A gripe é uma infeção do trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos) provocada pelo vírus influenza.

As várias estirpes do vírus são específicas para cada espécie, isto é, uma estirpe que habitualmente infecta as aves só raramente infeta humanos. Contudo, os vírus específicos de uma espécie podem sofrer uma mutação e tornar-se capazes de infetar outra espécie.

A gripe é uma doença contagiosa e o vírus transmite-se facilmente de pessoa para pessoa, através das gotículas emitidas pela tosse ou espirros da pessoa infetada. O vírus influenza pertence à família dos ortomixovírus e apresenta-se em 3 tipos: A, B e C, que se distinguem uns dos outros com base nas diferenças antigénicas da nucleocápside (NP) e das proteínas da matriz (M):

Tipo A – promove doença moderada a severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais.

Tipo B – afeta somente humanos, principalmente crianças, e causa epidemias leves.

Tipo C – não é epidémico.

Os vírus A e B são os mais comuns. Cada um dos tipos apresenta populações diversas (estirpe). Os vírus influenza podem sofrer, de forma permanente, pequenas alterações na sua superfície, caracterizadas como mudanças antigénicas leves (é por isso que a vacina contra este vírus é anualmente alterada). As epidemias de gripe podem ser causadas por vírus dos tipos A ou B, mas as pandemias apenas têm sido associadas a vírus do tipo A. O vírus influenza do tipo C provoca apenas doença ligeira (não estando associado a surtos, epidemias ou pandemias).

gripe Partículas do vírus H1N1 (Influenza) em volta da membrana celular.

O vírus da gripe infeta humanos, mas também aves e suínos.

Causas da Gripe

A gripe tem origem viral. O vírus penetra no organismo através do nariz ou garganta e, uma vez dentro do organismo, destrói a membrana mucosa do trato respiratório e infeta as células. É frequente que, após uma infeção por influenza, ocorra proliferação bacteriana nas membranas mucosas danificadas pelo vírus e que, portanto, ocorram infeções secundárias como pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.

Sintomas da Gripe

Os sintomas e sinais da gripe aparecem geralmente de forma repentina. Os mais habituais são:

  • Febre (é o sintoma mais importante da gripe, tendo uma duração de cerca de três dias).
  • Rubor no rosto.
  • Arrepios.
  • Dor de cabeça.
  • Dores musculares.
  • Garganta inflamada.
  • Nariz entupido.
  • Tosse seca.
  • Cansaço.

Na gripe sem complicações, a doença aguda geralmente resolve-se ao fim de 5 dias e a maioria dos doentes recupera em 1-2 semanas. Porém, em algumas pessoas, os sintomas de fadiga podem persistir várias semanas.

Tratamento da Gripe

O diagnóstico da gripe é clínico, fazendo-se a partir dos sintomas evidenciados pelos doentes, mas podendo também ser laboratorial.

Não existem medicamentos realmente adequados ao combate do vírus da gripe, pelo que o tratamento visa aliviar os sinais e sintomas através do uso de analgésicos, antipiréticos e descongestionantes nasais. Uma vez que a gripe é provocada por um vírus, os antibióticos revelam-se ineficazes e desadequados. Contudo, caso haja uma infeção bacteriana secundária à gripe, é necessário recorrer a antibióticos. Além disso, os medicamentos inibidores da neuraminidase bloqueiam a multiplicação dos vírus responsáveis pela gripe, permitindo controlar a doença.

A vacina da gripe é a melhor maneira de prevenir a infeção. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infeções respiratórias, como a constipação. É recomendada em algumas situações, segundo indicação médica.

Artigo revisto e validado pelo especialista em Medicina Geral e Familiar José Ramos Osório.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados