Queime gordura com pequenos snacks

Nutrição e Fitness
Última atualização: 24/03/2023
Queime gordura com pequenos snacks

Começar o dia com um bom pequeno-almoço e comer um pequeno snack nutritivo a cada três horas acelera o metabolismo. Adicionalmente, faz com que o organismo gaste até mais de 10% de energia. Experimente alguns dos snacks mencionados neste artigo!

É importante comer um pequeno snack a cada três horas

O primeiro passo para manter um corpo saudável e com pouca gordura é… comer! Na verdade, longos períodos de jejum só vão “queimar” a chamada massa magra, ou seja, o músculo. Ninguém deve perder músculo porque o músculo torna-nos mais fortes e capazes de realizar as tarefas do dia a dia. Assim, há que começar cada dia com um bom pequeno-almoço e apostar em pequenos lanches nutritivos a cada três horas. Ao longo do dia, é importante também não esquecer de beber pelo menos 1,5 l de água para manter a hidratação do organismo. A escolha dos alimentos para estes snacks é essencial — ingerir alimentos processados ou açucarados várias vezes ao dia irá certamente dar mau resultado, e definitivamente não faz bem à saúde. Fique a conhecer algumas opções de snacks mais saudáveis.

Merenda a meio da manhã

A merenda que é consumida entre o pequeno-almoço e o almoço deve conter proteínas, vitaminas e minerais. Duas fatias de queijo branco com alperces secos picados (duas unidades) por cima ou um ovo cozido com uma cenoura (crua) pequena, são boas opções de snacks para esta hora do dia. Há quem também coma um iogurte misturado com manteiga de amendoim e frutos vermelhos — desta forma consegue aproveitar as vitaminas dos frutos vermelhos e a proteína proveniente da manteiga de amendoim.

Lanche da tarde

Uma refeição leve a meio da tarde é ideal para manter a saciedade e ajudar o organismo a continuar a queimar gorduras. Opte por estes alimentos:

Figos: Secos ou frescos são um ótimo snack para queimar gorduras. Ricos em fibra, para além de manterem a saciedade por muito tempo, são cruciais no bom funcionamento do organismo.

Melancia: Constituída em 90% por água. O seu consumo aumenta os aminoácidos, hidrata o organismo e acelera o metabolismo. Mas limite a ingestão a uma fatia por dia.

Pistácios: Fonte de gordura saudável, também contêm proteínas, fibras e vitamina B, tudo o que é necessário para queimar gordura localizada. É importante não exagerar na quantidade e optar por pistácios sem sal.

Mistura de frutos secos: Ricos em gorduras saudáveis, os frutos secos vão manter a saciedade durante muito tempo. Além do mais, têm um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares. O pinhão é dos frutos secos mais eficazes para queimar gorduras. Mas não se esqueça que a moderação é essencial.

Mirtilos e morangos: Os mirtilos reduzem a absorção de gordura até 72%. Adicionados a um iogurte natural são uma ótima opção. Ricos em vitamina C, os morangos (sem açúcar) reduzem o armazenamento de gordura e controlam os níveis de açúcar no sangue. Estes frutos têm um potente efeito antioxidante e anti-inflamatório, segundo o site sobre Nutrição do Ministério da Saúde.

Sementes de chia ou de abóbora: As fibras solúveis e os ácidos gordos ómega-3 em que são ricas, fazem destas sementes boas aliadas para queimar gordura corporal. Além de manterem a saciedade, diminuem a capacidade do organismo para armazenar gordura.

Antes de dormir

Mesmo em repouso, o organismo continua a “queimar” gordura e ir para a cama com fome é uma péssima ideia. Para a ceia, o ideal são alimentos de absorção lenta, que ajudem a queimar gordura durante o sono e evitam que acorde esfomeado.

Queijo quark: Uma fonte de caseína (proteína de absorção lenta). Este tipo de queijo ajuda a promover a síntese proteica durante o sono. A ingestão de proteínas antes de dormir favorece a queima de gorduras, uma vez que estas têm um efeito térmico superior aos hidratos de carbono, ou seja, o organismo gasta mais calorias para as digerir.

Manteiga de amendoim: Se for caseira, é uma ótima fonte de proteína, boas gorduras e fibra, vai otimizar a construção muscular durante o sono e aumentar o dispêndio energético. Rodelas de maçã (com casca) barradas com o equivalente a uma colher de sopa de manteiga de amendoim são uma boa opção para a ceia.

Canela: Ajuda a controlar os níveis de glicemia e pode ajudar a queimar gorduras. Como é rica em triptofano – um precursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de stress, também ajuda a dormir melhor. Adicionar canela a um iogurte ou ao queijo quark pode ser uma boa opção. É um ingrediente essencial nas estações mais frias do ano para dar sabor aos seus snacks!

Aveia: Rica em fibra, proteína e crómio, um mineral que ajuda a regular os níveis de glicemia. Uma boa opção para quem gasta mais calorias ao longo do dia.

Antes e depois do treino

Para quem gosta de ir ao ginásio, é benéfico dar energia ao corpo no pré-treino e repor energias depois dos treinos. Agora, há quem goste de treinar logo de manhã, durante a hora de almoço, depois do trabalho ou mesmo à noitinha. Manter uma alimentação rica em nutrientes que beneficiam a manutenção e o aumento de massa muscular também é importante. Mas tudo depende das suas características individuais e os seus objetivos. Experimente estes snacks no pré-treino: um batido com proteína em pó, bolachas de arroz ou uma sandes de pão integral (para aproveitar todos os nutrientes) com pasta de atum, por exemplo. No pós-treino, reponha energias com estes: iogurtes proteicos, pão com ovo escalfado ou bolachas de milho ou arroz com queijo fresco magro.

Ao incluir estes snacks a meio das refeições principais consegue prolongar a sensação de saciedade por mais tempo. Outro benefício é poder adicionar à sua alimentação diária pequenos lanches deliciosos. Não esquecer que também deve construir as suas refeições principais tendo em mente uma alimentação saudável e diversa. Experimente adicionar os snacks que mais gosta a meio das refeições principais para garantir que fornece ao seu corpo todos os nutrientes que necessita.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados