Os benefícios da cafeína no dia a dia

Quotidiano
Última atualização: 06/09/2022

A ciência já demonstrou que a cafeína tem vários benefícios para a saúde. Rodrigo Cunha, investigador do foro das neurociências, liderou vários estudos sobre o efeito da cafeína na prevenção e no tratamento da depressão.

Cafeína e Saúde Mental

Os estudos liderados por Rodrigo Cunha – um publicado na revista da Academia Americana de Ciências Proceedings of the National Academy of Sciences outro na revista Molecular Neurobiology – viram acrescentar, na altura, que o consumo de cafeína é eficaz tanto na prevenção como no tratamento da depressão. Os investigadores verificaram que os animais que consumiram cafeína diariamente apresentavam menos sintomas associados à ansiedade, anedonia (perda de prazer), redução das interações sociais e deterioração da memória. Considerando um estudo anterior com doentes de Parkinson realizado nos Estados Unidos da América, a equipa decidiu administrar nos ratos com sintomas de depressão um medicamento da família da cafeína. Em 3 semanas de tratamento, “o fármaco foi capaz de inverter os efeitos provocados pela exposição inicial a Stress Crónico Imprevisível e os ratos de laboratório recuperaram para níveis semelhantes aos do grupo de controlo (constituído por ratos saudáveis)”, explicou Rodrigo Cunha.

O facto de o consumo de cafeína ser eficaz tanto na prevenção como no tratamento da depressão é uma revelação que tem particular impacto. A Organização Mundial de Saúde estima que a depressão afete 5% da população adulta mundial, representando 280 milhões de pessoas. Na verdade, o número de pessoas afetadas pela depressão é maior – tem repercussões a nível da vida familiar e profissional. Efetivamente, na última década, o efeito protetor da cafeína na saúde mental e, em particular, na depressão foi descrito em vários estudos com grande número de participantes.

Virá este fármaco para o mercado? Rodrigo Cunha refere que embora seja necessário efetuar um ensaio clínico, a transposição para a prática pode ser bastante rápida, também por causa dos resultados promissores: “Assim haja vontade da indústria farmacêutica, porque estamos perante um fármaco seguro, já utilizado nos EUA e no Japão para o tratamento da doença de Parkinson”.

Efeitos Negativos da Cafeína na Saúde

Para além do seu efeito negativo no sono profundo e ansiedade em pessoas sensíveis ao café, a cafeína ainda é um estimulante para o sistema nervoso central que aumenta rapidamente os nossos níveis de alerta e energia. Adicionalmente, está recomendado que pessoas grávidas ou a amamentar não tomem mais que 2 cafés por dia, apesar de esta substância poder atravessar a placenta.

Efeitos Positivos da Cafeína na Saúde

Segundo a Escola de Saúde Pública de Harvard, a cafeína pode ter um efeito em vários fatores médicas. No entanto, a dose certa pode trazer vários benefícios à saúde, entre eles:

  1. Ajuda a manter o peso. Apesar de não haver evidências que a cafeína induza uma perda de peso significativa, pode ajudar a aumentar a energia de alguém cansado por causa de estar em restringe calórico;
  2. Menor risco de cancro do fígado, fibrose e cirrose. A cafeína pode prevenir a fibrose do tecido hepático bloqueando a adenosina, que é responsável pela produção de colágeno, componente principal do tecido da cicatriz;
  3. Menor risco de pedras na vesícula. A vesícula biliar é um órgão que produz bile para ajudar a dissolver as gorduras; consumir uma dieta muito rica em gordura requer mais bile, o que pode sobrecarregar a vesícula biliar e aumentar o risco de pedras na vesicula. Acredita-se que a cafeína pode ajudar a estimular as contrações da vesícula biliar e aumentar a secreção de colecistocinina, uma hormona que acelera a digestão das gorduras.
  4. Proteger contra a doença de Parkinson. Estudos em animais mostram um efeito protetor da cafeína da deterioração no cérebro. Estudos de coorte prospectivos mostram uma forte associação de pessoas com maior ingestão de cafeína e menor risco de desenvolver a doença de Parkinson.
  5. Ajuda na asma. Relaxam os músculos dos pulmões e abrem os brônquios, o que pode melhorar a respiração.
  6. Menor risco de diabetes tipo 2. A cafeína estimula a libertação de epinefrina, uma hormona do stress, que faz com que a glicose armazenada no fígado e o tecido muscular seja libertada, elevando temporariamente os níveis de glicose no sangue. No entanto, a ingestão regular de cafeína não está associada a um risco aumentado de diabetes. De facto, estudos de coorte mostram que a ingestão regular de café está associada a um menor risco de diabetes tipo 2, embora o efeito possa ser dos compostos da planta do café e não da própria cafeína, pois o café descafeinado mostra um efeito semelhante. Adicionalmente, outros estudos sugerem que a cafeína pode proteger e preservar a função das células beta do pâncreas, que são responsáveis pela secreção de insulina.

Cafeína no dia a dia

Para usufruir dos benefícios da cafeína, moderação é a palavra-chave.
Consumir entre 2 e 3 cafés por dia (cerca de 200 a 300 mg de cafeína) não parece ter efeitos nocivos para o organismo. No entanto, a sensibilidade e reação à cafeína difere de indivíduo para indivíduo e, na presença de sinais como tremores, insónias ou batimentos cardíacos rápidos deve reduzir a quantidade de cafeína que consome diariamente.
Não se esqueça que a cafeína não está presente apenas no café mas também no chá preto, no cacau, nas bebidas à base de cola (como a Coca-Cola, que contém cafeína e extrato de noz de cola, entre outros ingredientes) e bebidas energéticas.

A cafeína, além dos outros benefícios já comprovados pela ciência, pode ser uma aliada na prevenção e tratamento da depressão uma patologia com impacto profundo a nível social, profissional e laboral. No entanto, lembre-se que, para tirar partidos dos efeitos benéficos da cafeína, esta deve ser consumida com moderação.

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados