Covid 19: como usar máscara corretamente

O uso de máscara deve ser feito de forma adequada e juntamente com todas as outras medidas de proteção, nomeadamente o distanciamento social, etiqueta respiratória e a higiene das mãos. Existem vários tipos de máscaras com níveis de proteção diferentes, recomendados para usos distintos. Conheça-os e saiba usar a máscara corretamente.

mascara

   

Máscaras – que tipos existem e que proteção oferecem?

  • Máscaras de tecidoO Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano recomenda que sejam feitas com tecidos de algodão e com 4 camadas. Conferindo uma proteção de 50%, reduz a exposição das outras pessoas às gotículas expelidas por quem a está a utilizar.
  • Máscara cirúrgica (FFP1)Reduzem a exposição das outras pessoas às gotículas do utilizador e também protegem o próprio das gotículas expelidas por outros, impedindo a passagem de pelo menos 80% das partículas. São compostas por TNT (tecido não tecido).
  • Máscara FFP2O modelo FFP2 confere proteção de 95% (nos EUA, o modelo equivalente é o N95). Feitas de microfibra sintética, devem ser usadas pelos profissionais de saúde.
  • Máscara FFP3 - O modelo FFP3 filtra cerca de 99% das partículas que circulam no ar, incluindo as mais pequenas, com 0,3 micrómetros (0,003 milímetros). Feitas de microfibra sintética, devem ser usadas pelos profissionais de saúde.

 

Como usar a máscaras corretamente?

1. Lave muito bem as mãos ou desinfete com uma solução à base de álcool.

2. Cubra o nariz e a boca, certificando-se de que não ficam brechas entre a máscara e a cara.

3. Se tocar na máscara enquanto está a usá-la, lave ou desinfete as mão logo de seguida.

4. Não utilize material descartável. Deite a máscara num caixote do lixo indiferenciado e com tampa. Lave as mãos logo de seguida.

5. Remova a máscara pelos elásticos ou apoios de orelhas. Nunca toque na parte da frente da máscara. 

6. Substitua a máscara assim que estiver húmida. 

como usar a máscara corretamente

 

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados