Qual a solução para a obstipação?
- A obstipação é uma condição muito frequente e os seus sintomas incluem a dificuldade na eliminação de fezes, fezes irregulares ou duras ou a evacuação pouco frequente.
- A obstipação pode ser crónica se durar há mais de três meses e interferir com a vida diária.
- Para tratar da obstipação deverá começar a praticar exercício físico e adotar uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras.
- Beber água é também uma ótima forma de prevenir a obstipação. Saiba ainda quanta água precisa para se manter hidratado e ajudar o seu intestino a trabalhar bem!
Optar por uma alimentação saudável, bem como pela ingestão adequada de água são medidas que constituem uma mais-valia para evitar a obstipação. No entanto, se continuar a sofrer com este desconfortável problema, deverá consultar o seu médico para que o possa ajudar.
Calcula-se que mais de 15% da população mundial sofra de obstipação, uma perturbação intestinal que é frequente e que resulta, em geral, dos maus hábitos alimentares, do ritmo de vida sedentário e ainda de alterações emocionais. Fique a saber como evitar que esta aconteça e “fique bem” com o seu intestino.
Sintomas da obstipação
Entre os principais sintomas da obstipação, que pode ser incapacitante se for crónica, encontram-se:
- A dificuldade na eliminação de fezes, com esforço para conseguir ter movimentos intestinais;
- Fezes irregulares ou duras;
- A evacuação pouco frequente;
- A persistência da sensação da vontade de evacuar, mesmo após tê-lo feito;
- A sensação de um bloqueio no reto;
- Necessidade de ajuda para evacuar, por exemplo, pressionar o abdómen.
A obstipação pode ser considerada crónica se apresentar dois ou mais destes sintomas nos últimos três meses, sabendo-se que a evacuação “normal” é feita sem muito esforço, sem dor, aproximadamente quatro vezes por semana.
Obstipação crónica
Segundo a Medical News Today, a obstipação crónica “pode ser desconfortável e mesmo interferir na vida diária” devido aos seus sintomas duradouros e incomodativos. Com efeito, é estabelecido clinicamente que existe obstipação crónica quando esta:
- Dura 3 meses ou mais;
- Interrompe a vida e o funcionamento diário;
- Não se resolve após uma mudança na alimentação e/ou exercício;
- Só se resolve com medicamentos.
O poder dos alimentos com fibras
A baixa ingestão de fibras é a causa mais frequente da obstipação. O ritmo de vida é muitas vezes frenético, o que condiciona na hora de escolher os alimentos que são mais “amigos” do nosso intestino.
De facto, a recomendação é que seja feito um consumo médio diário de 20 a 35 gramas de fibras. Contudo, dificilmente se ultrapassa 12 gramas por dia, como destaca a Patient. Não podemos esquecer ainda que ao baixo consumo de fibras somam-se ainda outros fatores, como: ingestão de alimentos que deixam poucos resíduos (carnes, ovos, peixes grelhados, pão branco e arroz), a ingestão de pouca água, a vida sedentária, retenção da vontade de evacuar (habitualmente por falta de tempo, falta de condições ou por vergonha) e o uso indiscriminado de laxantes.
A boa notícia é que se seguir algumas indicações úteis na sua alimentação é fácil poder colmatar a falta das fibras:
- O pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes do dia. Porque não incluir no seu uma taça de cereais ricos em fibras?
- Opte por variantes integrais de cereais quer sejam massas, arroz ou pão.
- Sempre que possível, ao longo do dia coma alguns frutos secos.
- Opte por incluir vegetais na sua alimentação diária pois estes têm alto teor de fibra. Mesmo que os cozinhe (cozendo ou fritando) esta propriedade mantém-se.
- A fruta, para além de ser benéfica para a nossa saúde, revela-se como uma elevada fonte de fibras e de água quando passível de ser consumida com a sua casca.
- As leguminosas (grão, feijão, ervilhas) devem também fazer parte das suas receitas culinárias.
Beber água é uma ótima forma de prevenir a obstipação
A obstipação pode surgir em qualquer altura do ano e em épocas de férias deverá ter em conta que, por vezes, devido a
alterações quer de horários, quer de hábitos alimentares pode surgir a tendência para obstipação. E não se esqueça
sempre de uma regra de ouro: beber água! A ingestão de água é
fundamental para manter o organismo hidratado, facilitando também o trânsito intestinal. Além disso,
previna-se tentando sempre manter as suas refeições regulares, comendo fruta e vegetais em maior quantidade e, caso
estes conselhos não resultem, recorra apenas em último caso, a laxantes.
De quanta água precisa?
A verdade é que todos os dias perdemos água através da respiração, da transpiração, da urina e dos movimentos intestinais. Por isso, para que o seu organismo funcione corretamente, a água deve vir em primeiro lugar no seu cardápio – seja nas bebidas, ou contida nos alimentos.
Então qual será a quantidade de água que um adulto médio e saudável que vive num clima temperado precisa? De acordo a Mayo Clinic, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA recomendam que uma ingestão diária de líquidos adequada é de:
- Cerca de 3,7 litros de líquidos por dia para homens;
- Cerca de 2,7 litros de líquidos por dia para mulheres.
De notar que estas recomendações abrangem água, outras bebidas e a água contida nos alimentos, sabendo-se que cerca de 20% da ingestão diária de líquidos geralmente provém dos alimentos e a restante de bebidas.
O tratamento da obstipação é sintomático
A maioria dos tratamentos para a obstipação consiste em terapias com fibras e laxantes. Contudo, enquanto a terapêutica com as fibras tem efeitos conhecidos ao nível da melhoria na defecação, os laxantes ainda não demonstraram ser a melhor solução.
O tratamento deve ser gradual e incidir em conselhos para o estilo de vida e alimentação saudável, rica em fibras e sempre com muita ingestão de água. Caso seja mesmo necessário a utilização de laxantes, estes devem ser interrompidos assim que possível.
Quantidade de fibra presente nos alimentos?
Sem orientação é natural que se sinta perdido e com dificuldade em saber se já consumiu a quantidade diária de fibra necessária ao bom funcionamento do seu organismo. Mostramos-lhe, assim, uma tabela com as quantidades de fibras que os alimentos contêm.
Para tratar da obstipação poderá começar a fazer exercício físico e ter uma boa alimentação que contenha uma boa percentagem de fibras. Ao implementar este ritual ao seu dia a dia, vai ver que deixará de sofrer de obstipação.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: