A importância de nunca parar de brincar

Quotidiano
Última atualização: 19/12/2022
A importancia de nunca parar de brincar

A propósito da importância de Brincar, a AdvanceCare fez um levantamento da pluralidade de estudos que revelam os benefícios de nunca deixar de brincar e porque é que esta não deve ser uma prática só das crianças!

O hábito de brincar parece ter ficado perdido algures entre a infância e a idade adulta. É verdade que na sociedade atual os compromissos de índole familiar e profissional dominam de tal forma o quotidiano que pouco tempo sobra para os momentos de pura descontração e prazer. Mas não é menos verdade que essa mesma sociedade tende a desvalorizar a importância do brincar para os adultos, vendo-o como improdutivo. A idade adulta é percebida como a idade para se ser sério. Mas não é porque se é adulto que não se pode brincar. Não só pode, como deve.

Um instituto para resgatar a brincadeira

O psiquiatra e investigador norte-americano Stuart Brown levou tão a sério a brincadeira que fundou o The National Institute for Play, nos Estados Unidos, fazendo como a sua missão resgatar a brincadeira na sociedade contemporânea, incorporando o brincar na vida pública.
E porquê? Porque entende que brincar é relevante para qualquer individuo: exercita competências, como o dar e receber, ensina a sentir empatia pelo próximo e a desenvolver o sentido de pertença à comunidade. Autor de “Play: How it Shapes your Brain, Opens the Imagination and Revigorates the Soul”, Stuart Brown diz mesmo que brincar é muito mais do que diversão, não podendo ficar confinado ao ato de jogar à bola ou fazer uma corrida de carrinho - “É algo que está connosco há milhares de anos, é uma herança ancestral que se espera ser incorporada desde a infância. Fomos biologicamente projetados para brincar e é por isso que a brincadeira precisa de fazer parte da nossa cultura”.
No seu livro, este investigador compara a brincadeira ao oxigénio: “Está à nossa volta e, no entanto, passa despercebido e só é apreciado quando falta”. Brown não fala por acaso: passou décadas a investigar o poder de brincar, reunindo seis mil casos, entre prisioneiros condenados por homicídio a vencedores de Prémios Nobel, de empresários a artistas, que mostram como brincar é relevante. Na infância e na idade adulta.
Stuart Brown não está sozinho nas suas convicções. O médico Bowen F. White, autor de “The Normal Isn’t Healthy”, não tem dúvidas de que brincar é essencial, independentemente da idade. E dá dois exemplos: brincar, pode facilitar o estabelecimento de laços profundos entre as pessoas, bem como ajudar no processo de cura.
Scott G. Eberle, vice-presidente de The Strong – National Museum of Play, no Estado de Nova Iorque, e editor do American Journal of Play, reforça com a ideia de que “não se perde a necessidade de novidade e de prazer à medida que se cresce”. No seu entendimento, brincar é um processo, um “estado de ser”, não um fim, isto é, o foco deve estar na experiência, não em alcançar um resultado.

Uma mão cheia de benefícios

O primeiro passo para redescobrir a brincadeira deve ser mudar o modo de como se olha para ela e autorizar-se a brincar. E, finalmente, desfrutar dos benefícios dessa nova postura. É que, segundo os autores que se têm debruçado sobre o tema, brincar tem muito que se lhe diga:

  • Promove a felicidade e alivia o stress - Brincar contribui para libertar endorfinas, químicos naturais do organismo responsáveis pela sensação de bem-estar.
  • Melhora as funções cerebrais – Atividades como jogar xadrez ou completar puzzles são desafiantes para o cérebro, podendo ajudar a prevenir problemas de memória, por exemplo.
  • Estimula a criatividade e a imaginação, bem como a capacidade para resolver problemas - Afinal, aprende-se mais quando se está descontraído e bem-disposto.
  • Reforça os laços sociais – Partilhar uma gargalhada pode ser meio caminho andado para uma aproximação aos outros, ajudando a quebrar o gelo nos contactos iniciais, a fazer novos amigos e até a desbloquear ou cimentar relações profissionais.
  • Potencia a produtividade – Brincar na idade adulta ensina a cooperar com os outros, o que poder reverter a favor da atividade profissional. Além de que uma pessoa mais feliz se dedica com mais vontade às tarefas, tornando-se mais produtiva.
  • Aumenta a energia – Brincar estimula a vitalidade e aumenta a resistência à doença.

Brincar bem

Não são apenas os investigadores que levam o brincar muito a sério. Há quem faça da brincadeira um modo de vida. Foi o que aconteceu com o dinamarquês Ole Kirk Kristiansen. Mestre carpinteiro e marceneiro, montou uma pequena empresa na aldeia de Billund, em 1931, na qual se fabricavam escadotes, tábuas de passar, banquetas e… brinquedos. Tudo em madeira. Foi quando o filho Godtfred, de 12 anos, se juntou a ele, que nasceu aquela que hoje é uma das marcas mais reputadas e valiosas do mundo, a LEGO. O nome resultou da união entre duas palavras dinamarquesas, Leg e Godt, e significava, por acaso ou não, “brincar bem”. Os primeiros brinquedos eram peças compactas, sendo o mais emblemático um pato de madeira com cordel para puxar, muito longe ainda dos blocos coloridos que hoje fazem as delícias de pequenos e graúdos. Nessa altura, ainda não se tinham apercebido de que LEGO tem outro significado – em latim, corresponde a “tudo junto”.  Hoje, a empresa tem mais de 18 mil funcionários e leva à letra a importância de “brincar bem”: em agosto de 2016, instituiu o Dia da Brincadeira e durante quatro horas ninguém trabalha na empresa.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados