Seguro de saúde, Plano de Saúde, Cartão de Saúde, Cartão de Medicina Dentária, Cartão Dentário, Plano Saúde Oral

AdvanceCare | Saúde oral, saúde total

Saúde oral, saúde total

Se quer ter uma saúde de ferro, comece por cuidar bem dos seus dentes, gengivas e língua. A higiene oral é essencial em todas as idades, de forma a prevenir cáries e mau hálito, entre outros problemas.

A saúde oral é um tema que tem vindo a ganhar relevância, inclusive a Organização Mundial da Saúde traçou para 2020 metas para a saúde oral que obrigaram a um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais, já que, neste caso, a prevenção é o melhor remédio.

A nossa boca é “habitada” por milhares de bactérias. Alguns destes microrganismos unicelulares têm como função proteger a boca, razão pela qual são chamados bactérias “boas”. Mas outros destes microrganismos unicelulares são denominados bactérias “nocivas”, que causam lesões nos dentes (cáries) mau hálito (halitose), assim como outros problemas e patologias. As cáries são um problema que afeta tanto crianças como adultos, sendo uma das doenças orais mais frequentes.

A cárie destrói o dente e as suas estruturas. O excesso de açúcar na dieta alimentar facilita o crescimento de bactérias da boca, que se fixam aos dentes formando a placa bacteriana. O aparecimento desta placa vai favorecer o aparecimento de cáries, de doenças das gengivas e a destruição dos dentes.

Outro dos problemas orais mais frequentes é o mau hálito (halitose). Em cerca de 90% dos casos, o mau hálito tem origem na boca, principalmente devido a comida que fica presa entre os dentes, à volta das gengivas e na língua, que ao decompor-se pode ser a origem deste problema. Ao produzir menos saliva, a boca é incapaz de “se limpar a si mesma” e, consequentemente, de eliminar as partículas de alimentos. Mas não se esqueça que o mau hálito pode também ser causado por determinados alimentos, como o café, o álcool ou o tabaco. Em certos casos, ainda que em menor número, o mau hálito pode ser um sinal de outras doenças, nomeadamente de estômago, brônquios, rim ou fígado.

Mas não se assuste. A higiene oral previne o desenvolvimento da larga maioria das bactérias nocivas que, quando se juntam num ponto da sua boca, formam a placa bacteriana. Esta é a causa de cáries, gengivites e muitas outras doenças da boca que podem ser facilmente evitadas com uma boa higiene oral.

Conteúdo revisto pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde, nem a consulta de um médico e/ou especialista.