Sopa de beterraba com batata doce

Nutrição e Fitness
Última atualização: 20/12/2022
  • Experimente esta receita de uma sopa de beterraba e batata-doce deliciosa e cheia de nutrientes.
  • A junção dos sabores da beterraba e da batata-doce resulta numa sopa cremosa que se pode fazer em qualquer estação do ano

Esta sopa de beterraba e batata-doce é uma excelente fonte de nutrientes. Experimente esta entrada que serve para qualquer dia do ano e não precisa de esperar para ter convidados em casa. Veja como preparar neste artigo!

Sopa de beterraba com batata doce

Ingredientes

6 beterrabas picadas

1 batata-doce em cubos grandes

3 colheres azeite (de sopa)

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

Sal e pimenta (a gosto)

Preparação | 40 minutos

Coloque a beterraba picada em água a ferver juntamente com o alho, a cebola e a batata-doce descascada em cubos.

Quando estiver tudo bem cozido, tempere com sal e pimenta a gosto.

De seguida triture com a varinha mágica, de forma a obter um creme homogéneo.

Para servir, salpique com pão torrado cortado em cubos, cebolinho picado e um fio de azeite para terminar.

Beterraba: uma raiz usada de muitas maneiras

A beterraba é uma raiz conhecida pela sua cor vermelha escura intensa – derivada de um pigmento chamado betacianina, usado frequentemente na indústria alimentar. Pode ser consumida de muitas maneiras: crua em saladas, batidos ou sumos, ou assada temperada com azeite, e sal e pimenta ao gosto, como acompanhamento do prato principal. As folhas também se podem aproveitar ao salteá-las com um fio de azeite e tempero à escolha.

Com só 44 quilocalorias por 100 g de beterraba cozida, este legume ainda tem valores significativos de vários minerais e nutrientes essenciais ao organismo, incluindo potássio, magnésio, vitamina C, vitamina B6 e ferro. Ou seja, pode importante para as pessoas com falta de ferro no sangue.

Na era dos “superalimentos”, a beterraba e produtos derivados têm mostrado alguns benefícios. Por exemplo, um estudo recomendou a inclusão de sumo de beterraba na dieta de pessoas saudáveis e de pessoas hipertensas para controlar a pressão arterial. A beterraba também é uma boa fonte de fibra, o que promove melhor saúde intestinal. Adicionalmente, parece ter propriedades anticancerígenas quando testada a nível celular contra células de cancro da próstata. Também, mostrou ter um efeito anti-inflamatório num ensaio clínico.

Sabia que?

  • A beterraba tem origem do norte de África.
  • A sua cor intensa vermelha é devido a um pigmento chamado betacianina, que quando extraído pode ser utilizado em massas.
  • Diferentes variantes podem ter diferentes fins, como por exemplo: para a produção de açúcar, para a alimentação animal ou até para biocombustível.

Quais os benefícios da batata-doce?

A batata-doce é originalmente da América Central, da região dos Andes. Chegou à Europa no século XVI, tal como a batata normal. Em Portugal, a área de Aljezur mostrou ter as condições climáticas ideais para a sua plantação. Na verdade, a batata-doce desta região é um produto de indicação geográfica protegida.

A batata-doce é um tubérculo com um sabor adocicado e uma cor alaranjada característica. A colheita ocorre em outubro e novembro, ou seja, nestes meses haverá maior disponibilidade deste alimento. No entanto, costuma haver disponibilidade normal deste tubérculo durante os meses de outono e inverno. Este alimento é frequentemente recomendado, devido à sua grande lista de benefícios.

Esta batata é especialmente rica em vitamina A – substância crucial para a visão, sistema imunitário e regulação de crescimento e divisão celular. A vitamina A em conjunto com antocianinas tornam a batata-doce num alimento com grande potencial antioxidante e anti-inflamatório, de acordo com o site sobre nutrição do Ministério da Saúde. Adicionalmente, tem baixo valor calórico e altos valores de fibra, vitamina C e magnésio. Tendo em conta todos os seus nutrientes, é fácil integrar a batata-doce numa alimentação equilibrada. Este alimento consome-se sempre cozinhado – a melhor opção é cozê-lo ao vapor ou assar para evitar a perda de nutrientes. A batata-doce ajuda também a criar músculo, devido ao seu baixo índice glicémico (não aumenta o nível de glucose no sangue rapidamente), ao seu teor em fibra e em potássio. Também, um estudo revelou que a batata-doce consegue baixar o nível de colesterol LDH (colesterol “mau”) e aumentar o nível de colesterol HDL (colesterol “bom”) no sangue.

Uma sopa é sempre um bom pretexto para comer um prato cheio de alimentos que nos façam bem à saúde. Ficamos com uma sopa cremosa rica em vitaminas e nutrientes ao juntar beterraba e batata-doce, que dois alimentos que se completam um ao outro. Teste esta receita em casa!

Este artigo foi útil?

Conselho cientifico

Conteúdo revisto

pelo Conselho Científico da AdvanceCare.

A presente informação não vincula a AdvanceCare a nenhum caso concreto e não dispensa a leitura dos contratos de seguros/planos de saúde nem a consulta de um médico e/ou especialista.

Downloads

Consulte os nossos guias para hábitos saudáveis:

Sympton Checker

Utilize a nossa ferramenta de diagnóstico de sintomas.

Programas AdvanceCare relacionados

Artigos relacionados