Quinoa Doce

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/12/2022
  • Quinoa doce é uma receita muito saudável para servir como sobremesa, não prejudicando a sua dieta.
  • Conheça todos os benefícios nutricionais e de saúde que a quinoa apresenta, assim como algumas curiosidades sobre a mesma

Se procura uma sobremesa que não comprometa a sua dieta, aceite a nossa sugestão! Rume à cozinha e experimente esta quinoa doce com ingredientes naturais e muito saudáveis.

Pepino e creme de queijo em camadas

Ingredientes

1 chávena de Quinoa Branca do Peru

2 e 1/2 chávenas de Bebida de Aveia

1 colher chá de óleo de coco

Casca de Limão

Canela em pó

1 pau de Canela

1 Cravo da Índia

1 Cardamomo

1 colher de café de essência de baunilha biológica

1 fio de mel (opcional)

1 mão cheia de avelãs tostadas para topping

Preparação

> Leve ao lume a bebida de aveia, juntamente com a casca de limão, o óleo de coco, o pau de canela, o cravo da Índia e o cardamomo.

> Depois de lavar a quinoa num recipiente com água corrente, junte ao preparado anterior e deixe cozer até engrossar.

> No final junte a essência de baunilha, a canela em pó, para reforçar a intensidade do seu sabor, e mexa.

> Tire do lume e pode servir quente ou frio. Sirva em taças individuais, e no topo coloque um fio de mel (opcional), avelãs tostadas q.b. e canela em pó.

Quinoa, alimento de alto valor nutricional

Nas últimas décadas, a popularidade da quinoa cresceu exponencialmente devido à procura de alternativas de cereais nutritivos, sem glúten e fáceis de cultivar. Este cereal começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos e nos países ocidentalizados, apesar de outras regiões, como na América do Sul, cultivarem este cereal desde a antiguidade.

A quinoa é um grão pseudocereal, embora seja usualmente colhida com grãos de cereais, como aveia e cevada. Ou seja, é uma semente que é preparada e consumida de forma semelhante a um grão. Alguns exemplos de grãos pseudocereais, incluem o amaranto e trigo mourisco.

De acordo com a Healthline Journal, a quinoa é densa em nutrientes, incluindo fibra proteínas, vitaminas e minerais. As vitaminas maioritárias da quinoa são nomeadamente a vitamina B2, B6, B9 e E. Já os minerais que se destacam são o cobre, manganésio, magnésio, fósforo e ferro.

Algumas propriedades benéficas do conteúdo nutricional da quinoa:

- Fonte de fibra. Uma dieta rica em fibras ajuda a manter um peso corporal saudável. As fibras solúveis podem baixar os níveis de açúcar no sangue (abrandam a digestão do amido e do açúcar), podem levar à melhoria da saúde e diminuição de doenças, devido a alimentar as bactérias essenciais no intestino mas também podem atuar na redução da absorção do colesterol, reduzindo o colesterol no sangue. Já as fibras insolúveis podem reduzir o seu risco de obstipação e promover movimentos intestinais regulares.

- Fonte de proteínas. A quinoa é muitas vezes referida como uma “proteína completa”. Esta designação é devido a esta apresentar todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo não consegue produzir por si só. No entanto, nem todos concordam com designação, já que alguns aminoácidos estão presentes em baixas quantidades. Assim é preferível a designação de “proteína quase completa”. Desta forma, ao incluir quinoa na dieta, pode ajudar a satisfazer todas as necessidades proteicas diárias. Além de que, aumenta a saciedade por um período mais longo, impedindo uma alimentação excessiva, distanciando-se assim de uma alimentação saudável.

- Fonte de vitamina B9 (folato). Uma vitamina muito importante durante a gravidez devido ao seu papel no crescimento e desenvolvimento fetal. Uma vez que a deficiência nesta vitamina pode levar à espinha bífida, anomalias que ocorrem no desenvolvimento da medula espinal e no cérebro do bebé.

 

Este é um alimento que não contém glúten, contrariamente a outros, incluindo o trigo, cevada e centeio. Assim, é um bom alimento para pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten não celíaco, ou seja, pessoas que precisam de evitar alimentos com glúten. Além de que, é considerado uma boa fonte de nutrientes, que as dietas sem glúten muitas vezes carecem.

Sabia que?

  • De facto, há centenas de anos atrás, o povo Inca considerava este antigo grão, quinoa, como um alimento sagrado.
  • Contém quase o dobro de fibras que a maioria dos grãos.
  • É um dos alimentos mais ricos em proteínas que existe.
  • Existem mais de 100 tipos de quinoa. Cerca de 120 variedades conhecidas de quinoa, de acordo com o Whole Grains Council. Os tipos mais comercializados são a quinoa branca, vermelha, e preta.
  • O quinoa não é, de facto, um grão. Cozinha-se e come-se quinoa como muitos outros grãos, mas, botanicamente falando, é um parente de espinafres, beterrabas, e acelgas. A parte que se come é na verdade a semente, cozinhada como arroz, e é por isso que a quinoa não tem glúten.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados