Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Tratamentos de beleza para homens

Tratamentos de beleza para homens

Os tratamentos de beleza têm um novo protagonista: os homens. Se antes eram principalmente as mulheres que se preocupavam com a aparência e a boa forma, hoje os homens ocupam um lugar de destaque nesta corrida pela perfeição. Neste artigo descubra as diferenças e as soluções para os principais problemas masculinos.

Nos últimos anos, os homens têm vindo a afirmar a sua beleza e a cuidar cada vez mais de si. Em casa ou num instituto, os tratamentos de beleza para homens são cada vez mais frequentes. Saiba mais.

 

À lupa

A pele masculina é distinta da feminina: é mais espessa, tem os poros mais dilatados e mais glândulas sebáceas. A influência da testosterona, que explica a oleosidade, torna-a mais propensa a sofrer de [glossary]acne[/glossary], mas mais resistente às agressões e ao impacto do envelhecimento. Apesar destas vantagens, a incidência de [glossary]melanoma[/glossary] é superior neste grupo. Dados da Skin Cancer Foundation indicam que a maioria dos casos atinge homens na faixa dos 50 anos. Reforçar a proteção solar, sobretudo em atividades profissionais ou de lazer ao ar livre, é a recomendação da comunidade médica.

 

Como cuidar da pele

Manter a pele saudável e à prova do tempo requer uma rotina de beleza. A agressão quotidiana imposta pelo ato de barbear tem repercussões no equilíbrio da pele, provocando secura, irritação e lesões devido aos pelos encravados (foliculite). Para minimizar os danos deve escolher um produto – em gel, creme ou espuma – que facilite o deslizar da lâmina de barbear. De seguida, é importante passar o rosto por água tépida e aplicar um bálsamo hidratante e calmante, evitando todos os produtos que contenham álcool ou perfume, já que aumentam o risco de irritação e secura cutânea. A zona do contorno ocular, mais sensível e suscetível ao cansaço e idade, merece atenção, com o uso de um creme específico que atenue os papos e olheiras. Usar um hidratante corporal todos os dias é um ritual que ainda não entrou no dia a dia masculino, talvez pelo uso de cremes pouco adequados. Optar por fórmulas hidratantes fluidas, de absorção rápida ou em óleo permite simplificar este gesto numa pele onde a pilosidade pode representar um obstáculo.

 

Principais problemas

Atualmente o rosto e o corpo assumem uma relevância cada vez maior por parte do sexo masculino. No rosto, a ênfase está nos sinais de fadiga (olheiras, papos), rugas e flacidez. No corpo os problemas podem ser de origem diversa: gordura localizada, flacidez, secura curtânea ou [glossary]varizes[/glossary]. A prevenção e os cuidados diários de beleza são o primeiro passo. Para tal, é importante optar por cosméticos adequados às especificidades masculinas. As principais marcas de beleza já dispõem de gamas masculinas e isso não é um acaso. Para o homem, os cosméticos devem ter uma concentração mais elevada de princípios ativos e uma formulação mais ligeira fluida, para assegurar uma penetração mais eficaz. A lista de cuidados diários inclui ainda os hábitos de vida, a alimentação e prática desportiva, essenciais para conseguir um corpo belo e saudável.

 

Também no universo dos cuidados de beleza, homens e mulheres têm características e necessidades distintas. Atualmente, existem vários produtos cosméticos e tratamentos que permitem combater ou minimizar os principais problemas.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.