Consultas por telemedicina o que são e como funcionam
- A telemedicina engloba todas as práticas médicas realizadas de forma remota.
- Esta modalidade médica apresenta vários benefícios para todos os intervenientes - paciente, médico e instituição.
- A AdvanceCare dispões de vários programas e soluções totalmente digitais.
Impulsionada pelo COVID-19, a telemedicina ganhou espaço tanto no setor público como privado, existindo diversas ofertas para atendimento remoto.
A telemedicina não é apenas uma tendência inovadora na área da saúde. Com a necessidade de reduzir a afluência de utentes aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde durante a pandemia COVID-19, o uso desta prática médica tornou-se indispensável. É previsível que este tipo de serviço de saúde continue a ter no futuro um peso cada vez maior nas várias instituições.
Ao analisarmos a origem da palavra telemedicina, temos evidenciado o termo “tele“, que é o prefixo grego de distância. Dado o contexto, a telemedicina engloba todas as práticas médicas realizadas de forma remota, independente do tipo de dispositivo ou recursos utilizados. Esta prática teve origem entre as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos da América e Canadá, e os seus primeiros registos em Portugal surgiram em 1998 em Portugal.
Atualmente, com o desenvolvimento das tecnologias, a popularização dos aparelhos eletrónicos, comos os tablets e smartphones, e ainda a ampliação da cobertura de rede, a telemedicina surge como um avanço contra as barreiras geográficas e estruturais do acesso à saúde, fazendo parte da rotina de muitos médicos, clínicas e hospitais.
O que são Consultas por Telemedicina?
A consulta por meio da telemedicina é a consulta realizada à distância, através de um suporte seguro de softwares ou sistemas desenvolvidos especialmente para este fim. Esta modalidade de consulta amplia o acesso da população à saúde e aproxima os profissionais dos pacientes, otimizando diagnósticos e tratamentos, aumentando a qualidade dos atendimentos e melhorando a gestão de recursos.
A telemedicina também é utilizada para consulta e troca de informações entre instituições de saúde, informação de resultados de exames laboratoriais e de imagem, discussão de casos clínicos, assistência a pacientes crónicos, gravidezes de alto risco e idosos.
Esta modalidade pode ainda incluir cuidados prestados por outros profissionais de saúde além dos médicos, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, etc.
Vantagens das Consultas por Telemedicina
As consultas por telemedicina apresentam benefícios para todos os intervenientes – paciente, médico e instituição.
Por um lado, os cidadãos conseguem acesso a saúde de qualidade e especialistas de referência mesmo quando vivem geograficamente distantes dos centros urbanos.
Para o sistema da saúde, deixa de existir centralização dos serviços, pois o atendimento especializado pode ser levado a mais locais a um custo menor, otimizando-se a gestão de recursos.
Além disso, a troca de informações entre os serviços de saúde facilita a pesquisa clínica, difundindo conhecimento entre os diferentes profissionais de atuação.
Como Funcionam as Consultas por Telemedicina
Como referido anteriormente, a consulta por meio da telemedicina é a consulta realizada à distância, por isso basta que o profissional de saúde tenha acesso à internet para aceder às informações dos pacientes, independentemente do local onde está.
O utente deverá também ter um dispositivo eletrónico (computador, telemóvel ou tablet com ligação à internet com velocidade e qualidade mínimas.
A teleconsulta pode realizar-se entre: utente e profissional de saúde ou profissionais de saúde (no caso de discussão de casos clínicos) e pode acontecer em tempo real (síncrona) ou diferido (assíncrona).
As teleconsultas em tempo real ocorrem em direto, ou seja, de forma síncrona. Enquanto as consultas em tempo diferido são realizadas com base em dados do utente, recolhidos previamente. Por exemplo, um médico avalia um exame de imagem realizado anteriormente e responde em tempo diferido, isto é, algum tempo depois da realização do exame.
Podem ser realizadas em teleconsulta todas as consultas que o profissional de saúde considere com as condições necessárias para serem efetuadas à distância, sem comprometer a qualidade da prestação dos cuidados de saúde.
No Serviço Nacional de Saúde, é possível fazer o pedido de marcação de teleconsulta nos cuidados de saúde primários, desde que a unidade em questão utilize este modelo de atendimento.
Nos cuidados de saúde hospitalares, as marcações de consultas e teleconsultas estão sempre sujeitas à avaliação clínica dos profissionais de saúde.
No setor privado, existem várias clínicas e hospitais com serviços de telemedicina, processando-se a consulta através de plataforma online própria.
AdvanceCare e a telemedicina
A AdvanceCare dispõe de vários programas e serviços digitais, desenhados à medida de cada pessoa, e realizados por profissionais qualificados e com experiência.
Care&Go Nutrição
O programa Care&Go Nutrição consiste em consultas de nutrição online realizadas através de videochamada com um nutricionista. Durante a consulta, são analisados diversos parâmetros clínicos para elaboração de um plano nutricional personalizado, através da anamnese clínica e alimentar. Este plano de nutrição tem como principal objetivo ser personalizado e adequado às necessidades de cada metabolismo, que difere de pessoa para pessoa, avaliando o histórico clínico, hábitos alimentares, o nível de atividade física e peso.
A grande vantagem do Care & Go – Nutrição é a comodidade. Através desta modalidade online é possível fazer as suas consultas sem que seja necessária uma deslocação a um consultório para realizar um programa nutricional.
Para adquirir as consultas de nutrição não é necessário ser cliente AdvanceCare e garantimos toda a confidencialidade e segurança dos seus dados.
Care&Go Psicologia
As consultas de psicologia são realizadas através de videochamada. Durante a consulta o psicólogo vai definir a melhor estratégia através da anamnese, da aplicação de questionários e da análise das respostas de acordo com as diversas temáticas da psicologia.
Em conjunto com o psicólogo pretende-se traçar um plano para que possa cuidar de si e da sua saúde mental e ajudá-lo encarar diversos problemas que talvez necessite de enfrentar.
A grande vantagem do Care & Go – Psicologia é a comodidade, através desta modalidade de consulta é possível fazer as suas consultas sem que seja necessária uma deslocação a um consultório para receber um primeiro diagnóstico.
Para adquirir as consultas de psicologia não é necessário ser cliente AdvanceCare e garantimos toda a confidencialidade e segurança dos seus dados.
Médico Online
O serviço de médico online permite o acesso, de forma simples e fácil, a qualquer hora e em qualquer lugar, a uma consulta realizada por uma equipa médica certificada, que inclui:
- Triagem clínica telefónica;
- Videoconsulta realizada por médicos experientes;
- Envio da prescrição médica de medicamentos por e-mail ou sms;
- Especialidades médicas de Medicina Geral e Familiar e Pediatria.
Avaliador de Sintomas
O avaliador de sintomas surgiu durante a pandemia, e é um serviço online, simples e rápido, totalmente gratuito, para o ajudar nos momentos em que mais necessita.
Mesmo que não seja nosso cliente, poderá utilizar o Avaliador de Sintomas AdvanceCare, basta responder a algumas questões sobre o seu estado de saúde e no final terá acesso a um conjunto de recomendações, bem como os passos seguintes para cuidar de si.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
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