Estética: 5 tratamentos de combate à celulite e gordura localizada

Cirurgia Plástica e Estética
Última atualização: 10/08/2022
  • A gordura localizada, a celulite e a flacidez são três dos problemas estéticos mais comuns.
  • Existem várias técnicas não cirúrgicas para o seu tratamento, sendo que algumas podem ser mais eficazes quando complementados entre si.
  • Neste artigo, falamos dos benefícios de 5 técnicas de combate aos vários problemas inestéticos, assim como as contraindicações de cada uma delas e o número de sessões que vai necessitar para atingir resultados.

Problemas como gordura localizada, celulite e flacidez podem ser combatidas através de tratamentos estéticos eficazes. Contudo, é importante identificar quais os melhores procedimentos para cada caso. Conheça alguns tratamentos que poderão ajudar a eliminar as imperfeições que menos gosta.

Por mais que nos esforcemos através da prática de exercício físico e seguindo uma alimentação saudável, por vezes há algumas imperfeições corporais que resistem às nossas tentativas. Mas a boa notícia é que existem problemas, como a gordura localizada, celulite ou flacidez, que podem ser melhorados ou eliminados através do recurso a tratamentos estéticos não cirúrgicos.

Problemas estéticos mais frequentes

Gordura localizada

A gordura localizada acontece quando um número excessivo de adipócitos, cujo volume aumentou até 60 vezes, provoca a retenção de líquidos, impedindo a eliminação de substâncias residuais do corpo. A gordura localizada observa-se principalmente na zona das coxas/nádegas, abdómen, no caso das mulheres, e nos homens principalmente no abdómen.

Celulite

A celulite ocorre quando a pele sobrejacente a certas áreas de gordura é puxada para baixo, para os tecidos mais profundos por faixas de tecido conjuntivo. Isso cria uma superfície irregular, que é conhecida como pele “casca de laranja”.

É normalmente encontrada na zona das ancas, coxas, abdómen, nádegas e seios.

A celulite afeta mais as mulheres do que os homens devido à diferença na distribuição de gordura, músculo e tecido conjuntivo. Pensa-se que afete 80 a 90% das mulheres em graus variados.

Uma escala de gravidade da celulite, classifica-a usando três graus:

  • Grau 1, ou leve: A pele tem uma aparência de “casca de laranja”, com entre 1 e 4 depressões superficiais, e uma aparência levemente “drapeada” ou flácida na pele.
  • Grau 2, ou moderado: Podem observar-se entre cinco e nove depressões de profundidade média, uma aparência de “queijo cottage” e a pele parece moderadamente drapeada.
  • Grau 3, ou grave: Existe uma aparência tipo “colchão”, com 10 ou mais depressões profundas, e a pele está severamente coberta.

Flacidez

A pele firme pode esticar e voltar ao lugar facilmente. Mas, quando a pele perde essa capacidade, ela começa a ceder, ficando com aspeto flácido. As zonas mais comuns onde se pode observar a pele flácida incluem: pálpebras, queixo, garganta, braços ou estômago.

As causas mais comuns para a flacidez incluem o envelhecimento - à medida que a pele envelhece, perde duas importantes proteínas fabricadas na derme – elastina e colagénio, bem como a perda significativa de peso.

Procure a solução para o seu caso

São vários os métodos disponíveis e para cada situação específica haverá uma solução mais adequada. Alguns podem ser mais eficazes quando complementados entre si, por isso aconselhe-se previamente com profissionais sobre a técnica ideal (ou técnicas) para o seu caso, assim como as contraindicações de cada uma delas e o número de sessões que vai necessitar para atingir resultados.

O sucesso dos tratamentos dependerá de uma boa avaliação inicial, do cumprimento do número de sessões recomendado (que dependerá do estado geral da pele e do grau do problema), além da manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Já a seguir, descubra alguns tratamentos disponíveis nas clínicas/centros de estética e institutos.

Drenagem linfática manual

Tratamento complementar que se destina a quem apresenta uma celulite do tipo edematosa. Praticada manualmente por um terapeuta que conhece a anatomia do sistema linfático, é uma técnica de massagem suave que ajuda a eliminar a retenção de gordura e líquidos com efeito drenante. Uma vez que facilita a circulação, é também benéfica na prevenção de varizes.

Contraindicações: Hipertensão arterial, patologias cardíacas, asma brônquica.

Número médio de sessões recomendado: Não existe um número médio de sessões recomendado embora a realização regular potencie os resultados.

Endermologia (LPG)

É uma técnica destinada à celulite instalada que combate a retenção de líquidos através da utilização de um equipamento de alta tecnologia computadorizado que realiza uma massagem mecanizada com movimentos de rolamento e sucção indolores. O resultado é uma melhoria da circulação e oxigenação, com a eliminação progressiva da celulite e uma pele mais lisa.

Contraindicações: Não tem.

Número médio de sessões recomendado: 10 sessões.

Massagem anticelulítica

Realizada de forma rápida e profunda, a massagem anticelulítica é um excelente complemento para o tratamento da celulite. Através dela será possível eliminar as toxinas acumuladas, melhorar a circulação sanguínea e reduzir o aspeto “casca de laranja”, comum nos casos de celulite.

Contraindicações: Não tem.

Número médio de sessões recomendado: Dependerá do tratamento para a celulite que a pessoa estiver a realizar, pelo que só poderá ser aconselhado caso a caso.

Mesoterapia

É uma das técnicas mais utilizadas no tratamento da celulite, gordura localizada e tonificação muscular. A mesoterapia consiste na aplicação de múltiplas injeções na zona a tratar com substâncias que estimulam a microcirculação sanguínea e que têm uma ação drenante (que contraria a retenção de líquidos) e lipolítica (que reduz a gordura armazenada).

Contraindicações: Gravidez, mulheres que estejam a amamentar, hipertensão arterial, alergia a uma das substâncias utilizadas.

Número médio de sessões recomendado: 10 sessões.

Velasmooth

A combinação da radiofrequência com os infravermelhos permite trabalhar o tecido adiposo (células que armazenam energia na forma de gordura). O facto de atuar abaixo da derme faz com que estimule o organismo a criar o seu próprio colagénio, evitando assim a flacidez e dando um aspeto mais firme e jovem à pele.

Contraindicações: Doenças oncológicas, cardiopatias, gravidez e amamentação, derrames e varizes.

Número médio de sessões recomendado: 10 sessões.

Eliminar imperfeições corporais é possível, atualmente, graças à existência de tratamentos que incorporam tecnologias inovadoras que permitem obter resultados eficazes sem recurso à cirurgia.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados