mil vozes “peritas” a dar conselhos sobre alimentação,
use isso a seu favor: reflita, perceba o que mais lhe convém e crie o seu próprio estilo.
Sugestões de pratos:
Sopas
Sopa de castanha com aipo: Esta sopa de castanhas com aipo é uma excelente opção para um jantar nos dias mais frios. O aipo é rico em vitamina C e as castanhas são um verdadeiro tesouro do ponto de vista nutricional.
Veja a receita completa aqui.
Sopa de ervilhas com hortelã: Uma boa alternativa e agradável em qualquer estação do ano. As ervilhas são alimentos muito adaptáveis, sendo uma ótima fonte de proteína vegetal e tendo muitos outros nutrientes que lhe podem trazer benefícios para a saúde. Pode ser pouco habitual, mas a hortelã poderá proporcionar um sabor extra a esta sopa.
Veja a receita completa aqui.
Sopa de lentilhas vermelhas: Uma sopa muito rica nutricionalmente para enfrentar os dias de inverno, muitas vezes associado a sintomas como a sinusite, tosse, febre, entre outros. As lentilhas são ricas em proteínas, boa alternativa à carne, mas também em fibras, vitaminas e fitoquímicos. Deste modo, uma sopa cremosa de lentilhas, será ideal para a melhoria de todos esses sintomas.
Veja a receita completa aqui.
Canja aromática de frango e legumes: É uma maneira fácil de consumir proteína e vegetais ao mesmo tempo. Esta canja é uma solução deliciosa para quem gosta de começar a refeição com uma sopa leve, pouco calórica e cheia de nutrientes.
Veja a receita completa aqui.
Bife de vitela com espargos
Refeição deliciosa, sofisticada e fácil de confecionar, em qualquer estação do ano. A carne de vitela apesar de ser uma carne vermelha, é rica em vitaminas B, fornecendo pelo menos 70% das doses diárias recomendadas. É menos calórica e tem menos gorduras saturadas que o bife. O espargo é um alimento de baixas calorias e rico em nutrientes, o que um torna um alimento desejado em vários pratos.
Veja a receita completa aqui.
Pudim de fiambre
Receita deliciosa e rica em nutrientes, indicada para as estações frias. O ingrediente principal desta receita, o fiambre, é rico em proteínas mas baixo em hidratos de carbono, gordura e fibra. Também é baixo em calorias, se for ingerido isoladamente de outros alimentos.
Veja a receita completa aqui.
Salada de couve, cenoura, laranja e sementes de girassol
Apesar de ser associada aos dias quentes, uma boa salada também é crucial no inverno. Esta salada saudável inclui frutas (laranja) e vegetais (couve e cenoura), ricas em compostos antioxidantes. Também inclui sementes de girassol, ricas em fibras. As fibras são importantes para manter uma flora intestinal forte e apta para expulsar microrganismos prejudiciais à saúde.
Veja a receita completa aqui.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: