4 segredos que fazem bem à saúde

Quotidiano
Última atualização: 02/12/2022
  • Há algumas medidas simples que podem ajudar a melhorar os seus hábitos e rotinas, para se tornar mais saudável.
  • Exercícios de respiração e atividades como a meditação e o ioga são medidas que podem ajudar e melhorar a sua capacidade física e bem-estar geral, influenciando as suas respostas ao stress.
  • Manter uma boa hidratação, com o consumo regular de 1,5 a 2 litros de água por dia, e optar por uma alimentação equilibrada - sem falhar o pequeno-almoço - são passos essenciais no sentido de uma vida com mais saúde.
ajudar a melhorar os seus hábitos e rotinas

Mudar de hábitos nem sempre é fácil. Damos-lhe quatro dicas fáceis e simples de implementar no dia a dia, que poderão influenciar positivamente a sua saúde e bem-estar.

Com a correria do dia-a-dia, nem sempre é fácil tirar algum tempo para melhorar os nossos hábitos e rotinas. Porém, certos passos simples poderão fazer a diferença. Damos-lhe aqui quatro dicas fáceis de implementar que poderão influenciar positivamente a sua saúde e bem-estar.

Respire fundo

Respirar profundamente ajuda a relaxar e a oxigenar o organismo. Segundo a Associação Americana do Pulmão (American Lung Association), tal como o exercício físico aeróbico melhora a função pulmonar e fortalece os músculos, os exercícios de respiração podem tornar os pulmões mais eficientes.

Para além dos exercícios de reabilitação respiratória, recomendados nos casos em que é necessário o tratamento de doenças pulmonares crónicas ou após eventos agudos que comprometam a função pulmonar, há vários exercícios de respiração que podem ser feitos por pessoas saudáveis

Habitue-se a usar todo o volume da sua caixa torácica: pelo menos três vezes por dia encha, total e lentamente, os pulmões de ar. Sem fazer pausa, expire demorando o dobro do tempo. Repita cinco vezes.

Guerra ao stress

Respirar e relaxar pode ser uma forma eficaz de melhorar a sua saúde, havendo exemplos concretos destes benefícios. Por exemplo, segundo a Harvard Medical School, há atualmente vários estudos que provam que abordagens mente-corpo podem ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

Apesar de os mecanismos por trás deste efeito benéfico ainda não serem totalmente conhecidos, décadas de investigação têm demonstrado que uma resposta de "relaxamento" - o oposto fisiológico e psicológico da resposta "lutar ou fugir" (do inglês "fight or flight") - pode efetivamente ajudar a controlar a hipertensão arterial. Esta resposta "anti-stress" pode ser alcançada através de técnicas de relaxamento, como a respiração, o ioga ou a meditação.

Se sofre de ansiedade e stress, consulte o programa de psicologia online da AdvanceCare e cuida de si, sem sair de casa.

Hidrate-se

Beba muita água, tisanas ou sumos de fruta (sem adição de açúcar). O aporte diário de água deve situar-se entre 1,5 e 2 litros. No que toca aos chás e tisanas, as propriedades antioxidantes do chá verde já são amplamente conhecidas. Investigadores japoneses defendem que o consumo regular desta bebida ao longo da vida irá ajudar-nos a manter a agilidade e autonomia quando formos idosos.

Funções da água

Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, a água desempenha várias funções essenciais para o bom funcionamento do organismo e para o nosso bem-estar geral:

- Transporta os nutrientes;

- Elimina os resíduos através da urina;

- Regula a temperatura corporal;

- Promove um bom desempenho físico;

- Contribui para um bom funcionamento cognitivo;

- Ajuda a melhorar a concentração e a memória;

- Permite o bom funcionamento do coração;

- Ajuda a prevenir a obstipação e colabora na digestão;

- Preserva a elasticidade da pele.

Aposte nas escadas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular é um fator muito importante de prevenção e controlo de doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Da mesma maneira, a atividade física beneficia a saúde mental e ajuda a combater o declínio cognitivo e os sintomas de ansiedade e depressão.

De acordo com a OMS, o conceito de atividade física compreende qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que requeira gasto de energia, incluindo atividades físicas praticadas no dia a dia, durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e atividades de lazer. Isto significa que a atividade física não é apenas a prática de “exercício-físico”, como o desporto, mas engloba um conjunto muito mais vasto de atividades.

Neste contexto, todo o movimento conta, existindo múltiplas formas de exercitar os músculos. Experimente aproveitar as escadas de sua casa ou de outro edifício para fazer mais atividade física, e use o elevador apenas quando tiver muito peso para carregar, como malas ou sacos de compras. Comece por subir três andares e, a cada semana, aumente mais um. Vai ver que daqui a um mês já chega a casa ou ao escritório sem que isso lhe custe. Quer mais um incentivo? Ao subir cinco andares pode queimar 100 calorias.

Tome o pequeno-almoço

Muitas pessoas pensam que, não reservando tempo para tomar o pequeno-almoço, podem, nas outras refeições, compensar as suas necessidades nutricionais. Nada mais errado. Uma taça com cereais, leite e fruta, demora menos de cinco minutos a preparar. E esta é uma das refeições mais importantes do nosso dia, a única capaz de reequilibrar o nosso organismo após uma noite de sono e de jejum.
Não é por acaso que as pessoas que tomam o pequeno-almoço consomem mais nutrientes essenciais e tendem a ter um peso mais equilibrado do que as pessoas que omitem esta refeição. Se acha que a sua dieta não consegue fornecer-lhe todos os nutrientes, pode recorrer a um suplemento multivitamínico diário, mas deve continuar a procurar obter vitaminas e minerais das suas fontes naturais: os alimentos.

Para além do pequeno-almoço, é muito importante que distribua as refeições ao longo do dia, apostando nos alimentos mais saudáveis, nutritivos e com pouca gordura. Segundo a OMS, consumir um mínimo de 400 gramas de fruta e vegetais por dia ajuda a reduzir o risco de problemas de saúde graves, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

Para esclarecer as suas dúvidas sobre alimentação, e obter um plano nutricional personalizado, consulte os nossos programas de Nutrição.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados