Síndrome de ovário poliquístico

Trata-se de uma desordem do sistema endócrino que se caracteriza por uma produção hormonal irregular. É uma doença complexa em que os ovários são incapazes de garantir a normal produção de progesterona e estrogénio e produzem níveis excessivos de hormonas andrógenas ou testosterona.

Os ovários da mulher com Síndrome do ovário poliquístico (SOP) são maiores que o normal e têm muitos quistos ou folículos que raramente crescem ou produzem óvulos capazes de serem fertilizados.

Síndrome de ovário poliquístico Ressonância magnética a mulher com ovários poliquísticos.

Esta síndrome pode afetar uma em cada dez mulheres em idade fértil.

Causas de Síndrome de ovário poliquístico

A causa exata da síndrome dos ovários poliquísticos é desconhecida. Sabe-se apenas que pode ter uma origem genética, uma vez que a comunidade científica que investiga a doença tem observado uma maior prevalência de SOP em mulheres cujas mães ou irmãs sofrem deste problema. O diagnóstico precoce associado à perda de peso pode reduzir o risco de complicações a longo prazo, tais como a diabetes do tipo 2, as doenças cardíacas e o cancro do endométrio.

Sintomas de Síndrome de ovário poliquístico

Em adolescentes, a menstruação irregular ou ausente pode levantar as suspeitas da existência desta condição. A partir da menarca, deve prestar atenção aos seguintes sinais:

  • Períodos menstruais irregulares, excessivamente curtos ou prolongados e com fluxos instáveis.
  • Amenorreia ou ausência de períodos.
  • Excesso de pelo no rosto e tórax (hirsutismo).
  • Acne.
  • Obesidade e dificuldade em perder peso.

Tratamento de Síndrome de ovário poliquístico (SOP)

A existência de alguns sintomas e sinais evidentes, níveis elevados da hormona luteinizante (reguladora da secreção da progesterona na mulher e que controla o crescimento dos folículos) e hormonas masculinas no sangue, e com recurso a ecografia para observar o ovário, podem confirmar a síndrome.

– A terapêutica hormonal com pílula anticoncecional é o método mais utilizado no seu tratamento, mesmo em adolescentes e mulheres que não sejam sexualmente ativas.

– O objetivo terapêutico é regular os ciclos menstruais, diminuir os níveis de testosterona responsáveis pelo acne e pelo hirsutismo, reduzir o risco da diabetes, bem como de cancro do endométrio, cuja prevalência é superior em mulheres que não ovulam regularmente, ou ajudar a superar problemas de infertilidade.

Artigo revisto e validado pela especialista em Medicina Geral e Familiar, Maria Isabel Braizinha.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados