Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | A intolerância alimentar é cada vez mais comum

A intolerância alimentar é cada vez mais comum

A intolerância alimentar é mais comum do que se pensa. Há componentes de certos alimentos que não são tolerados por determinados organismos, o que dá origem a diferentes reações que por vezes até podem ser confundidas com alergias. Saiba quais são.

Muitos de nós já tivemos um certo desconforto ou reação que se vai sentindo sempre que ingerimos determinado alimento. Estes tipos de reações podem ser consequentes de uma intolerância alimentar que nem sempre é detetada.

Hoje em dia já existe mais do que um teste à intolerância alimentar que pode ser feito facilmente e identifica todos os alimentos que o nosso organismo não tolera.

Em que consiste a intolerância alimentar?

Uma intolerância alimentar pode dar origem a sintomas tão comuns como uma dor de cabeça, problemas gastrointestinais ou inchaço da barriga.  As intolerâncias alimentares, ao contrário das alergias, não libertam anticorpos, estando diretamente relacionadas com o processo enzimático que é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos.

Alimentos que causam mais intolerância

Segundo a nutricionista Paula Henriques, os alimentos que são mais frequentemente associados às intolerâncias alimentares são os seguintes:

  • Cereais que tenham glúten (trigo, centeio, cevada, aveia, entre outros).
  • Frutos de casca dura.
  • Leite e derivados.
  • Tremoços.
  • Espinafres.
  • Sementes de sésamo.
  • Moluscos e peixes.
  • Entre outros.

De referir também que 70% dos adultos são incapazes de digerir a lactose que é o açúcar do leite.

A intolerância a aditivos alimentares

Também existem aditivos alimentares que são causadores de intolerâncias. Alguns tipos de conservantes, aromatizantes, antioxidantes e corantes estão muito presentes em alimentos que consumimos diariamente e podem causar intolerância de forma mais frequente.

Aprenda a contornar a intolerância alimentar

A melhor solução para combater a intolerância alimentar é eliminar da dieta os alimentos que provocam intolerância. Para  saber os alimentos ou substâncias às quais é intolerante deve consultar um médico nutricionista que poderá ajudar nessa avaliação.

No entanto, existem à partida determinadas  situações  que poderá evitar. Algumas combinações impróprias de alimentos, o uso excessivo de antibióticos ou outros químicos são situações que tornam a mucosa intestinal mais sensível, contribuindo para que a mesma perca a sua capacidade de filtragem e  potencie o grau de intolerância.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.