A comoção cerebral consiste num conjunto de sintomas caracterizado pela perda de consciência e, por vezes, de memória (obnubilação), de curta duração, combinada com sintomas de choque, que se produz depois de uma lesão cerebral (normalmente traumatismo cranioencefálico) e que não causa qualquer lesão orgânica evidente.
Considera-se que o mecanismo fisiopatológico principal da comoção está relacionado com o movimento e embate violento do cérebro (que flutua no LCR- Líquido cefalorraquidiano) contra a caixa craniana.
As comoções causam uma disfunção cerebral, mas não têm consequências visíveis em termos de lesões estruturais. Podem ocorrer depois de um traumatismo craniano, por mais ligeiro que seja, dependendo do modo como o cérebro tenha sido sacudido dentro do crânio.
Uma comoção, embora leve, pode deixar a pessoa algo confusa, com dor de cabeça e com uma sonolência anormal, mas a maioria recupera completamente em horas ou dias.
A comoção cerebral surge depois de uma lesão cerebral.
Causas de Comoção Cerebral
A comoção advém do embate do cérebro contra a caixa craniana, por traumatismo cranioencefálico fechado.
Sintomas de Comoção Cerebral
- Perda de consciência.
- Obnubilação (perda de memória) durante segundos ou minutos – raramente superior a 60 minutos.
- Perturbações respiratórias e circulatórias.
- Náuseas.
- Vómitos.
- Amnésia anterógrada (perda da habilidade de criar novas memórias e absorver novas experiências) e retrógrada (incapacidade de se lembrar do passado).
- Alterações do EEG concomitantes às perturbações da consciência, sem sintomas neurológicos focais.
Nas semanas e meses seguintes podem ocorrer:
- Cefaleias.
- Perturbações vegetativas (hiperidrose – transpiração aumentada -, desregulação circulatória ortostática – desregulação da pressão sanguínea).
Algumas pessoas podem manifestar uma síndrome pós-concussão caracterizada por:
- Enjoo.
- Dificuldade de concentração.
- Esquecimento.
- Depressão.
- Dificuldade em sentir emoções.
- Ansiedade.
- Dificuldade em desempenhar tarefas diárias.
Tratamento da Comoção Cerebral
A comoção é diagnosticada através da avaliação sintomática, realizando-se normalmente EEG (Eletroencefalograma) e TAC Cranioencefálica (Tomografia axial).
Os tratamentos farmacológicos e psiquiátricos são eficazes em algumas pessoas afetadas pela síndrome pós-concussão, mas não em todas.
Se ao fim de horas ou nos dias posteriores à lesão original, se manifestarem sintomas mais graves, como agravamento das dores de cabeça e da confusão e crescente sonolência, pode ser necessária intervenção médica urgente.
Quando não existem lesões graves, o tratamento é apenas sintomático.
As pessoas afetadas por um traumatismo craniano devem ter atenção aos sinais de alarme de uma deterioração da função cerebral.
Se os sintomas não se agravarem, pode administrar-se paracetamol (acetaminofeno) para a dor.
Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: