Como detetar sinais de ansiedade nas crianças e dicas para as ajudar

Quotidiano
Maternidade
Última atualização: 06/07/2022
  • A ansiedade é um transtorno que afeta também as crianças, interferindo na sua vida social, escolar e familiar.
  • Pode manifestar-se sob a forma de medos e preocupações, mas também pode traduzir-se em sintomas físicos como cansaço e dores de cabeça, dificuldade em dormir ou até em maior irritabilidade.
  • Algumas crianças guardam as suas preocupações para si próprias e, por isso, os sintomas podem não ser difíceis de identificar.
crianças e dispositivos electrónicos

Tal como os adultos, também as crianças e os jovens se sentem por vezes preocupados e ansiosos, mas estes momentos podem tornar-se incapacitantes e assim afetar o bem-estar dos mais pequenos. Aprenda a identificar os sinais e saiba o que pode fazer.

 

Embora os medos e preocupações sejam comuns nas crianças, o receio extremo ou tristeza persistente podem ser sintomas de ansiedade. As causas nem sempre são fáceis de identificar e diversos fatores podem desempenhar um papel importante, resultando de uma combinação de predisposição genética, temperamento e experiências vivenciadas.

Quando se torna um problema

A ansiedade torna-se um problema quando interfere com a vida quotidiana das crianças, prejudicando o seu bem-estar mental e emocional. Por isso, os sinais de ansiedade não devem ser ignorados. A ansiedade prejudica o bem-estar mental e físico das crianças, afetando a sua autoestima e levando a um afastamento de pessoas e situações. As crianças pequenas respondem às experiências emocionais de forma muito diferente dos adultos e, por isso, o diagnóstico pode ser difícil.

Quais são os sinais de ansiedade nas crianças?

Quando as crianças pequenas se sentem ansiosas, nem sempre conseguem compreender ou expressar o que estão a sentir. Estes são alguns dos sintomas a que deve estar atento entre as crianças mais jovens:

  • Maior irritabilidade, choro frequente e maior necessidade de atenção
  • Dificuldade em dormir ou acordar frequentemente durante a noite
  • Pesadelos frequentes
  • Começar a urinar na cama

Nas crianças mais velhas os sintomas podem ser um pouco diferentes e poderá notar:

  • Dificuldades de concentração
  • Preocupações e pensamentos negativos frequentes
  • Sentir-se tenso e nervoso
  • Necessidade frequente de usar casa de banho
  • Falta de apetite
  • Queixa frequente de mal-estar ou dores, como dor de cabeça e barriga
  • Recusa em fazer atividades do dia-a-dia, como ir à escola, estar com os amigos, etc.

Como pode ajudar

Os pais e cuidadores podem ajudar falando com os mais pequenos sobre a ansiedade e as preocupações que a motivam. Dependendo da maturidade da criança, poderá ajudar explicar o que é a ansiedade e os efeitos que esta tem sobre o corpo. Devem, acima de tudo, transmitir-lhes segurança e mostrar empatia com os sentimentos e emoções da criança.

O passo seguinte pode passar por procurar o apoio do pediatra ou de um especialista em saúde mental, de forma a obter o melhor diagnóstico e tratamento. Um especialista em saúde infantil pode desenvolver um plano terapêutico que seja adequado às características e necessidades da criança e da família.

Em paralelo, é essencial que a criança mantenha um estilo de vida saudável que contribua para uma melhor gestão dos sintomas de ansiedade. Deixamos-lhe alguns comportamentos e hábitos saudáveis que podem auxiliar neste processo:

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados