Sopa de legumes e massa

Nutrição e Fitness
Última atualização: 20/12/2022

Esta sopa, por ser à base de um caldo leve, é ótima quando tem pouco tempo pois, juntamente com uma sanduíche e uma peça de fruta, constitui um almoço bastante nutritivo.

Sopa de legumes e massa

Ingredientes

1 litro de caldo de legumes

500g de ervilhas cozidas

2 cebolas

3 cenouras grandes

2 chávenas de massa de lacinhos cozida

1 colher de sopa de manteiga

Sal e pimenta q.b.

Preparação | 30 minutos

Corte as cenouras longitudinalmente em quartos e depois em pedaços com cerca de 2 cm de comprimento e pique as cebolas.

Refogue as cebolas na manteiga, junte as ervilhas e deixe cozinhar cinco minutos mexendo para não pegar. Junte o caldo e deixe ferver.

Deite as cenouras e deixe cozer.

Tempere com sal e pimenta e junte a massa.

Deixei apurar durante dois ou três minutos, apague o lume e deite um copo de água fria para impedir que a massa coza demasiado. Se necessário, volte a temperar com sal e pimenta.

Sugestão: Pode também acrescentar frango desfiado à sua sopa.

Benefícios da sopa: uma refeição prática e completa

Um prato de sopa cai especialmente bem num dia frio de inverno, mas os benefícios da sopa são importantes ao longo de todo o ano.

Apesar de haver uma grande percentagem de pessoas que não gosta de sopa, a sopa é um alimento essencial para que se sinta bem e em forma.

1. A sopa é de fácil digestão

Os alimentos cozidos são alimentos que estão numa fase de pré-digestão, isto significa que, quando cozida a refeição assenta melhor. Sendo mais facilmente digerida pelo organismo.

2. Nutre e hidrata

A sopa tem uma grande quantidade de água, isto faz com que ao mesmo tempo que esta a comer está-se também a hidratar. Ao ingerir uma grande quantidade de líquidos também se ingere nutrientes, vitaminas e minerais dos legumes.

3. Ajuda no controlo de peso

As sopas são compostas por água, muita água, e isso faz com que o organismo se sinta saciado mais rapidamente. Estudos indicam que a sopa pode ter um papel essencial numa dieta voltada para a perda de peso

4. Ajuda a aquecer

Após ingerir um prato de sopa, o metabolismo pode acelerar até 20%. Esse efeito é conhecido como termogénese e é muito comum durante a ingestão de proteínas.

Quando se ingere uma refeição mais quente, o corpo precisa de compensar esse aumento da temperatura e faz circular o sangue já aquecido. Por essa razão, é normal sentir um calor agradável no corpo durante o consumo de um prato quente de sopa

5. Alimentação saudável

Para além de apresentar um baixo valor calórico, fornece grandes quantidades de fibras alimentares, vitaminas, sais minerais, antioxidantes, entre outros compostos benéficos ao nosso organismo. Além disso, contribui para a absorção lenta e gradual da glicose, regulando os níveis de açúcar no sangue.

Sabia que?

  • O recorde mundial da maior tigela de sopa foi estabelecido na Holanda em 2009, com uma sopa de vegetais de 26.658 litros.
  • A prova arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o utilizador estivesse a fazer algum tipo de sopa quente.
  • A empresa Campbell Company foi a primeira a produzir sopa enlatada, em 1897.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados