10 benefícios do relaxamento

10 benefícios do relaxamento

10 benefícios do relaxamento

Relaxamento
Última atualização: 18/07/2022
Benefícios do relaxamento

Talvez não saiba que relaxar é uma forma de reduzir o stress e impedir que este se torne crónico, ou que ajuda a prevenir doenças, aumenta o bem-estar emocional e melhora a qualidade de vida... Mas é verdade.

Aproveitar um fim de semana prolongado, as férias e o próprio dia a dia para prevenir e proteger-se dos efeitos do stress e usufruir de momentos de relaxamento – que podem, por exemplo, incluir uma massagem ou um tratamento relaxante num spa, um fim de semana romântico ou um passeio à beira-mar – é a chave para viver melhor. Faça uma pausa. Damos-lhe 10 razões. 

Relaxar…

1. Melhora a saúde do coração

Segundo a American Heart Association, vários estudos demonstram que o stress, à semelhança da má alimentação e do sedentarismo, é um fator de risco para a hipertensão e doenças cardiovasculares. Para prevenir e combater os efeitos do stress, é importante ter momentos de relaxamento, que ajudam a baixar os valores de tensão arterial e de colesterol e regularizam o ritmo dos batimentos cardíacos, preservando a saúde do coração. 

2. Melhora a disposição

O relaxamento, tal como o exercício físico e outras atividades que proporcionem prazer, evitam e contrariam os efeitos do stress, pois promovem a libertação de endorfinas – neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar

3. Fortalece o sistema imunitário

Quando o stress se instala a nível permanente, debilita o sistema imunitário, tornando-nos mais vulneráveis a doenças que podem ir desde uma simples gripe a doenças cardíacas ou diabetes

4. Melhora a memória

Um estudo realizado em ratos de laboratório e publicado no jornal científico Neuron demonstrou que o stress crónico danificava áreas do cérebro associadas ao pensamento abstrato, aprendizagem e memória. Em simultâneo, está já comprovado cientificamente que o stress aumenta a produção de proteínas do cérebro associadas à doença de Alzheimer, podendo acelerar o desenvolvimento desta.

5. Reduz o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Uma pesquisa da Cambridge University verificou que os participantes que conseguiram lidar melhor com eventos stressantes ao longo da vida tinham um risco 24% menor de AVC. Por sua vez, os investigadores conseguiram que esses mesmos participantes tivessem um estilo de vida que incluísse uma alimentação saudável, a prática de exercício físico, não fumassem e tivessem momentos frequentes de relaxamento. 

6. Reduz o risco de depressão

A presença prolongada de cortisol (hormona do stress) no nosso organismo pode reduzir os níveis de serotonina e dopamina – níveis baixos destes neurotransmissores estão associados à depressão. Uma revisão científica a vários estudos que se debruçaram sobre o comportamento do cortisol em diversas situações permitiu apurar que as massagens de relaxamento provocam o aumento dos níveis de serotonina e de dopamina. 

7. Ajuda a manter o peso adequado

Procurar estar relaxado ajuda-o a manter a linha, sabia? É que em momentos de stress é mais difícil resistir a doces e outros alimentos ricos em calorias, pois o cortisol aumenta o apetite e pode levar a que surjam “desejos” por alimentos açucarados e fast food

8. Previne a acne

stress parece ter repercussões na quantidade de óleo/sebo produzida pela pele, os quais obstruem os poros e promovem ou agravam a acne

9. Reduz a tensão muscular e alivia a dor crónica

stress aumenta a tensão muscular. Por sua vez, segundo a American Chronic Pain Association (ACPA), a tensão muscular aumenta a dor crónica. O relaxamento é eficaz para reduzir a tensão muscular ao diminuir os níveis de cortisol, descontraindo os músculos e aumentando a sensação de bem-estar. 

10. Aumenta a líbido

Tanto a líbido feminina como a masculina são afetadas pelo stress, de acordo com estudos do The Kinsey Institute. Isto porque o stress promove o estado de espírito oposto àquele que favorece a intimidade. Pelo contrário, o relaxamento aumenta a líbido ao deixar-nos calmos, assim como emocionalmente presentes. 

Técnicas de relaxamento

Em geral, as técnicas de relaxamento envolvem reorientar a sua atenção para algo que seja calmo, pacífico e que aumente a consciência do seu corpo. De qualquer forma, mais importante do que a técnica de relaxamento que escolhe, é que tente praticar o relaxamento regularmente para colher os seus benefícios.

Os tipos de técnicas de relaxamento incluem, de acordo com a Mayo Clinic:

  • Relaxamento autógeno. Significa algo que vem de dentro de si. Nesta técnica de relaxamento são usadas imagens visuais e consciência corporal para reduzir o stress.

Deve repetir mentalmente palavras ou sugestões que podem ajudá-lo a relaxar e a reduzir a tensão muscular. Por exemplo, pode imaginar um ambiente tranquilo e concentrar-se em relaxar a respiração, diminuir a frequência cardíaca ou sentir diferentes sensações físicas, como relaxar cada braço ou perna, um de cada vez.

  • Relaxamento muscular progressivo. Nesta técnica de relaxamento, deve concentra-se em contrair lentamente e depois relaxar cada grupo muscular.

Esta é uma forma de o ajudar a concentrar-se nas diferenças entre tensão muscular e relaxamento e assim tornar-se mais consciente das sensações físicas.

Neste método de relaxamento muscular progressivo, deve começar por contrair e relaxar os músculos dos dedos dos pés e subir progressivamente até ao pescoço e à cabeça. Deve fazê-lo num sítio tranquilo para não haver interrupções. Também pode começar o exercício de contração e relaxamento pela zona da cabeça e o pescoço e ir progressivamente até os dedos dos pés. Contraia os músculos durante cerca de cinco segundos e depois relaxe durante 30 segundos e repita.

  • Visualização. Nesta técnica de relaxamento são formadas imagens mentais de forma a fazer uma viagem visual para um local ou situação pacífica e calmante.

Para relaxar, usando a visualização, tente incluir o maior número possível de sentidos, como: olfato, visão, audição e tato. Se se imaginar a relaxar no mar, por exemplo, pense no cheiro da água salgada, no som das ondas e no calor do sol no seu corpo.

Sinta-se à vontade para fechar os olhos, sente-se num local tranquilo, desaperte a roupa se estiver apertada e concentre-se na respiração. Procure focar-se no presente e ter pensamentos positivos.

Outras técnicas de relaxamento podem incluir:

  • Respiração profunda
  • Massagem
  • Meditação
  • Tai chi
  • Ioga
  • Música e arteterapia
  • Aromaterapia

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