Bolas de neve, a receita saudável para este Natal

Nutrição e Fitness
Última atualização: 28/12/2022
  • Sem lactose, sem glúten e fáceis de preparar, a receita de bolas de coco é 100% sem açúcar e muita saborosa. Cada bola de neve tem apenas 3,6 gramas de açúcar natural, menos de uma colher de chá.
  • Para as fazer, são necessários apenas quatro ingredientes como coco ralado, farinha de amêndoa, geleia de agave e leite de coco.  Este ano sugerimos ingredientes mais saudáveis nas receitas de Natal. Aventure-se na cozinha!

O Natal é sinónimo de doces, petiscos e iguarias difíceis de resistir. Por isso, manter uma alimentação saudável é tarefa complicada, mas não impossível. Para ajudar, apresentamos-lhe uma sugestão para sobremesa nesta época natalícia.

Bolas de neve

Ingredientes | para 15 unidades

3 chávenas coco ralado + qb coco ralado

1 chávena de farinha de amêndoa

⅓ chávena de geleia de agave

4 c. sopa de leite de coco

Preparação | 10 minutos

> Coloque todos os ingredientes numa taça e envolva com a ajuda de uma colher

> Retire pequenas porções e forme as bolas

> Coloque o coloque o coco ralado num prato e envolva as bolas

> Sirva em formas de papel

Na tradição do Natal, doces não podem faltar

Durante o mês de dezembro os cafés e pastelarias já começam a servir doces tipicamente natalícios. Em Portugal a tradição à volta dos doces é bastante forte, e cada vez mais existem novos doces além dos tradicionais.

Os cocos crescem em palmeiras com o nome científico Cocos nucifera. São provavelmente originários da Índia e do Sudeste Asiático. Hoje em dia, os cocos crescem em climas quentes em todo o mundo, tais como as Caraíbas e partes de África e da América do Sul. E tem sido cada vez mais popular em Portugal.

O coco pode ser classificado como uma noz, uma fruta, ou uma semente, dependendo do critério que utilizar. No mundo da culinária, os cocos são geralmente vistos como frutos. São conhecidos por adicionarem um sabor doce, de nozes - talvez até tropical - aos pratos.

A carne de coco é a carne branca comestível que reveste o interior de um coco, também chamada "amêndoa". A carne de coco pode ser utilizada para criar óleo de coco, creme de coco, leite de coco, e coco seco. Naturalmente, também se pode comer fresco.

A investigação sugere que a carne de coco fornece gorduras nutritivas e vários outros potenciais benefícios para a saúde.

Melhora a resistência no exercício físico 

A carne de coco contém grandes quantidades de ácidos gordos de cadeia média (MCFAs), um tipo de gordura saturada que é muito mais fácil de digerir pelo corpo humano do que as gorduras animais. Estas gorduras, também chamadas triglicéridos de cadeia média (MCTs), demonstraram aumentar a resistência dos atletas treinados.

 

Proporciona uma melhor saúde oral.

Os MCFAs encontrados na carne de coco também contêm propriedades antimicrobianas. Estas podem ser úteis na prevenção de infeções relacionadas com os canais radiculares e outros problemas dentários. Embora comer carne de coco não seja um substituto para uma higiene dentária adequada, pode ajudar a matar algumas das bactérias indesejáveis encontradas na boca e proteger as gengivas e os dentes contra infeções ou cáries.

 

Ajuda-o a perder peso.

O consumo regular de carne de coco pode ajudar a perder peso. Os MCFAs amplamente encontrados na carne de coco estão associados à queima de gordura.

Sabia que?

  • O termo coco foi atribuído pelos portugueses no território asiático de Malabar, durante a viagem de Vasco da Gama à Índia (1497-1498).
  • Todas as partes do coco, salvo talvez as raízes, são utilizadas.
  • A polpa do coco é rica em gorduras boas que estimulam o HDL (colesterol bom), tem propriedades antioxidantes e pode beneficiar pessoas com problemas cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes.
  • O açúcar de coco é considerado a opção mais saudável de todos os tipos de açúcares.


Componentes Quantidade por 100gr de Coco
Calorias 354 kcal
Gorduras totais 33g
Sódio 20mg
Potássio 356mg
Açúcar 6g
Hidratos de carbono 15g
Proteínas 3,3g
Vitamina C 3,3mg
Ferro 2,4mg
Cálcio 14mg
Vitamina B6 0,1mg

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados