Os melhores dias da sua vida
- O seu bebé nasceu e é natural que sinta um misto de felicidade e cansaço. Afinal, além de todo o esforço do parto, as alterações hormonais são um processo muito desgastante a nível físico e emocional. Uma recém-mamã precisa, naturalmente, de descansar.
- Fique com um “manual” de regresso a casa, conselhos sobre a amamentação, algumas dicas para o banho do bebé e um plano SOS para as cólicas.
- Deixamos-lhe ainda um pouco de ciência que demonstra que após o parto a mulher passa realmente a ser uma pessoa diferente, para melhor, claro!
O seu bebé nasceu e agora é tempo de voltar a casa e receber de braços abertos este novo desafio. Reunimos algumas boas ideias para uma das épocas mais especiais da sua vida.
Felicidade e cansaço
No regresso a casa da maternidade todos estão felizes e prontos para acolher o novo membro da família. Mas lembre-se que, a somar ao parto, as alterações hormonais pós-parto são um processo muito desgastante a nível físico e emocional. Uma recém-mamã precisa, naturalmente, de descansar.
“Manual” de regresso a casa
- Ponha o seu descanso em primeiro lugar. Dele depende a sua recuperação e boa disposição que, como sabe, influencia a de toda a casa.
- Todas as ajudas serão preciosas nestes primeiros tempos. Aceite-as, é melhor para si e para o seu bebé. O marido e os avós estão “lá” também para isso: fazem-lhe companhia mas também ajudam no que for preciso, sobretudo nas tarefas domésticas.
- Procure descansar nos períodos em que o bebé está a dormir. O seu organismo precisa de recuperar e há que estar preparada para eventuais noites mal dormidas.
- É normal que nos primeiros dias o bebé perca algum peso e recupere posteriormente. não se assuste!
- Não tenha medo de pegar no seu filho ao colo pois dificilmente um recém-nascido ganha manhas. Aproxime-o de si, cante, converse, embale-o… sentir o seu cheiro e calor dá-lhe grande conforto.
- Limite as visitas nos primeiros dias. Os seus amigos irão entender que estes são tempos de adaptação. Mais tarde terá mais disponibilidade para lhes apresentar o novo membro da família.
Amamentar em exclusividade
Se a mãe estiver confiante e for bem apoiada, pode amamentar em exclusividade até aos 6 meses. Só a partir dos 6 meses de vida do seu bebé é que é importante começar a introduzir outros alimentos. Enquanto a mãe amamentar o bebé não necessita de outro tipo de leite. Não dê água, sumos ou leites artificiais ao bebé. O leite materno é tudo o que ele precisa, pois a sua composição adapta-se às suas necessidades.
Dicas para o banho
- O banho deve ser dado desde o primeiro dia, tendo especial cuidado para secar bem a zona do cordão umbilical com uma compressa.
- Pode usar um produto que se misture no banho com o qual se lava o bebé e um leite corporal para fazer as massagens após o banho e hidratar a pele.
- A água do banho deve estar morna (34-35ºC). Se não tiverem um termómetro os pais podem determinar a temperatura com o cotovelo ou com as costas da mão.
- É importante secar bem a cabeça com uma toalha em movimentos circulares suaves e pentear o cabelo com uma escova para bebé que não magoa o couro cabeludo.
- Os cremes e sabonetes do bebé devem ser feitos à base de gorduras naturais para respeitar o equilíbrio da pele.
SOS cólicas
As cólicas do lactente correspondem a períodos prolongados de irritabilidade (choro/agitação) que acontecem repetidamente durante vários dias? Ocorrem em 20-25% das crianças, normalmente entre as duas semanas e os 3/4 meses de vida.
As cólicas são parte do processo de adaptação do seu bebé à vida “cá fora”, por isso não se preocupe. É importante distrair e consolá-lo:
- Pegue-o ao colo, embale-o com suaves palmadinhas, cante ou converse com ele com uma voz suave.
- Certas atividades rítmicas (balanços oscilantes), passeios ou caminhadas também podem ajudar a aliviar o seu pequenino.
- Massaje a barriga levemente, no sentido dos ponteiros do relógio, e faça pequenas flexões de pernas, fletindo os joelhos até à barriga.
- Tente deitar o bebé de barriga para baixo nos seus joelhos enquanto lhe acaricia as costas.
Uma pessoa diferente após o parto? A ciência diz que sim
De acordo com a Moderly, são vários os estudos que demonstram as várias mudanças que acontecem quando escolhemos ser mães.
Não há como negar: após o parto as suas prioridades mudam. Você muda. Com efeito, a vida com um recém-nascido está a léguas de distância da vida sem filhos. Enquanto sua principal preocupação antes de ter filhos seria provavelmente como progredir na carreira, o seu pensamento mais urgente após o parto naturalmente passa a ser dividido – como progredir na carreira e como ser mãe - ou a carreira deixa mesmo de ser uma prioridade.
São vários os estudos que nos dizem que muitas mudanças acontecem quando escolhemos ser mães e que uma mãe deixa de ser a pessoa que era antes de ter filhos. Uma investigação publicada na Scientific American demonstrou, por exemplo, que quase todas as fêmeas de mamíferos passam por “mudanças fundamentais” durante a gravidez e após o nascimento e que as hormonas da gravidez e lactação podem alterar o cérebro, “aumentando o tamanho dos neurónios em algumas regiões do cérebro e produzindo mudanças estruturais em outras”.
Outro estudo descobriu que uma combinação de hormonas da gravidez e a experiência da gravidez e do parto melhoram a memória e capacidades de aprendizagem da mulher.
Por fim, investigadores holandeses provaram que durante a gravidez, as células fetais entram e se espalham no organismo da mãe. Este fenómeno, apelidado de “microquimerismo”, não é mais do que a presença de células “com um fundo genético diferente” dentro do organismo materno. Os autores recolheram amostras de 26 mulheres que estavam grávidas de bebés do sexo masculino e encontraram a presença de cromossomos Y em todas elas. Essa é uma prova sólida de que, depois de se tornar mãe, você não é já realmente a mesma pessoa.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: