Mesoterapia: para que serve?
- A mesoterapia é uma técnica minimamente invasiva, sem efeitos secundários, que consiste na aplicação de microinjeções ao nível intradérmico.
- Inicialmente aplicada sobretudo no âmbito da medicina desportiva ou reumatologia, esta técnica estendeu-se com sucesso a outras áreas como a dermatologia e estética, para efeitos de perda de peso, ou redução da gordura localizada ou celulite.
Desenvolvida nos anos 50 pelo médico francês Michel Pistor, a mesoterapia é utilizada em várias áreas da medicina e também uma aliada para a perda de peso e redução da celulite. Conheça melhor os benefícios desta técnica..
Foi em 1952, que o médico francês, Michel Pistor, desenvolveu a técnica da mesoterapia. Mais tarde, em 1964, Pistor fundou a Sociedade Francesa de Mesoterapia e, em 1987, a Academia Nacional Francesa de Medicina reconheceu oficialmente a mesoterapia como uma especialidade médica. Nesse meio tempo, a mesoterapia tornou-se popular na maior parte da Europa e América do Sul e, mais recentemente, nos Estados Unidos e países asiáticos.
Originalmente usada para aliviar a dor, esta disciplina depressa se expandiu para várias áreas da medicina e estética.
A técnica da mesoterapia usa agulhas muito finas para aplicar uma série de injeções na camada média (mesoderma) da pele, sendo que a ideia por trás da mesoterapia é corrigir problemas subjacentes, como má circulação e inflamação que causam danos à pele.
O que é a mesoterapia
Trata-se de uma técnica minimamente invasiva que consiste na aplicação de microinjeções ao nível intradérmico. As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo e, no campo da estética, geralmente são de origem natural. Inicialmente aplicada sobretudo no âmbito da medicina desportiva, depressa os especialistas perceberam que também funcionava noutras áreas como a estética, para efeitos de perda de peso ou redução da celulite.
Substâncias injetadas
Não existe uma fórmula padrão para as substâncias injetadas na mesoterapia. Os médicos usam muitas soluções diferentes, incluindo:
- Medicamentos prescritos como vasodilatadores, antibióticos, anti-inflamatórios.
- Hormonas.
- Enzimas.
- Extratos de ervas.
- Vitaminas e minerais.
Técnica isenta de efeitos secundários
A mesoterapia geralmente não tem efeitos secundários associados, contudo, segundo o American Board of Aesthetic Mesotherapy, está contraindicada para hipertensos, grávidas e mulheres que estejam a amamentar.
Áreas da medicina em que é a mesoterapia é usada
Na medicina desportiva, quando existe uma lesão nos tecidos moles, a mesoterapia é uma das técnicas que pode ajudar a que os desportistas voltem mais rapidamente à atividade. As substâncias utilizadas nestes casos têm efeitos anti-inflamatórios e relaxantes musculares.
A mesoterapia também pode ser útil no âmbito da reumatologia, nomeadamente quando existem tendinites, bursites, osteoartrose, lombalgia, mialgias e contraturas musculares. Segundo o Instituto Português de Reumatologia, os efeitos secundários destes tratamentos são praticamente inexistentes.
Mesoterapia na dermatologia
Na especialidade de dermatologia, a mesoterapia tem várias indicações: para combater o envelhecimento e a fadiga da pele, as substâncias injetadas vão desde complexos vitamínicos ao ácido hialurónico, passando por minerais e coenzimas. Os tratamentos visam estimular a produção de colagénio, o principal responsável pela elasticidade e firmeza da pele. No tratamento da alopecia, a mesoterapia permite administrar com eficácia a molécula que impede a decomposição da testosterona e a consequente queda de cabelo, bem como os compostos que estimulam o folículo capilar e fortalecem o cabelo existente.
Mesoterapia, emagrecimento e combate à celulite
Esta técnica tem efeitos eficazes – exigindo cerca de dez sessões – na redução do volume do corpo e da celulite, pois as microinjeções intradérmicas estimulam a microcirculação e a drenagem linfática, combatendo a retenção de líquidos e a gordura armazenada. Além disso, de acordo com o American Board of Aesthetic Mesotherapy, os efeitos da mesoterapia são potenciados quando acompanhados de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercício físico.
Duração do tratamento na celulite e gordura localizada
Celulite
Nesse caso, são usadas substâncias como as enzimas hialuronidase e colagenase, que ajudam a destruir as bandas de tecido fibrótico na pele e entre as células de gordura, melhorando o aspeto da pele.
Duração do tratamento: geralmente são necessárias 3 a 4 sessões de mesoterapia com intervalos de cerca de 1 mês, para tratar casos de celulite moderada.
Gordura localizada
A mesoterapia também é indicada para combater a gordura localizada, reduzindo as medidas da cintura e da anca para melhorar o contorno corporal. Nestes casos, é realizada com a injeção de medicamentos como fosfatidilcolina ou desoxicolato sódico que tornam as membranas de gordura mais permeáveis, facilitando a sua mobilização e eliminação.
Duração do tratamento: normalmente é necessário fazer 2 a 4 sessões com intervalos de 2 a 4 semanas.
Vantagens da mesoterapia vs. lipoaspiração
Embora a lipoaspiração seja o método mais eficaz e rápido disponível para redução de gordura, a mesoterapia é menos dispendiosa e menos invasiva, como observa a Medical News Today:
- A mesoterapia é um procedimento relativamente indolor devido ao uso de cremes anestésicos aplicados na área antes da injeção, enquanto a lipoaspiração geralmente resulta em alguma dor após a cirurgia, bem como durante as semanas de cicatrização que se seguem.
- A mesoterapia praticamente não causa cicatrizes, embora inchaço e hematomas leves possam surgir na área intervencionada durante alguns dias; já a lipoaspiração pode causar cicatrizes que variam de moderadas a graves.
- A mesoterapia dispensa a sedação e o paciente pode sair do consultório alguns momentos após o tratamento.
O que fazer antes e após uma sessão de mesoterapia?
Alguns procedimentos podem ser úteis, antes e após cada sessão. Fique com os conselhos da Sociedade Francesa de Mesoterapia:
Antes da sessão de mesoterapia
- Relate quaisquer alergias ou reações anormais que tenham surgido após o tratamento médico ou numa sessão anterior de mesoterapia.
- Se tomar algum medicamento, mesmo banal, comunique ao seu médico.
- Não tome aspirina ou anti-inflamatório nas 48 horas que antecedem a sessão.
No dia da sessão
- Não coloque qualquer creme ou maquilhagem na área a tratar.
- Evite cintos, meias, bainhas, calças muito apertadas.
- Relate períodos de menstruação e doenças em curso.
Após a sessão
- Evite o contato com o pó.
- Evite massagens, sauna ou banho turco nas 24 horas seguintes.
- Evite nadar nas 24 horas seguintes.
- Evite a exposição ao sol nas 48 horas seguintes.
- Evite usar roupas novas ou muito apertadas, em contato direto com as áreas tratadas.
- Não use cremes ou maquilhagem na área tratada nas seguintes 48 horas.
Não se esqueça...
Se considera que a mesoterapia é uma técnica pode ser benéfica no seu caso, informe-se previamente junto de institutos e clínicas que disponibilizem este tratamento.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: