Como conseguir perder peso?
- A perda de peso pode ser benéfica não só para a saúde, mas também para a autoestima;
- Antes de escolher uma dieta a seguir convém consultar um especialista, para conseguir ter um plano adaptado a si;
- Existem alguns passos que podem ser sempre incorporados numa dieta de emagrecimento;
- Mas o fundamental para a perda de peso ser bem-sucedida, é conseguir mudar os hábitos alimentares e de atividade física.
Perder os quilos em excesso é o caminho a seguir, mas como? Tudo indica que a solução para este problema passa por várias soluções. Explicamos-lhe como pode conseguir perder peso, aliando a nutrição à estética.
Da nutrição à estética, conheça os aliados certos para controlar a balança
Passa mais de três horas sem comer, esquece-se de incluir vegetais no seu prato e nem sempre tem uma peça de fruta à mão. Se se identifica com algumas destas situações é provável que não esteja satisfeito com o seu peso. Para além dos riscos que comporta para a saúde, nomeadamente cardiovascular, ter um peso acima do aconselhado afeta igualmente a autoestima e a qualidade de vida.
O que diz a ciência
Quando o objetivo é emagrecer que estratégias resultam mesmo? Foi para responder a esta a questão que investigadores do departamento de Nutrição da Universidade de Alberta (Canadá) analisaram 48 estudos sobre perda e manutenção do peso. Segundo os autores, o êxito está na combinação de três abordagens: nutricional, comportamental e desportiva. A primeira reside, essencialmente, no défice energético, ou seja, ingerir menos calorias daquelas que se gastam (redução calórica conciliada com a atividade física). A segunda, registada em 92% dos casos bem-sucedidos, consiste em ajudar as pessoas a corrigir comportamentos, travar o consumo por razões emocionais e fomentar o autocontrolo e a motivação. E a terceira é a prática de exercício físico, presente em 88% dos programas de emagrecimento e também considerada o pilar da manutenção do peso certo.
Escolher um bom guia
Para o orientar neste percurso precisa de um guia, mas não nos referimos ao livro com a dieta milagrosa do ano. Certamente já leu truques infalíveis para emagrecer, mas por mais que tente o seu peso parece não mudar. O que está a falhar? A melhor forma de esclarecer esta dúvida é consultar um especialista. Este profissional irá analisar o seu historial clínico, composição corporal, hábitos e estilo de vida para delinear uma estratégia adaptada às suas necessidades. Além do plano de reeducação alimentar, a consulta de Nutrição incide ainda sobre a vertente comportamental, determinante para o sucesso da dieta. O acompanhamento da pessoa nas várias fases do processo é também positivo, já que permite ajustar e corrigir o plano definido.
Dicas essenciais
Existem 7 passos que ajudam na perda de peso.
1. Não faltar ao pequeno-almoço
Faltar ao pequeno-almoço não ajudará a perder peso. Pode perder nutrientes essenciais e pode acabar por petiscar mais ao longo do dia porque sente fome.
2. Comer refeições regularmente
Comer a horas regulares durante o dia ajuda a queimar calorias a um ritmo mais rápido. Também reduz a tentação de lanchar em alimentos ricos em gordura e açúcar.
3. Comer muita fruta e vegetais
As frutas e legumes são pobres em calorias e gordura, e ricos em fibras - 3 ingredientes essenciais para uma perda de peso bem-sucedida. Contêm também muitas vitaminas e minerais.
4. Ser mais ativo
Ser ativo é fundamental para perder peso. Para além de proporcionar muitos benefícios para a saúde, o exercício pode ajudar a queimar o excesso de calorias que não se pode perder apenas com a dieta.
5. Beba muita água
As pessoas confundem por vezes a sede com a fome. Pode-se acabar por consumir calorias extra quando um copo de água é realmente o que se precisa.
6. Comer alimentos ricos em fibras
Os alimentos que contêm muita fibra podem ajudar a manter a sensação de estar cheio, o que é perfeito para perder peso. As fibras só se encontram nos alimentos de plantas, tais como fruta e vegetais, aveia, pão integral, arroz integral e massas, e feijão, ervilhas e lentilhas.
7. Cortar no álcool
Um copo de vinho pode conter tantas calorias como um pedaço de chocolate. Com o tempo, beber demasiado pode facilmente contribuir para o aumento de peso.
Ajudas extra
São vários os aliados ao seu dispor nesta luta. Para além dos suplementos (a usar, de preferência, após aconselhamento especializado)e da prática de exercício físico regular – bastam 30 minutos de caminhada para notar a diferença – existem soluções que promovem a eliminação de gordura. Os tratamentos que podem ajudá-la a atingir os seus objetivos englobam: a estimulação muscular por infravermelhos (bodyshape), tratamentos à base de ultrassons com um efeito de lipoaspiração não invasiva, pressoterapia que favorece a drenagem, a radiofrequência para tonificar, entre outros.
Mudar de hábitos
Manter o peso certo pressupõe uma alteração na forma como escolhe e consome os alimentos, a prática regular de exercício físico e um estilo saudável ao longo da vida. Tal como não deve perder peso de forma brusca – põe em risco a sua saúde, perde massa muscular e tem mais dificuldade em manter os resultados – também não deve interromper o plano definido e sucumbir aos seus antigos hábitos. Peso novo, vida nova. Mantenha-se vigilante, siga as regras e complemente com tratamentos estéticos periódicos. A sua saúde e a autoestima irão agradecer-lhe.
Uma perda de peso eficaz e duradoura depende de vários fatores. Para além da dieta, importa promover o equilíbrio emocional e motivação. A prática de exercício físico é benéfica e os tratamentos estéticos podem potenciar os resultados.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: