Crumble de amoras com maçãs
- Esta receita de crumble de amoras com maça é uma perfeita junção de sabores de frutas que fazem muito bem à saúde.
- Explore mais factos sobre amoras e os benefícios das maças na nossa alimentação neste artigo!
As saladas ricas em vegetais e com temperos exóticos são sempre uma boa opção. Fácil e rápida de preparar, os copos de salada fazem uma refeição extremamente completa e saudável, diferente do habitual.
Canja aromática de frango e legumes
Ingredientes
Para a massa:
300 g de amoras
1 maçã
175 g de manteiga
175 g de açúcar
3 ovos
350 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
125ml de leite
2 colheres de sopa de sumo de limão
Para a cobertura:
300 g de farinha
150 g de açúcar
4 cl rum
160 g de manteiga
Preparação | 50 minutos
> Lave e seque as frutas, corte a maçã em fatias e polvilhe tudo com farinha.
> Misture a manteiga e o açúcar até ficar uma massa cremosa. Junte os ovos batidos.
> Misture a farinha com o fermento, o leite e o sumo de limão.
> Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha. Distribua as amoras e as fatias de maçã.
> Amasse os ingredientes da cobertura (farinha, açúcar, rum e manteiga) e esfarele sobre as amoras e as fatias de maçã.
> Leve ao forno cerca de 40 minutos. Se necessário, cubra com papel de alumínio para evitar que escureça demasiado.
O toque das amoras
A amora é o nome dado aos frutos produzidos por muitas espécies do género Rubus e da família Rosaceae e com híbridos da espécie com outras plantas. Originam da Ásia e ocorrem em Portugal muitas vezes em arbustos selvagens, onde dão fruto de maio e agosto. Quando amadurecidas, esta fruta tem um sabor forte doce que funciona bem o gosto da maça, como nesta receita.
Para além do seu baixo teor calórico, a amora representa uma verdadeira fonte de nutrientes protetores. É rica em fibra, potássio, folato, vitamina C e K, e magnésio. Adicionalmente, as substâncias fotoquímicas dão à amora o seu carácter antioxidante, o que ajuda no funcionamento normal do organismo.
Maçã: a fruta predileta dos portugueses
A maça é o fruto da macieira (Malus domestica), árvore da família Rosaceae, original da Ásia Central, um dos frutos frescos mais produzidos em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística no Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de julho de 2022 previu que a produção continental de maça vai sofrer uma baixa de apenas 5% em relação ao ano passado, em que a produção de maça atingiu o maior valor das últimas 3 décadas. No entanto, a produção de maça continua forte em Portugal, sobretudo em zonas com indicações geográficas protegidas, como é o caso da maça de Alcobaça.
Podendo ter uma grande variedade de cores, sabores e texturas, a maça tem um valor nutritivo importante na alimentação dos portugueses. É uma importante fonte de fibra, vitamina C e alguns fotoquímicos (quercertina, catequina, ácido clorogénico e antocianina). 100 g maça equivale a apenas 52 quilocalorias, uma quantidade de gordura insignificante e a 2,4 g de fibra. Também contém cálcio, magnésio, fósforo e potássio em quantidades significativas.
De acordo com a Escola de Saúde Pública de Harvard, a adição de maças (de preferência, cruas) a uma alimentação equilibrada traz benefícios à nossa saúde:
- Menor risco de doenças cardiovasculares: um estudo de revisão de ensaios clínicos descobriu que alimentação com maças cruas ou desidratadas resultou em níveis reduzidos de triglicerídeos e colesterol LDL (considerado o “mau” colesterol).
- Menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2: um estudo revelou que parece haver uma associação entre mulheres que comiam uma ou mais maças por dia com um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Controlo de peso corporal: o perfil nutricional da maça, rica em fibras e com baixo índice glicémico, está associado ao menor aumento de peso a longo prazo.
- Menor risco de desenvolver cancro: os fotoquímicos antioxidantes presentes na maça podem proteger o DNA de danos oxidativos, afetando a capacidade de crescimento das células malignas. Verifica-se uma associação entre menor risco de desenvolver certos tipos de cancro e consumo de fruta, em específico, a maça.
Sabia que?
- A maça pode permanecer fresca por 1-2 meses quando armazenada na gaveta própria para a fruta do frigorífico.
- Continua a amadurecer depois de ser colhida.
- Cidra de maça é feita ao esmagar maças cruas e extrair o líquido resultante — depois é vendido pasteurizado ou não pasteurizado sem ser filtrado.
A junção da maça e da amora neste crumble é ótima oportunidade de aumentar o seu consumo de fruta diário de toda a sua família, incluindo os mais novos. Tenha em conta é a quantidade de açúcar presente e faça decisões no seu dia a dia para manter uma alimentação equilibrada e diversa.
Experimente a junção destas duas frutas numa deliciosa sobremesa — perfeita para dias especiais ou simplesmente para dar um mimo a si e à família num dia de semana.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: