Problema de visão que se traduz na dificuldade de ver com clareza ao longe. Deve-se a um defeito refratário no olho que explica a focagem inadequada: as imagens focalizam à frente de retina (e não diretamente na retina) e, dado tratar-se de uma zona sensível à luz, estas ficam desfocadas e a visão turva.
Quem sofre de miopia pode ter maior propensão para desenvolver patologias visuais como o glaucoma, o descolamento de retina ou ambliopia (se a miopia afetar mais intensamente apenas um dos olhos). Este tipo de situação é rara, mas dada a sua gravidade, requer vigilância médica regular.
Quem sofre de miopia pode ter maior propensão para desenvolver outras patologias visuais.
Causas de Miopia
É um problema hereditário que surge, na maioria das vezes, durante a infância e tende a estabilizar na faixa dos 20 anos. Afeta tanto o sexo feminino como o masculino e pode dever-se ao facto de a córnea ser muito curta ou de um globo ocular ser mais alongado do que o normal. De um modo geral, especialistas defendem que a miopia resulta de uma mistura de fatores genéticos e ambientais.
Estima-se que a execução de tarefas que esforçam a visão de pequena distância (leitura, uso de computador, televisão) e a falta de atividades que estimulem a visão de longa distância na infância, como por exemplo brincar ao ar livre, constituam fatores de risco para o desenvolvimento desta patologia.
Sintomas de Miopia
- Visão turva ao observar objetos distantes.
- Fadiga ocular.
- Dor de cabeça.
- Tensão ocular.
- Necessidade de fechar parcialmente os olhos para ver com clareza.
- Dores de cabeça provocada por fadiga ocular excessiva.
- Dificuldades de visão durante a condução, em especial à noite (miopia noturna).
Na maioria das vezes, a miopia é detetada ainda em criança, sobretudo nos primeiros anos de escola. Na infância, os principais sintomas são:
- Pestanejar ou semicerrar os olhos constantemente.
- Sentar-se perto da televisão ou nas primeiras filas da sala de aula para ver melhor.
- Manter os livros muito perto dos olhos durante a leitura.
- Não se aperceber da existência de objetos mais distantes.
- Esfregar os olhos com frequência.
Tratamento de Miopia
Uma vez diagnosticada por um oftalmologista, a miopia pode ser corrigida através do uso de óculos graduados ou lentes de contacto, ajustados periodicamente segundo a avaliação médica. Existe ainda o recurso à cirurgia a laser (LASIK), cujo feixe de luz permite corrigir a córnea (achatando-a) e facilitar a focagem das imagens. Este tipo de cirurgia pode ser realizado a partir dos 18 anos e permite reduzir ou até suspender a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto.
Artigo revisto e validado por Isabel Braizinha, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: