Sobremesa em camadas de iogurte, mousse de framboesa e frutos silvestres
- Delicie-se com esta receita, que além de fácil vai convencer toda a família a comer saudável.
- Existem vários benefícios no consumo de frutos vermelhos, não só por serem uma fonte de antioxidantes, mas também pela elevada quantidade de fibras.
- Os frutos vermelhos têm propriedades desconhecidas para a maioria das pessoas, por exemplo, o consumo de framboesas é uma boa fonte de ácido fólico
Nem sempre consegue pensar numa sobremesa que agrada a todos. Por isso, relevamos uma receita de uma sobremesa com baixas calorias e muito sabor que todos gostarão.
Sobremesa em camadas de iogurte, mousse de framboesa e frutos vermelhos
Ingredientes
8 folhas de gelatina.
300g de framboesas.
1 colher de sopa de açúcar em pó.
350g de iogurte.
200g de queijo quark.
250ml de natas.
50g de açúcar.
Raspa de limão.
Limoncello (licor de limão).
Para decorar:
250 g de frutos vermelhos frescos.
Folhas de hortelã.
Preparação | 15 minutos
> Bata as natas e reserve.> Triture as framboesas, passe por uma peneira e junte o açúcar em pó de forma a obter um puré.
> Misture o iogurte, com o queijo quark, a raspa de limão e o açúcar.
> Em lume brando, dissolva a gelatina no Limoncello. Junte o creme de iogurte previamente preparado e metade das natas batidas.
> Adicione a outra metade das natas batidas ao puré de framboesas.
> Distribua por quatro copos em camadas alternadas e leve ao frigorífico durante 3 horas. Antes de servir, enfeite com frutos vermelhos frescos e hortelã.
Frutos vermelhos, mais que uma fonte de antioxidantes
Os frutos vermelhos são frutos de tamanho pequeno e arredondado, podendo ser de cor vermelha, roxa ou azul. Sendo conhecidos por serem uma fonte rica em antioxidantes e por terem um baixo valor calórico.
Dentro do grupo dos frutos vermelhos encontramos os frutos da família Rosaceae (morangos, framboesas, amoras) e Ericaceae (mirtilo e arando). Ainda existem as bagas de goji e as cerejas.
Podem ter um sabor mais doce ou amargo dependendo do seu estado de maturação, e são muito utilizados na preparação de doces e compotas.
Além do ótimo sabor que os frutos vermelhos têm, também trazem vários benefícios para a saúde.
1. Ricos em antioxidantes
A principal vantagem no consumo dos frutos vermelhos é o seu teor de antioxidantes, em particular em compostos fenólicos, protegendo as células dos danos provocados pelos radicais livres.
Entre estes compostos destacam-se as antocianinas presentes em maior quantidade nos mirtilos, as elegitaninas, nas framboesas e os taninos (em todos os frutos).
Além destes compostos, a presença de vitamina C, carotenoides e vitamina E, potenciam a atividade antioxidante destes frutos.
2. Perda de peso e regulação do trânsito intestinal
Além de antioxidantes, os frutos vermelhos são ainda ricos em fibra, essencial para a regulação do trânsito intestinal e do apetite.
Com efeito, a fibra ajuda na formação e volume das fezes, promovendo os movimentos peristálticos do intestino, tornando-o mais regular.
Por outro lado, a fibra induz plenitude gástrica e, consequentemente, maior saciedade, reduzindo o volume de alimento consumido, ajudando, por isso em processos de emagrecimento.
3. Regulam a glicemia
Devido aos compostos fenólicos presentes, os frutos vermelhos promovem a manutenção da estabilidade glicémica e a melhoria da sensibilidade à insulina, podendo ajudar na prevenção de condições patológicas como a diabetes tipo 2 ou a resistência à insulina.
4. Saúde Cardiovascular
Os frutos vermelhos ajudam na melhoria do perfil lipídico, nomeadamente através da redução do colesterol LDL e triglicerídeos, conferindo proteção de doenças cardiovasculares.
Além disso, desempenham uma atividade anti-inflamatória e devido ao seu teor de potássio, ajudam no controlo e normalização da pressão arterial, prevenindo a hipertensão arterial e reduzindo o risco de AVC e enfarte do miocárdio
Sabia que?
-
As framboesas são ótimas para grávidas, devido às elevadas quantidades de ácido fólico.
Os arandos têm propriedades antibacterianas que ajudam a combater infeções provocadas pelas bactérias coli e
a H. pylori.
Frutoscomo o morango e a groselha, por exemplo, contêm grandes quantidades de vitamina C, ajudando, por isso, na
prevenção do cancro da próstata.
Conteúdo revisto
pelo Conselho Científico da AdvanceCare.
Downloads
Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis: